KitanaFest

KitanaFest

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

MP ABRE INQUERITO PARA APURAR ATUAÇÃO DE SECRETARIAS DE SAÚDE EM RELAÇÃO À FEBRE AMARELA


A 62ª Promotoria de Justiça de Natal, responsável pela área de saúde pública, instaurou um procedimento preparatório que pretende fiscalizar as providências adotadas pela Secretaria da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) quanto a situação da febre amarela e casos investigados no Estado do Rio Grande do Norte.
As ações iniciais de cada unidade após a instauração do Procedimento Preparatório é de oferecer as informações requisitadas e identificar os municípios onde estão acontecendo ações de combate e quais são as ações.

PREFEITURA DE PARNAMIRIM CORTA 50% DOS GASTOS PARA O CARNAVAL 2017

Prefeitura de Parnamirim corta 50% dos gastos para o Carnaval 2017
Seguindo a linha de diversas outras prefeituras do RN, Parnamirim é mais outro município que anuncia uma grande redução dos investimentos para o carnaval em 2017. Estimando um corte de mais de 50% nas festas, o motivo se revela na falta de recursos financeiros da cidade, e na priorização de outros setores.
Embora seja um dos mais atrativos carnavais do estado, por causa das belas praias, a festa vai acontecer em menor proporção. Com ações previstas a se concentrarem no litoral, principalmente em Pirangi do Norte, na praça São Sebastião, e em Pium, a prefeitura ainda conclui o edital de credenciamento para grupos musicais e o processo de organização, que irá contar com trio elétrico e um palco na praia.
Segundo o presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes, o propósito da prefeitura, do ponto de vista do orçamento, é não passar dos 500 mil reais, o que representa menos que 50% do que está previsto no orçamento do município. “Para o carnaval em Parnamirim, no litoral, principalmente em Pirangi, é uma redução bastante significativa”, avalia.
Apesar disso, a prefeitura utiliza de recursos próprios para a realização da festa, se abstendo de patrocínios e auxílios financeiros de grupos empresariais. Gomes justifica que a prefeitura “compreende que o carnaval é a principal manifestação cultural do país, além de ser um meio que gera trabalho e renda para um número bastante significativo de pessoas”.

SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE: PROFISSIONAIS DA SAÚDE VÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO REVINDICAR SEUS SALÁRIOS

Profissionais da área da Saúde que atuarão contratualmente de Janeiro à dezembro de 2016, vão ao Ministério Público, reivindicar seus proventos referentes a Dezembro/2016.
Os mesmo alegam que durante todo o ano de 2016, receberam sem nenhum transtorno os dias trabalhados, e que a competência de dezembro só foi creditada nas contas do município em janeiro/2017, sendo de responsabilidade da atual gestão, realizar os devidos pagamentos, que segundo os profissionais as folhas já estavam prontas deixadas pela gestão anterior.  Veja em foto acima reivindicação na integra entregue ao Ministério Público.


CONCESSIONÁRIA DE AUTOMÓVEIS DE NATAL PREVÊ ALTA NAS VENDAS EM 2017

unnamed (4)
Finalizando 2016 com um saldo positivo, a Atlanta Jeep Natal já estimula expectativas positivas para o mercado automobilístico no RN em 2017. Em entrevista ao Portal de Agora RN, o gerente comercial da empresa, Marcos Veiga, disse que a empresa se manteve na liderança do mercado na categoria SUV, e projeta crescimento ainda maior para este ano.
Líder na categoria SUV desde a entrada do Renegade no mercado Nacional, a Jeep continuou crescendo no segmento com mais um modelo que chegou para ficar e dominar o pódio das vendas. Lançado em outubro, Jeep Compass agrega tecnologia avançada, com direito a conforto especial em seu espaço interno. Além disso, seu desempenho e design têm surpreendido seu usuários de forma muito positiva. “É um carro que atende toda necessidade do cliente”, diz Veiga ao destacar os modelos na versão flex e diesel.
Em tempos onda o recall tem sido constante para alguns fabricantes de veículos, Marcos Veiga coloca que a Jeep vem se preocupando com a qualidade dos seus carros e com as necessidades dos clientes. Por isso, a marca oferece opções diferenciadas para o usuário tenha a melhor experiência ao dirigir um Jeep. Sete airbags, sistema hightech com piloto automático e parking assistence com estacionamento e mudança de faixas e muitos outros itens disponíveis tornam a experiência de dirigir prazerosa. “Acho que o grande sucesso da Jeep é exatamente a opção que ela dá para melhorias nos seus modelos”, reitera Veiga.
Outro ponto para o aumento nas vendas é a fabricação de veículos em Pernambuco, favorecendo a concessionária em Natal. Apesar de ter ocorrido atraso nas entregas logo após o lançamento do Compass (em outubro de 2016), devido a superação da expectativa de venda, após o período de férias coletivas da indústria os pedidos são atendidos com normalidade. “A fábrica aqui ao lado nos dá essa condição de fazer um pedido e atender o cliente com mais rapidez”, completa.
Além do último lançamento da Jeep, os modelos Renegate, Limited, Longetud, Cherokee e Grand Cherokee vem superando as expectativas do consumidor.
Concessionária exclusiva da marca Jeep no RN, a Atlanta Jeep, atende em Natal ao lado da Citroen na BR, e em Mossoró, ao lado da Via Diesel na BR.

SEBRAE REPUDIA PROPOSTA DO MP QUE PREVÊ CORTES NO ORÇAMENTO

  Sebrae repudia proposta do MP que prevê cortes no orçamento
O Sebrae, através das unidades instaladas em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, repudiou a proposta da medida provisória que prevê subtrair R$ 200 milhões do orçamento do Sistema Sebrae para a criação de uma agência de promoção do turismo. O repúdio parte do pressuposto de que a criação se configura uma redundância institucional, já que tanto a Embratur quanto a Apex cumprem atualmente essa missão.
O Sebrae vem investindo há mais de 20 anos no fomento e na capacitação dos pequenos negócios na área do turismo, portanto, a ideia de retirar recursos do Sebrae para estimular o desenvolvimento do segmento contraria o papel já exercido pela entidade. Apenas no ano passado, a instituição atendeu 230 mil empresas de micro e pequeno porte que atuam no turismo.
O Sebrae e o Governo Federal são parceiros na implantação de políticas públicas para gerar emprego e renda por meio do empreendedorismo. Em janeiro deste ano, na sede da instituição, em Brasília, o presidente da República, Michel Temer, consagrou algumas dessas políticas ao lançar o projeto Empreender Mais Simples, que vai atender o universo de 11 milhões de micro e pequenas empresas.
“O Sebrae é um grande aliado do Governo Federal para melhorar o ambiente de negócios no país. Recentemente, investimos R$ 200 milhões para desenvolver e aprimorar sistemas, em parceria com a Receita Federal, que vão simplificar a gestão das micro e pequenas empresas. Vale ressaltar, ainda, que o Sebrae é um dos principais investidores na área de inovação tecnológica para efeito do desenvolvimento de startups e das empresas de alto impacto que hoje florescem no nosso mercado. Portanto, uma MP para criar uma Apex do Turismo seria um contrassenso sobretudo se desviar recursos do Sebrae para este fim”, afirma o presidente do Sebrae, Afif Domingos.

SERÁ? TEMER AFIRMA QUE VAI AFASTAR MINISTROS ENVOLVIDOS EM CASO DE CORRUPÇÃO

Vice-presidente Michel Temer e ex-ministro Moreira Franco durante encontro do PMDB em Brasília. 07/05/2015 REUTERS/Ueslei Marcelino
O presidente da República, Michel Temer, anunciou, que o governo federal não vai blindar ministros comprovadamente envolvidos em casos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato. Temer afirmou mais uma vez que não irá interferir nas investigações e que não vai proteger ninguém.
“Se houver denúncia, o que significa um conjunto de provas que possam conduzir ao seu acolhimento, o ministro que estiver denunciado, será afastado provisoriamente. Se acolhida a denúncia e o ministro se transforma em réu, estou mencionando os casos da Lava jato, o afastamento é definitivo. Portanto eu faço esta declaração, para dizer que o governo não quer blindar ninguém e não vai blindar”.
O processo funciona da seguinte forma: Primeiramente o Ministério Público oferece a denúncia à Justiça, quando considera que existem provas consistentes de que houve um crime. Caso a Justiça aceite a denúncia, o investigado vira réu e começa a responder por um processo. O pronunciamento de Temer foi feito depois do Tribunal Regional Federal ter mantido a nomeação de Moreira Franco para o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. O ministro, que não tem a prerrogativa do foro privilegiado, é citado na delação premiada de Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht. A acusação, é que ele recebeu dinheiro para defender os interesses da empreiteira. Moreira Franco nega as acusações.

OPERAÇÃO LAVA JATO DEVE INTERFERIR NAS ELEIÇÕES DE 2018 NO RN, AFIRMAM ESPECIALISTAS

1

A Operação Lava Jato poderá interferir nas eleições de 2018 aqui no Rio Grande do Norte. Pelo menos essa é a opinião de cientistas políticos que falaram ao Agora Jornal. Para eles, com o evidente envolvimento do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, e os processos pendentes que devem ser julgados até o próximo ano pela Justiça Federal, poderão afetar tanto a composição das coligações quanto uma possível candidatura própria ao Governo do Estado.
Para Daniel Menezes, que é Doutor em Ciência Sociais e professor da UFRN, a operação do Ministério Público Federal de Curitiba pode afetar também, o senador José Agripino Maia, caso opte pela reeleição. “O PMDB está fortemente implicado, e também integrantes do Democratas foram citados nas delações. A Lava Jato pode terminar de inviabilizar de vez a postulação do senador José Agripino caso ele tente ser candidato ao Senado”, disse ele, ponderando se o cenário irá favorecer o governador Robinson Faria (PSD) caso seja candidato à reeleição.
“Se isso favorece Robinson, é uma coisa que a gente tem que acompanhar melhor. Mas em caso de o PMDB caminhar para uma candidatura de oposição, favorece sim”, concluiu.
O cientista político Bruno Oliveira concorda com Daniel. Para ele, em um cenário ainda distante para as eleições de 2018, Robinson seria o principal candidato, uma vez que a chapa de oposição estaria desgastada perante a opinião pública. Chapa essa liderada por Carlos Eduardo, e que teria os senadores José Agripino e Garibaldi Alves como candidatos à reeleição para o Senado.
“Acho que Robinson certamente será candidato a reeleição, e vai ser um candidato forte. Quem vai disputar com ele, não sabemos. O potencial candidato adversário dele, é o prefeito Carlos Eduardo (PDT), mas sendo um Alves candidato ao governo, tendo como colegas de chapa Garibaldi, que é um outro Alves, e José Agripino, será que vai sair com competitividade mesmo com tanto desgaste dos partidos a nível nacional?”, indagou.
Ele ainda citou outros cenários que podem influenciar nas eleições, como as eleições para presidente da República, e outros candidatos que podem surgir, como a senadora Fátima Bezerra (PT), que “teria condições” de propor seu nome.
“O PDT, partido do prefeito, pode ter candidato a presidente em 2018, que é o ex-ministro Ciro Gomes, e isso vai influenciar também na campanha. Além de outros nomes, como a senadora Fátima. O PT teve todo seu desgaste até o impeachment de Dilma, mas de lá pra cá tem sido esquecido. Será que daqui para eleição ela não chega fortalecida? Pode chegar. Foi eleita com expressiva votação e terá condições de ser candidata”, concluiu Oliveira.

MOBILIZAÇÃO DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO RN SERÁ NESTA TERÇA-FEIRA

Asspmbm_governadoria_rn

As associações de praças e bombeiros militares do Estado estarão reunidos em frente à Governadoria nesta terça-feira (14) às 9h, em ato público com um indicativo de paralisação. O objetivo é lutar pela efetivação das demandas legais não cumpridas pelo Governo do Estado. “Permaneceremos em frente à Governadoria até que nossos pleitos sejam atendidos”, afirma o Subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN).
De acordo com o presidente da ASSPMBMRN, as principais reivindicações da categoria são a definição de escalas de serviço justas, o cumprimento do calendário de pagamento, a efetivação das promoções de dezembro de 2016, e o pagamento dos promovidos em agosto de 2016. A aprovação das Leis de Organizações Básicas e a realização de concursos públicos também estão em pauta, como exemplos de demandas há tempos prometidas, mas nunca realizadas.
Pleitos dos Policiais e Bombeiros do RN:
  • Efetivação das promoções de dezembro;
  • Pagamento dos promovidos em agosto;
  • Pagamento do retroativo dos promovidos em 25/12/15 e 21/04/16;
  • Definição de carga horária;
  • Encaminhamento imediato das Leis de Organização Básica;
  • Atualização dos níveis remuneratórios;
  • Fim da prisão administrativa, através de decreto do Governador;
  • Retirada dos Policiais Militares dos presídios;
  • Fim da idade limite de ingresso para quem já ingressou na instituição.

INSTITUIÇÃO CONTRATA BANCÁRIOS APOSENTADOS PARA REDE DE CONSULTORES FINANCEIRO

aposentados

Na contramão do mercado de trabalho, que tende a substituir profissionais de idade avançada por funcionários mais jovens, o Sebrae está com inscrições abertas para contratar bancários aposentados. A instituição está formando uma rede nacional de consultores financeiros com o objetivo de auxiliar empresários de micro e pequenas empresas a conseguirem financiamento para capital de giro.
Os aposentados com experiência em análise de crédito têm até o dia 15 de fevereiro para se inscrever. Ao todo, são 510 vagas para todo o país. No Rio Grande do Norte, estão sendo ofertadas 11 vagas para atuação em Natal e Mossoró.
As inscrições podem ser feitas no site do Sebrae www.sebrae.com.br/credenciamento-credito. A seleção será feita por análise de currículo e os candidatos devem ter, no mínimo, 60 anos e comprovar que trabalharam pelo menos dez anos como analistas de crédito ou gerentes de contas de pessoa jurídica, especialmente atendendo micro e pequenas empresas.
De acordo com o edital, os consultores vão orientar os empresários e avaliar a capacidade de pagamento dos pequenos negócios. Os selecionados firmarão contrato com o Sebrae até dezembro de 2018. A remuneração será de R$ 453,00 para cada empresa atendida e os consultores poderão trabalhar na própria casa. Ao final de cada consultoria, deverá ser emitido um relatório comprovando o trabalho. Cada consultor deverá atender, em média, 10 empresas por mês, podendo ter a complementação da renda mensal em cerca de R$ 4.530,00.
Com essa iniciativa, o Sebrae pretende atender mais de 70 mil micro e pequenas empresas que necessitam de orientação para contrair financiamentos em bancos, visando a melhoria da capacidade de investimento dos pequenos negócios. Além disso, a abertura de novas vagas para consultores prestigia uma categoria de profissionais com expertise e capacidade técnica.

HENRIQUE ALVES PODERÁ VOLTAR A SER MINISTRO DE TEMER

Henrique-Alves-e-Michel-Temer-e1463224065582 

Com a decisão do presidente da República Michel Temer (PMDB) de não nomear apenas ministros que sejam réus na Operação Lava Jato, abre-se a possibilidade de o ex-ministro do Turismo e amigo do presidente de longas datas, Henrique Alves (PMDB), presidente do PMDB norte-rio-grandense e ex-presidente da Câmara dos Deputados, voltar a ser ministro.Temer disse que só serão afastados dos cargos apenas os ministros que forem réus. Na mesma situação de Henrique se encontra o ex-ministro do Planejamento Romero Jucá, que deixou o cargo por ser citado ou acusado.