KitanaFest

KitanaFest

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

BATALHÃO DA POLICIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO NA ZONA SUL DE NATAL

Nos últimos dias, o 5º Batalhão de Polícia Militar vem promovendo operações em toda sua área de atuação no intuito de prevenir a ocorrência de crimes na zona Sul de Natal.
A Operação “Boas Festas” foi idealizada pelo comandante do 5º BPM, Major PM Carlos André Correia Lima Moreno, no intuito de combater a prática de delitos contra o patrimônio. “Nessa operação realizamos bloqueio e abordagens táticas nos principais bairros da zona Sul da Capital com base na mancha criminal”, explicou o oficial. “Essas ações já impactaram na queda dos indicadores de crimes contra o patrimônio”.
De acordo com o comandante da unidade, somente na noite da última terça-feira (27) foram abordados 109 carros, 22 motocicletas e 190 pessoas, com o emprego de 23 policiais militares atuando em cinco bairros da zona Sul. “Também estamos desencadeando a Operação ‘Avante’, no intuito de inibir o porte ilegal de arma de fogo e o tráfico de drogas”, explicou o Major Correia Lima.
A Operação “Avante” está sendo realizada na área de atuação do 5º BPM, com abordagens a ônibus, táxis, carros e motocicletas, com a complementação da ação policial com abordagens a pessoas nas principais praças dos bairros de Lagoa Nova, Potilândia e Candelária. “Em apenas uma ação policial na Operação Avante abordamos 375 pessoas e 96 veículos”, concluiu o comandante do 5º BPM.

DELEGADO DESTACA SEQUESTRO DE EMBAIXADOR DA GRÉCIA DESAPARECIDO NO RIO

O embaixador da Grécia, Kyriakos Amiridis (à direita), conversa com o presidente Michel Temer durante cerimônia de apresentação de cartas credenciais de embaixadores, no Palácio do Planalto. Foto: Pedro Ladeira – 25.mai.2016/Folhapress
O delegado Evaristo Pontes, da DHBF (Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense), afirmou nesta quinta-feira (29) que não acredita que o embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis, 59, tenha sido sequestrado. Pontes investiga o desaparecimento de Amiridis desde a noite desta quarta (28), quando o fato foi informado à Polícia Civil do Rio. Amiridis não é visto há três dias.
Nesta quinta, Pontes ouviu testemunhas do caso. Françoise Amiridis, mulher do embaixador, foi uma das pessoas ouvidas. Ontem, ela comunicou à PF (Polícia Federal) o desaparecimento de seu marido. A PF avaliou que o sumiço não tinha qualquer relação com a atividade diplomática de Amiridis no Brasil. Por isso, o caso foi encaminhado à DHBF, que tem um setor específico para investigações de desaparecimentos.
“Não trabalhamos com a hipótese de sequestro. A investigação segue algumas linhas, mas não trabalhamos com essa. Se fosse isso, os sequestradores já teriam feito contato”, afirmou Pontes. “Como a apuração ainda está em curso e também pelo fato de ser um embaixador, vamos manter o sigilo sobre a apuração por enquanto.”
Segundo o delegado, o embaixador foi visto pela última vez em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele mora em Brasília, mas veio ao Rio passar as festas de final de ano. No final de semana, foi a Nova Iguaçu com sua mulher, a qual tem parentes da cidade.
Pontes disse que Françoise contou que o marido deixou sozinho a casa em que eles estavam por volta das 20h de segunda (26). Ele estava dirigindo o carro alugado pelo casal para sua estadia no Rio. Outras testemunhas ouvidas pela polícia também viram o embaixador dirigindo o veículo para deixar Nova Iguaçu.
Desde então, o embaixador não deu mais notícias sobre seu paradeiro nem falou com seus familiares. Em nota, a Polícia Civil informou que o último registro do embaixador ocorreu na noite de segunda (26), mas não disse onde isso aconteceu.
Uma funcionária da Embaixada da Grécia, em Brasília, que pediu para não ser identificada, se limitou a dizer que “o embaixador está de férias desde o último dia 22 e tem que voltar ao trabalho no dia 9 de janeiro”. “Fomos informados [sobre o desaparecimento] pela imprensa”, declarou.
No posto desde o início deste ano, Kyriakos já foi cônsul-geral da Grécia no Rio de Janeiro de 2001 a 2004.
A polícia fluminense informou que quem tiver qualquer informação que auxilie na localização do embaixador pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão pelos telefones (21) 2334-8823 e (21) 2334-8835 ou pelo chat disponível no seguinte endereço eletrônico: https://cacpcerj.pcivil.rj.gov.br.
A reportagem também entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores para saber se o Itamaraty vai acompanhar o caso, mas não obteve resposta até o momento.

IFRN INSTALA 12ª USINA FOTOVOLTAICA COBRINDO 40% DO CONSUMO ANUAL DA UNIDADE

Na última segunda-feira (26) entrou em funcionamento a 12ª usina fotovoltaica do IFRN – Campus Lajes – após inspeção e autorização da Cosern. A expectativa é que o gerador forneça anualmente 85,2 MWh, cobrindo cerca de 40% do consumo anual atual da unidade de ensino. De acordo com o engenheiro eletricista do IFRN Franclin Róbias, isso representará uma economia de no mínimo R$ 28,9 mil na despesa bruta com o fornecimento de energia elétrica. “Além do benefício econômico, cerca de 11 T/ano de CO2 deixarão de ser lançados na atmosfera”, completa.
Este é o 12º gerador fotovoltaico instalado no Instituto. “Assim a Instituição fecha 2016 batendo a meta com a expressiva marca de 1,2 MWp fotovoltaico distribuídos no estado, potência superior à da maior usina fotovoltaica em operação no RN, a Usina Fotovoltaica Alto do Rodrigues (UFVAR), com 1,1 MW, pertencente à Petrobras”, comemora o engenheiro.
Para o professor Alexandro Vladno, que já foi coordenador do curso Tecnólogo de Energias Renováveis do Campus João Câmara e hoje é diretor acadêmico do Campus Lajes, a experiência do IFRN com as usinas fotovoltaicas é um exemplo para todo o país. “Além de contribuirmos com a diversidade na produção de energia, ainda oferecemos um espaço de pesquisa para nossos estudantes e professores. Isso tem atraído a atenção de profissionais e outros pesquisadores da área, comentou.
USINAS FOTOVOLTAICAS NO IFRN
Em 2017, serão instalados minigeradores de 110 kWp nos campi Natal-Zona Norte e Santa Cruz. Mossoró também será contemplado com um gerador de 137,5 kWp. A expectativa da Diretoria de Engenharia do Instituto, focada na sustentabilidade, é conseguir contratar, ainda em 2017, usinas de energia solar para todas as outras unidades do IFRN. Hoje, além do Campus Lajes, há usinas na Reitoria e nos campi Caicó, Canguaretama; Ceará-Mirim; Currais Novos; João Câmara; Natal-Central; Parelhas; Pau dos Ferros; São Gonçalo e São Paulo do Potengi.
Com potência instalada de 50 kWp, o gerador do Campus Lajes seguiu o mesmo projeto do equipamento instalado no Campus Parelhas (em 2015), composto de 200 painéis solares policristalinos de 250 Wp (Watt pico), da Canadian Solar, ocupando área de 320m² sobre a cobertura do prédio principal. Dois inversores trifásicos de 27 kW, modelo Trio da ABB, realizam a conversão da energia gerada em corrente contínua para corrente alternada, utilizada pelas cargas elétricas da unidade.
O IFRN foi a primeira instituição pública do estado a aderir ao sistema de compensação de energia regulamentado pela Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL. Conforme a REN 482/2012, um consumidor de energia elétrica que instale pequenos geradores em sua casa, condomínio ou empresa (como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos e pequenas turbinas eólicas) pode utilizar a energia gerada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser creditado na fatura dos meses seguintes.​

TCU CONCEDE CAUTELAR CONTRA ANTECIPAÇÃO DE REPASSE DOS RECURSOS DA REPATRIAÇÃO

Brasília – O ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas da União (TCU), concedeu medida cautelar proibindo o governo federal de antecipar aos municípios repasses referentes à multa do programa de repatriação de recursos do exterior. Prefeitos em fim de mandato fazem pressão para receber os recursos, que totalizam R$ 4,4 bilhões, antes da virada deste ano para poder fechar as contas e, em alguns casos, evitar que sejam responsabilizados por descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Conforme a decisão, o Banco do Brasil só poderá transferir o dinheiro a partir da próxima segunda-feira, 2 de janeiro, primeiro dia útil de 2017. Com isso, passa a integrar as receitas das prefeituras no próximo ano.
Carreiro atendeu pedido formulado pelo Ministério Público do Maranhão, que alegou descumprimento da medida provisória 753, que prevê a repatriação, e de exigências previstas nas leis orçamentárias. Na representação, o procurador-geral de Justiça do Estado, Luiz Gonzaga Martins Coelho, alega que a MP estabelece que o aporte dos recursos, a ser feito no Fundo de Participação dos Municípios, só pode ocorrer a partir de amanhã, 30 de dezembro de 2016. Nesta data, contudo, a operação não será possível, pois os bancos vão estar fechados, só reabrindo na segunda-feira.
O procurador alegou que, nas circunstâncias pleiteadas pelos prefeitos, a execução dessas “receitas extraordinárias” desrespeita leis orçamentárias e os princípios da moralidade, transparência, impessoalidade, continuidade administrativa, economicidade e praticidade, que devem reger a administração pública. Argumentou que os últimos dias de 2016 são “de transição municipal”, o que implicaria vulnerabilidade desses recursos a serem creditados ao FPM e “impactos na continuidade dos serviços públicos municipais a partir de 1º/1/2017”.
Em seu despacho, assinado na quarta-feira, 28, Carreiro acolhe as ponderações do procurador quanto ao “aspecto temerário da transferência de recursos à guisa de receitas extraordinárias no último dia útil do mandato dos prefeitos”. Explicou que os aportes nem estão previstos nas leis orçamentárias aprovadas pelos entes municipais. “Identifico que tal procedimento, sob as circunstâncias descritas, seria potencialmente afrontoso aos princípios da moralidade, da transparência e da economicidade. Por outro lado, a MP 753/2016 reza que a transferência desses recursos deve ser feita ‘a partir de 30/12/2016’, o que autoriza, ipso facto, a remessa dos valores em 2/1/2017”, escreveu.
O ministro ressaltou que na terça-feira, 27, o Supremo Tribunal Federal negou liminar em ação na qual o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) questionam as regras fixadas pela MP 753. Na ação, os autores suscitam possível “tratamento diferenciado” entre os estados, que recebem os recursos da repatriação referentes a multas a partir da data da publicação da MP, e os municípios, que os recebem a partir de 1º de janeiro de 2017.
A liminar foi negada pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo. Ela entendeu que o pedido “equivale a pedir ao Poder Judiciário o que ele não pode fazer numa ação direta de inconstitucionalidade”.
Carreiro determinou a oitiva da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, para, em 15 dias, manifestar-se sobre os fatos apontados na representação do procurador do Maranhão. Além disso, ordenou que o Banco do Brasil seja notificado da decisão e que comunique aos gerentes de agências, em prazo de 24 horas, da impossibilidade de qualquer movimentação ou pagamento às prefeituras antes da data fixada e do cumprimento, pelos gestores municipais, de formalidades previstas nas leis orçamentárias.
O ministro mandou expedir notificação também ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, “a fim de que proceda à necessária supervisão ministerial do assunto”. E requereu que os responsáveis pelos repasses na Secretaria do Tesouro Nacional sejam alertados de que a “eventual consumação de irregularidades” os sujeitará “às sanções” previstas na Lei Orgânica do TCU.

POLICIA RODOVIÁRIA PRENDE SUSPEITO E APREENDE ARMAS NA GRANDE NATAL

Policiais do 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (1º DPRE) prenderam, na manhã desta quinta-feira (29), um homem identificado como Huan Eliakim Nascimento de Moura, que estava de posse de uma arma de fogo.
Os militares realizavam patrulhamento na avenida Roberto Freire quando se deparam com Huan Eliakim conduzindo uma motocicleta modelo Honda/Broz de placa OWE 4754, que estava sendo utilizada em crimes de roubo na região. Ao perceber a presença dos militares, o suspeito empreendeu fuga, mas logo foi alcançado pela equipe e detido. Diante do flagrante ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil e ficou à disposição da Justiça.
Já na noite dessa quarta (28) o 1º DPRE, em ação conjunta com o 4º e 11º Batalhão de Polícia Militar, apreendeu três armas de fogo em uma residência no Conjunto Cidade Das Rosas, em São Gonçalo do Amarante.
A ação aconteceu após denuncias anônimas informando que na residência havia suspeitos de crimes na cidade. Quando os policiais entraram no local, encontraram apenas as armas, sendo duas pistolas e um revólver municiado. O material foi apreendido e conduzido à Polícia Civil.

EMBAIXADOR DA GRÉCIA NO BRASIL DESAPARECE NO RIO DE JANEIRO

O embaixador da Grécia no Brasil Kyriakos Amiridis, de 59 anos, está desaparecido no Rio de Janeiro desde a noite da última segunda-feira, 26.
De acordo com a Polícia Civil, agentes do setor de Descoberta de Paradeiros da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense instauraram um procedimento para apurar o caso.
Segundo a Embaixada da Grécia, Amiridis mora em Brasília e estava passando férias com a mulher na capital fluminense desde o dia 21, com retorno previsto para o dia 9 de janeiro.
Ele assumiu o posto de embaixador da Grécia no Brasil em janeiro deste ano. Antes disso, já havia sido cônsul-geral de seu país no Rio de 2001 a 2004. Além da Polícia Civil ter sido acionada, o Itamaraty também foi notificado do desaparecimento.
A polícia pede a quem tiver qualquer informação que auxilie na localização do embaixador que entre em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones (21) 2334-8823 e 2334-8835 ou pelo chat https://cacpcerj.pcivil.rj.gov.br.

PREFEITOS PEDEM AJUDA A TEMER PARA RECEBER RECURSOS DA REPATRIAÇÃO AINDA HOJE

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda, foi surpreendido hoje (29) ao ser informado, que, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o depósito da parcela da multa de repatriação referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) só poderia ser feito no dia 30. Como a data é feriado bancário, o dinheiro só entraria na conta das prefeituras em janeiro, quando o município já estaria sendo administrado pelos sucessores dos atuais prefeitos.
“A questão do depósito da parcela da multa da repatriação referente ao FPM é o assunto mais importante nesse momento. Viemos agradecer e tivemos notícia desagradável que representa obstáculo: a manifestação do TCU dizendo que a Medida Provisória fala que é dia 30 e que, portanto, o depósito não poderia ser feito no dia 29”, disse Lacerda após reunir-se com o presidente Michel Temer, quando recebeu a informação.
Segundo ele, caso o depósito não seja feito hoje, entre 3 mil e 4 mil municípios poderão ter dificuldades para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. A maioria deles, de menor porte. Lacerda explicou que esses repasses correspondem a aproximadamente R$ 5 bilhões, a serem divididos levando em conta a renda e a população do município. Municípios menores e de renda mais baixa têm participação maior por habitante.
Sugestões
Para superar esse obstáculo, Lacerda apresentou sugestões ao presidente Temer. A primeira é a de publicar ainda hoje uma nova medida provisória com a data ajustada. A outra é a de aproveitar o expediente interno dos bancos para enviar os recursos às prefeituras. Os bancos estarão fechados amanhã (30) apenas para o público, mas terão ainda funcionários finalizando os balanços.
“Se houver problemas de interpretação [do texto da MP], o Tesouro pode fazer os depósitos à meia-noite”, disse Lacerda. “Foram apenas sugestões nossas para o caso de o TCU manter esse entendimento”, acrescentou.
Segundo ele, a maior preocupação dos prefeitos é a de entregar o município ao sucessor em melhores condições financeiras e, em muitos casos, nas conformidades previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Os atuais prefeitos serão favorecidos porque vão poder [fazer] constar no balanço esses recursos para melhorar o desempenho frente à LRF, e os novos prefeitos também serão beneficiados porque terão acesso a um recurso e poderão decidir onde usá-los. Para o prefeito reeleito, há dupla vantagem porque fecha melhor as contas e vai usar o recurso em janeiro”, completou o presidente da FNP.
Após o encontro com Temer, Lacerda se dirigiu ao TCU para tentar obter autorização para que os repasses sejam feitos ainda hoje.

GOVERNO DO ESTADO LANÇA OPERAÇÃO VERÃO NESTA SEXTA-FEIRA

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), lança oficialmente, nesta sexta-feira (30), às 10h30, na Escola de Governo, a Operação Verão 2016/2017. O evento, que contará com a presença de todo aparato da Segurança Pública do Estado e demais instituições parceiras, visa apresentar ao público o plano de operações que será executado para preservar e manter a ordem pública na orla marítima e demais espaços públicos de lazer e entretenimento durante o período do veraneio.
A Operação Verão será realizada no período de 30 de dezembro a 1º de março e contará com um efetivo de 1.445 agentes de segurança pública, entre policiais militares, civis e bombeiros. Os recursos para o pagamento das diárias operacionais estão garantidos por meio de um convênio, na ordem de R$ 5 milhões, entre o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça.
Além dos órgãos que compõem a Sesed, também estarão presentes a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192/RN), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre outros.

RN REGISTRA CHUVAS EM 73 MUNICÍPIOS NAS ULTIMAS 24HS, APONTA RELATÓRIO

A quarta-feira (28) foi de muita felicidade para os moradores de diversos interiores do Rio Grande do Norte. Segundo o relatório divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn), publicado nesta quinta-feira (29), houve registros de chuvas em 73 municípios potiguares entre 7h do dia 28 até às 7h do dia 29.
A mesorregião agreste do estado foi a que mais registrou chuvas neste período. Somente o município de Boa Saúde teve 127,8mm de água oriundas das nuvens. Tangará teve 57mm, Sitio Novo registrou 49mm e Nova Cruz 45mm. Japi apareceu na lista com 43,5mm, seguida ainda por Jaçanã e Monte Alegre, com 31mm cada.
Em Natal, capital do estado, foram registrados 28,2mm de chuvas no período. Parnamirim foi contemplada com 17,7mm, assim como Extremoz. Pureza teve registro de 15,5mm, acompanhada de Espírito Santo (12,7mm) e São Miguel do Gostoso (10mm) na mesorregião leste do estado.
Confira abaixo em quais cidades e quantos milímetros de chuvas foram registradas nas últimas 24h:
MESORREGIAO OESTE POTIGUAR  
Janduis(Emater)                                          22,0
Rafael Godeiro(Emater)                                   21,9
Piloes(Prefeitura)                                       19,5
Portalegre(Particular)                                   18,0
Antonio Martins(Emater)                                  17,0
Lucrecia(Emater)                                         14,5
Marcelino Vieira(Emater)                                 13,0
Messias Targino(Prefeitura)                              13,0
Serra Do Mel(Prefeitura)                                 13,0
Gov. Dix-sept Rosado(Particular)                         11,0
Dr. Severiano(Emater)                                    10,3
Francisco Dantas(Emater)                                  8,0
Riacho De Santana(Emater)                                 8,0
Jucurutu(Emater)                                          7,6
Alexandria(Emater)                                        7,0
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura)                        7,0
Agua Nova(Prefeitura)                                     6,5
Apodi(Prefeitura)                                         5,8
Pau Dos Ferros(Particular)                                5,0
Sao Miguel(Emater)                                        5,0
Rodolfo Fernandes(Prefeitura)                             4,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic))                       1,7
Areia Branca(Emater)                                      0,5
Major Sales(Prefeitura)                                   0,1
MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Caico(Batalhao)                                          32,0
Caico(Acude Itans)                                       26,8
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua)             23,0
Cerro Cora(Emater)                                       22,5
Sao Fernando(Emater)                                     15,2
Sao Jose Do Serido(Fz Caatinga Grande)                   15,0
Lagoa Nova(Emater/st. Humaita)                           14,0
Caico(Acude Mundo Novo-emparn)                           12,0
Acari(Particular)                                        11,6
Santana Do Matos(Emater)                                 11,0
Timbauba Dos Batistas(Emater-fz. Timbauba)               11,0
Carnauba Dos Dantas(Emater)                               4,8
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais)                        3,3
Caicara Do Rio Dos Ventos(Particular)                     1,2
Florania(Inemet)                                          1,0
Sao Joao Do Sabugi(Emater)                                1,0
MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Boa Saude(Emater)                                       127,8
Tangara(Emater)                                          57,0
Sitio Novo(Prefeitura)                                   49,0
Nova Cruz(Emater)                                        45,0
Japi(Particular)                                         43,5
Japi(Emater)                                             33,4
Jacana(Emater)                                           31,0
Monte Alegre(Emater)                                     31,0
Passa E Fica(Prefeitura)                                 28,7
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura)                          28,5
Campo Redondo(Emater)                                    28,0
Coronel Ezequiel(Particular)                             28,0
Jundia(Emater)                                           22,0
Rui Barbosa(Emater)                                      18,1
Serrinha(Emater)                                         13,5
Santa Maria(Sind.trab.rurais)                            13,0
Barcelona(Particular)                                    10,0
Joao Camara(Centro Saude)                                10,0
Bento Fernandes(Riacho Dos Paus-part.)                    5,0
Bento Fernandes(Sec Agricultura)                          4,4
Santo Antonio(Emater)                                     3,6
Sao Pedro(Emater)                                         3,0
Sao Paulo Do Potengi(Emater)                              2,0
Parazinho(Emater - Ex-particular)                         1,7
MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Natal                                                    28,2
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn)                        17,7
Extremoz(Emater)                                         17,7
Pureza(Emater)                                           15,5
Espirito Santo(Prefeitura)                               12,7
Sao Miguel Do Gostoso(Delegacia)                         10,0
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn)            9,3
Ceara Mirim(Prefeitura)                                   5,6
Maxaranguape(Particular)                                  3,5

A BRIGA PELO SENADO FEDERAL: "SE ELA FOR CANDIDATA, ESTAREMOS JUNTOS", DIZ JAIME SOBRE POSSÍVEL CANDIDATURA DE ZENAIDE AO SENADO

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR), disse na manhã desta quarta-feira (28) em entrevista, apesar de ainda faltar muito tempo para as eleições de 2018, apoiaria a candidatura de sua esposa, deputada federal Zenaide Maia (PR) ao Senado, caso fosse da sua vontade.
Recentemente, um artigo publicado em um portal do estado defendeu a candidatura de Zenaide a senadora nas próximas eleições e tomou repercussão nas redes sociais. Jaime disse estar contente com a lembrança de sua esposa e com as atitudes firmes dela na Câmara Federal.
“Eu fico muito feliz com isso. Somos do interior, de origem humilde, e eu digo muito que se a gente vem de longe e chega lá, tem que fazer bonito. Então é isso que, graças a Deus, tem acontecido com Zenaide. Isso deveria ser a rotina da política. Se as pessoas vão à rua pedir o apoio do povo e promete defender os interesses do povo, não pode chegar lá e fazer o contrário. Mas fico contente de ver essas referências à Zenaide”, disse Jaime, presente no ato de inauguração do novo Assaí Atacadista, em São Gonçalo do Amarante.
O prefeito, prestes a deixar o cargo, disse que não tem pretensões pessoais para 2018, mas que se Zenaide for realmente candidata, irá apoiá-la, apesar de ainda estar longe para fazer projeções.
“Claro que se ela for candidata, estaremos juntos. Agora, temos que avaliar, porque dois anos parece muito pouco tempo, mas na política é uma eternidade. Eu não tenho especificamente nenhum projeto determinado. Vou cuidar da vida privada, mas não vou me afastar da política, porque gosto, e o futuro à Deus pertence. Não estou atualmente cultivando nenhum projeto pessoal”, declarou.

SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE/RN: PREFEITA ELEITA "ALDA ROMÃO" CONVIDA TODA POPULAÇÃO PARA SUA POSSE


TANGARÁ/RN: PREFEITO ELEITO "JORGINHO" CONVIDA TODA POPULAÇÃO PARA SUA POSSE


GRUPO DE VEREADORES REFERENDA APOIO A CANDIDATURA DE RANIERE BARBOSA A PRESIDENTE DA CMN

Um grupo composto por 22 vereadores se reuniu na noite desta quarta-feira, num restaurante da Zona Sul de Natal, para referendar seu apoio a candidatura de Raniere Barbosa (PDT) para presidente da Câmara Municipal de Natal.
Na oportunidade, os vereadores confirmaram que votarão em bloco em favor do pedetista.
Ainda não ficou acertado quem serão os indicados para primeiro secretário e primeiro vice-presidente da Mesa Diretora da Casa.
A eleição da Mesa Diretora ocorrerá no próximo domingo, dia primeiro, após a posse dos novos 29 vereadores de Natal.

EDITAL DE LICITAÇÃO DO NOVO HOSPITAL NAVAL DE NATAL É LANÇADO PELA MARINHA DO BRASIL

A Marinha do Brasil lançou, no último dia 21 de dezembro, o edital de licitação do novo Hospital Naval de Natal. O Processo Administrativo n° 63064.003401/2016-62 realizará a licitação na modalidade concorrência, do tipo técnica e preço, onde diversas construtoras do país poderão lutar para a realização do projeto.
A entrega dos envelopes contendo a documentação e as propostas de cada empresa deverá ser realizado até o dia 07 de fevereiro do ano que vem, no Centro de Estudos do Hospital Naval de Natal, rua Sílvio Pélico s/nº, bairro Alecrim.
Ao todo, serão necessárias as entregas de três envelopes: no primeiro, haverá os documentos de habilitação, no segundo, a Proposta Técnica, e no terceiro a Proposta de Preços, além das declarações complementares. As entregas só poderão ser efetivadas de maneira pessoal, não podendo ser feita por via postal ou outras ramificações.
Alguns esboços de projetos para o novo Hospital Naval de Natal já foram divulgados, entretanto, nenhum com a segurança de que podem ser aprovados. A definição só será feita, de fato, após o fechamento da licitação no próximo mês de fevereiro.
Clique AQUI para leitura completa do edital.

ISSO É BRASIL: STF DEMORA 400 DIAS EM MÉDIA PARA JULGAR LIMINAR

Decisões que deveriam ser provisórias e, via de regra, coletivas se tornaram majoritariamente duradouras e individuais no STF (Supremo Tribunal Federal).
Dados do projeto Supremo em Números, da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio, mostram que o tempo médio de vigência de uma liminar até que ela seja julgada coletivamente foi de 403 dias entre 2011 e 2015 –ou seja, pouco mais de um ano e um mês.
Como o regimento do Supremo não estipula prazos para que ordens judiciais desse tipo sejam julgadas no mérito, a vigência de cada uma varia enormemente.
Se o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado, determinado, em dezembro, pelo ministro Marco Aurélio Mello, foi revertido em plenário em dois dias, há casos que permaneceram pendentes por duas décadas.
Aconteceu com a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 917, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República em 1993. Uma liminar suspendeu a eficácia de lei mineira que reservava 30% de cargos públicos vagos aos próprios servidores estaduais. O plenário só foi confirmar o entendimento em 2013, dez anos depois.
Exemplos levantados pelo Supremo em Números abundam. Em determinados casos, a vigência é menor em termos temporais, mas seu impacto pode ser maior.
A liminar concedida pelo ministro Luiz Fux estendendo auxílio-moradia de quase R$ 4.400 mensais para todos os juízes federais já custou mais de R$ 1,5 bilhão em recursos públicos em dois anos de vigência, por exemplo.
ARBITRARIEDADES
Para especialistas, a gravidade da arbitrariedade no funcionamento do tribunal aumenta quando se constata que as liminares, cada vez mais numerosas, são também cada vez mais monocráticas (individuais).
Procurada pela Folha, a presidência do STF não quis se manifestar.
O total de determinações expedidas por um único ministro disparou de 4 em 1989 para 2.448 em 2015.
A quantidade de colegiadas praticamente não se alterou, passando de 23 a 26 no período (embora tenha variado no meio tempo, chegando a 225 em 2004). Mas, se antes elas representavam 85% das liminares no tribunal, agora respondem por 1%.
O acúmulo de casos recebidos pelo STF está na origem dessa distorção. Com algo entre 80 mil e 90 mil novos processos por ano, soluções mais ágeis são aplicadas.
Liminares monocráticas caminham mais rapidamente no STF, de acordo com o projeto da FGV.
Da data em que um caso deu entrada no tribunal até que um ministro o julgasse provisoriamente sozinho, passaram-se em média 65 dias em 2015. Para que um órgão colegiado (o plenário ou as turmas, compostas de cinco ministros cada) o fizesse, passaram-se 414 dias.
CONVENIÊNCIAS
Ao deliberadamente aceitar mais tipos de recursos em vez de limitar aqueles passíveis de análise no último grau da Justiça brasileira, o Supremo pretende se beneficiar, opinou o pesquisador Ivar Hartmann, coordenador do Supremo em Números.
“Isso dilui a visibilidade dos casos e aí os ministros têm mais liberdade de tomar decisões não ortodoxas”, afirmou o professor da FGV.
Para ele, o excesso de casos serve ainda de “desculpa conveniente” para demoras em julgamentos sensíveis como o de Renan pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso, que ficou três anos parado no Supremo.
“O problema não é os ministros tomarem decisões políticas, mas, sim, que, diferentemente de outros órgãos, o STF não ter de prestar contas a ninguém”, concluiu.
INDIVIDUALIZAÇÃO
A tendência de individualização das ordens no STF é verificada não só nas decisões liminares. Em geral, o Supremo tomou 18% menos decisões coletivas neste ano do que em 2015.
As decisões colegiadas, tomadas em plenário ou nas turmas, compostas por cinco ministros cada uma, diminuíram de 18 mil para 15 mil de um ano para o outro.
Segundo dados do Supremo, as decisões coletivas corresponderam a 12% do total em 2016. É o menor patamar desde 2010 (quando somaram 10%), último ano contemplado pelas estatísticas disponibilizadas pelo STF.
Por outro lado, as ordens expedidas exclusivamente por um ministro cresceram 3% em 2016 em relação ao ano passado, variando de 99 mil para 102 mil.

COMÉRCIO TEM HORÁRIO DIFERENCIADO NO FIM DE ANO EM NATAL

O comércio da cidade e os bancos funcionam em horário diferenciado nos últimos dias do ano de 2016 em Natal. De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), os bancos funcionam normalmente até o dia 29 e só reabrem no 2 dia de janeiro.
Os supermercados e a maior parte dos comércios de rua e shoppings não abrem no dia 1º de janeiro.
Confira o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais:
Shoppings
Natal Shopping
31/12 – 9 às 18h 01/12 - Lojas e quiosques fechados
Cinema de acordo com a programação
Alimentação e lazer – Facultativo

Partage Norte Shopping
31/12 - 10 às 19h 01/01 - Lojas, quiosques
Praça de alimentação funcionamento facultativo

Praia Shopping
31/12 - 9 às 18h
01/01 – Fechado

Shopping Cidade Jardim
31/12 (quinta-feira) das 09:00 ás 18:00hs
01/01/2016 - Fechado

Via Direta
31/12 - 09h às 17h
01/01 – Fechado

Shopping Midway Mall
31/12 - 10h às 18h
01/01 - lojas fechadas funciona o Cinemark.
A portaria G5 ficará aberta para receber os clientes do cinema.
Restante das lojas fechadas.

Shopping 10
31/12 - 08h às 17h
01/01 – Totalmente fechado

Transporte coletivo
Ônibus cumprem tabela reduzida nos 31 e 1º.

Comércio de Rua
Alecrim
31/12 - 8h às 18h
01/01 -Fechado

Centro
31/12 – 08h às 18h
01/01: Fechado

Zona Norte
31/12 – 8h às 18h
01/01 – Fechado

Supermercados
31/12: Funcionam até 19h
01/01: Lojas totalmente fechadas

Os bancos fecham nos dias 30, 31 e 1º.

TEMER LIBERA R$ 1,2 BI PARA CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIOS E MODERNIZAR SISTEMA PENAL

O governo federal vai liberar R$ 1,2 bilhão do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para investimentos na construção de presídios e modernizações do sistema penal. O repasse será feito aos estados nesta quinta-feira (29) e representa, de acordo com o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, o "maior investimento jamais realizado no sistema penitenciário no Brasil".
O anúncio dos recursos foi possível, segundo o governo, depois que o presidente Michel Temer editou a Medida Provisória (MP) 755 na semana passada, permitindo a transferência direta de recursos do Funpen aos fundos estaduais e do Distrito Federal. Alexandre Parola informou que esta será a primeira liberação das verbas, após a edição da MP. Segundo ele, R$ 799 milhões serão destinados à construção de penitenciárias. O porta-voz destacou que o objetivo é diminuir a superlotação dos presídios.
Outros R$ 321 milhões serão utilizados em projetos de cidadania e na qualificação dos serviços penais. "Nessa categoria, contempla-se ainda a aquisição de novos equipamentos, como por exemplo os scanners que substituirão as revistas físicas das pessoas que visitam os presos", afirmou Parola a jornalistas, no Palácio do Planalto.
De acordo com o porta-voz, a autorização de Temer para os repasses permite a aceleração dos investimentos em uma área com "carência histórica". "A liberação desses recursos deve permitir que se coloquem em marcha o mais brevemente possível as medidas e os investimentos não somente para modernizar, mas também para humanizar as condições do sistema prisional em nosso país", disse.
Ao editar a MP 755 – que já tem força de lei, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional –, o governo colocou como justificativas a urgência de se liberar os recursos do Funpen, que antes ficavam presos por causa da burocracia, para a superação de um déficit de mais de 249 mil vagas no sistema carcerário brasileiro.

TRISTE REALIDADE: EM FIM DE MANDATO, PREFEITOS ELEVAM TARIFAS E ATRASAM SALÁRIOS PELO BRASIL

Ao apagar das luzes, prefeitos que não foram reeleitos ou não disputaram novo mandato estão deixando presentes de grego para suas cidades.
Na Grande São Paulo, pelo menos três importantes prefeituras (Guarulhos, Osasco e Francisco Morato) autorizaram aumento da tarifa dos ônibus nos últimos dias do ano. Em Guarulhos, por exemplo, a passagem subirá 18,5%.
No Rio de Janeiro, o problema é outro. Servidores públicos de cidades da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçú e Mesquita, estão com salários atrasados e sem previsão de pagamento por falta de caixa das prefeituras.
No caso das tarifas de ônibus, o potencial de confusão é imenso. Foi o aumento nas passagens em São Paulo e no Rio que deflagrou a onda de protestos de 2013 por todo o País. Em Osasco e Guarulhos, o PSOL promete apresentar mandado de segurança para barrar o aumento das tarifas.

LULA DIZ NO PT QUE DEVE VOLTAR A PRESIDIR O PARTIDO EM 2017

O ex-presidente Lula já não resiste à ideia de presidir o PT a partir de 2017. Ele comunicou a integrantes do partido que deve aceitar voltar ao cargo.
Lula dizia há alguns meses que a legenda precisava de renovação. E que por isso seu nome não deveria ser considerado para o comando do PT.
Houve forte pressão de grupos do partido, que argumentaram que a agremiação precisa de unidade que só o ex-presidente poderia assegurar.
O petista, segundo um interlocutor, já estaria até fazendo planos de renovar a direção partidária, convidando quadros relativamente jovens para integrá-la.

PRAZO PARA O TRABALHADOR SACAR O ABONO SALARIAL DE 2014 NOS BANCOS TERMINA HOJE

O prazo para os trabalhadores sacarem o abono salarial de 2014 nas agências bancárias termina hoje (29). Segundo o Ministério do Trabalho, pouco mais de 900 mil pessoas têm direito a receber o dinheiro e ainda não fizeram o saque. Mais de R$ 794 milhões estão disponíveis.
A retirada do benefício pode ser feita nas agências bancárias, no entanto, se o trabalhador tem o cartão cidadão com senha, poderá sacar em um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica ou em casas lotéricas até amanhã (30).
O abono salarial ano-base 2014 está disponível para trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) com pelo menos 30 dias de trabalho com carteira assinada naquele ano e que recebeu remuneração mensal média de no máximo dois salários mínimos.
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e o Pasep, aos do setor público.  Para conferir se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar o portal do Ministério do Trabalho.
O prazo para saque começou em julho de 2015 e terminou em junho de 2016, porém, no fechamento do calendário, ainda restavam 1,2 milhão de saques a serem feitos. Por isso, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador ampliou o prazo de saque até 30 de dezembro de 2016.
O ministério alerta que é comum os atendentes bancários pensarem que se trata do benefício referente a 2015 e, após checar os dados do trabalhador, informar que ele não tem direito ao saque. Neste caso, a orientação é explicar que se trata do abono salarial do ano-base 2014. Caso ainda assim os dados não sejam localizados, é possível pedir para fazer uma atualização cadastral no próprio banco.

SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE: CIDADE AMANHECE DE LUTO, CAMPESTRENSE MORRE EM ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO

Um triste acidente no inicio da noite desta quarta-feira (28) envolvendo dois campestrenses, comerciantes Aurimar Aquino e seu cunhado Jorge Delgado, resultou no óbito do nosso conterrâneo Aurimar Aquino de 34 anos, Segundo informes o acidente aconteceu nas proximidade do Bilinguim, município de Tacima PB. Ambos voltavam de João Pessoa quando o veículo, um Corolla, preto, conduzido por Aurimar se chocou com uma vaca. Outro veículo também se envolveu nesse acidente, mas sem vítimas.

Externamos nossos sinceros sentimentos a toda família, que Deus lhes dê o conforto neste momento tão difícil, e conduza nosso amigo a um bom lugar!!!