KitanaFest

KitanaFest

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

REGIÃO OESTE REGISTRA CHUVA ACIMA DA MÉDIA PARA O RN EM JANEIRO, DIZ EMPARN

Na região choveu 77,9mm em média, 
com alguns municípios registrando um volume bem acima dessa média
Dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), mostram que o volume de chuva registrado durante todo o mês de janeiro, na região Oeste, principalmente no Alto Oeste, ficou bem acima da média do mês para todo o estado que é de 60 milímetros.
Na região choveu 77,9mm em média, com alguns municípios registrando um volume bem acima dessa média, como em Pilões onde o acumulado do mês chegou a 165,7mm, em Francisco Dantas 162mm e em Assú 161,3mm.
De acordo com a análise pluviométrica, realizada pela meteorologia da Emparn, no mês de janeiro que faz parte da pré-estação chuvosa do Estado, em 47 municípios choveu acima da média (60mm), em 17 deles o acumulado passou dos 100mm.
O semiárido potiguar já enfrenta 6 anos de seca, mas para o meteorologista Gilmar Bristot, apesar da situação ser melhor que a registrada nos anos anteriores nessa época do ano, ainda não é a configuração de um bom inverno, já que o período chuvoso só começa na segunda quinzena de fevereiro e segue até a segunda quinzena de maio.
Segundo o meteorologista, “em janeiro, as chuvas são ocasionadas por sistemas meteorológicos transientes como os Vórtices Ciclônicos de Ar Superior (VCANS) e as Frentes Frias (FF), sistemas de baixa previsibilidade, diferente do período chuvoso, quando a chuva é ocasionada principalmente pela Zona de Convergência Intertropical”.

POLÍCIA CIVIL ENTREGA 30 NOVAS VIATURAS PARA UNIDADES DO INTERIOR

A entrega dos veículos ocorreu no pátio da Sesed
Na tarde desta quarta-feira (31), a Polícia Civil entregou 30 novas viaturas que serão distribuídas em 30 unidades policiais do interior do Rio Grande do Norte, sendo 27 delegacias municipais e três delegacias especializadas.
A entrega dos veículos ocorreu no pátio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED), em Natal, e contou com a presença do Governador do Estado Robinson Faria, do Vice-governador Fábio Dantas, da Secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social Sheila Freitas e da delegada-geral de Polícia Civil Adriana Shirley.

MEDIDA PERMITE QUE CARTORIOS EMITAM CARTEIRA DE IDENTIDADE E PASSAPORTE

Obter um documento de identificação poderá se tornar mais fácil com a publicação do Provimento n. 66 da Corregedoria Nacional de Justiça. O Diário de Justiça da última sexta-feira (26) publicou a medida administrativa da Corregedoria que permite ao cidadão fazer em cartórios a carteira de identidade e passaporte, condicionado apenas aos respectivos convênios das Secretarias de Segurança dos Estados e Polícia Federal com estes cartórios.
Deixarão de ser obrigados, portanto, a obtenção destes documentos apenas em órgãos públicos. Atualmente, na maioria das unidades da Federação, um cidadão precisa ir até a um órgão público, como as secretarias de segurança pública, para pedir seu RG, como é conhecido popularmente o documento que comprova a inscrição de uma pessoa no Registro Geral.
Com o Provimento, o corregedor Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, espera diminuir a burocracia para se obter um documento de identificação. Além de estender a rede de atendimento para os cidadãos, a medida da Corregedoria também amplia o rol de serviços prestados pelos cartórios que atualmente já registram nascimentos, casamentos e óbitos. “A medida possibilita que esses convênios sejam firmados para facilitar a vida do cidadão”, disse.
O primeiro passo para os cartórios auxiliarem o Poder Executivo nos serviços públicos relacionados à identificação é a assinatura de um convênio, que precisará ser firmado entre a associação que representa as chamadas serventias de registro civil de pessoas naturais e o órgão que emite determinado documento.
A secretaria de segurança pública, responsável pelo Registro Geral (RG), e a associação dos cartórios do respectivo estado precisam formalizar essa parceria para facilitar o acesso da população a uma carteira de identidade. No âmbito nacional, a Polícia Federal tem de se conveniar à associação nacional dos cartórios de registro natural para dinamizar o acesso a um passaporte.
Avaliação do Judiciário
Em ambos os casos, os acordos deverão ser analisados e homologados pelo Poder Judiciário. Convênios locais passarão pelas corregedorias dos tribunais estaduais, e convênios federais, pela Corregedoria Nacional de Justiça. Será avaliada a “viabilidade jurídica, técnica e financeira” do serviço prestado, de acordo com o artigo 4º do Provimento n. 66.
O valor dos emolumentos, como são chamadas as taxas cobradas pelos serviços dos cartórios, também será objeto da análise. Após a validação do convênio, os cartórios serão credenciados e matriculados para prestar os serviços públicos de registro civil das pessoas naturais.
Segurança garantida
A Polícia Federal (PF) poderá, por meio de convênio, autorizar que os chamados cartórios de registro civil de pessoas naturais também participem do processo de renovação de passaportes. Assim, o cidadão disposto a pagar uma taxa extra pelo serviço poderá ir a um desses cartórios, onde suas digitais serão colhidas e enviadas à PF para verificação dos dados pessoais armazenados nos arquivos do órgão público responsável pela emissão do documento de viagem.
Atualmente, é preciso recorrer à PF preencher formulários, agendar atendimento e realizar os demais trâmites burocráticos no site ou nas dependências da Polícia Federal.
Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Marcio Evangelista, a medida não afeta a confiabilidade do passaporte brasileiro, que obedece a exigências internacionais de segurança. “A Polícia Federal continuará responsável por emitir o passaporte. O convênio só permitirá o compartilhamento do cadastro de informações dos cidadãos brasileiros com os cartórios, que apenas colherão as digitais e confirmarão para a Polícia Federal a identidade de quem solicitar o documento”, afirma.

CONTADOR DO GABINETE DO VEREADOR LUIZ ALMIR É ENCONTRADO MORTO

Encontrado hoje cedo na estrada de Goianinha o corpo de Pedro Eduardo, contador do gabinete do vereador de Natal, Luiz Almir (PR).
Pedro foi tido como desaparecido desde segunda-feira (29), quando não foi, como de costume, o primeiro funcionário ao chegar ao gabinete na Câmara.
Ontem o carro dele foi encontrado em Cajupiranga, onde ele mora, em Parnamirim.

PREFEITURA DO NATAL INICIA PAGAMENTO DOS SERVIDORES REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO

Prefeitura do município de Natal
Os servidores públicos municipais começaram a receber os salários referentes ao mês de janeiro nesta quarta-feira, 31, ainda dentro do mês trabalhado. Neste primeiro dia, 88% do total de servidores vão receber seus salários.
O pagamento segue de forma escalonada e a previsão é de concluir a folha de pagamento de janeiro até o quinto dia útil de fevereiro.
Em paralelo, os professores municipais devem receber o pagamento correspondente ao benefício de um terço de suas férias até o dia 16 de fevereiro, como aponta a Secretaria Municipal de Administração.

FLÁVIO ROCHA PODE DISPUTAR PLANALTO SE HOUVER MOBILIZAÇÃO EM TORNO DO SEU NOME

Embora não seja candidato oficialmente, o empresário teria admitido concorrer
Ligado à Sara Nossa Terra, o empresário Flávio Rocha defende as bandeiras das igrejas. Para ele, “o economês conserta o País, mas é o discurso sobre os costumes que levará o candidato a ganhar a eleição presidencial deste ano”, segundo informações da Coluna do Estadão.
Chama que eu vou. Dono da Riachuelo, Flávio Rocha não descarta disputar o Planalto se houver mobilização em torno do seu nome. “É muito feio uma pessoa ser convocada para uma missão nacional e se recusar por razões egoísticas, por causa de patrocínios.”
E o nome potiguar em, destaque nacional, já foi cogitado sua candidatura ao governo do RN também.
Integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) estariam apoiando uma possível candidatura do empresário Flávio Rocha, dono da Riachuelo, à eleição presidencial deste ano.
Embora não seja candidato oficialmente, o empresário teria admitido concorrer e procura nomes para compor equipe de governo.
Caso a candidatura se confirme, Rocha deve se unir ao time dos “outsiders” que concorrerão ao Planalto. Nomes como o do empresário João Amoêdo, do Novo, e o apresentador Luciano Huck podem estar no páreo.


Fonte: Com informações do jornal Estadão