KitanaFest

KitanaFest

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

"NÃO TENHO INTERESE EM ME CANDIDATAR A CARGO PÚBLICO" GARANTE JULIANNE FARIA

Durante inauguração do Restaurante Popular, no Planalto, a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Julianne Faria, afirmou, em entrevista, não ter “interesse em ocupar cargo público”, quando questionada se tinha intenção de se candidatar. Apesar de gostar de “trabalhar para o povo”, Julianne se disse satisfeita com seu atual trabalho na Sethas. A inauguração do restaurante ocorreu na manhã desta terça-feira (10).
Lançamento
A inauguração do Restaurante Popular representa mais uma parte concluída do projeto que pretende favorecer 22 mil pessoas que hoje se utilizam dos serviços dos restaurantes públicos. Julianne orgulhou-se do projeto. “Hoje temos uma alimentação balanceada, de qualidade, com cardápios planejados a cada quinzena com uma nutricionista. O programa está redondo e em plena expansão”, celebrou.
Para garantir que o serviço chegasse a mais pessoas, a secretária falou que “foram feitos reajustes na quantidade de refeições servidas em cada restaurante; aqueles que não atingiam a meta foram reduzidos”. Segundo a secretária, no dia 20 deste mês haverá outra inauguração, sendo esta no bairro da Pompeia, zona Norte de Natal.

CARLOS EDUARDO FAZ PRIMEIRA MUDANÇA NO SECRETARIADO DA NOVA GESTÃO E NOMEIA INDICADOS DO PMDB

O Diário Oficial do Município (DOM) de Natal veio nesta terça-feira (10) com novas mudanças no quadro de cargos comissionados do município de Natal. O prefeito Carlos Eduardo (PDT) fez sua primeira mudança na nova gestão e nomeou Jerônimo da Câmara Ferreira de Melo para o cargo de secretário municipal de Serviços Urbanos.
Jerônimo é filho do ex-governador Geraldo Melo e faz parte das indicações do PMDB para o secretariado da Prefeitura. Ele já foi gestor no município de Ceará-mirim nas pastas de Administração e Finanças, e de Turismo, Esporte e Lazer.
Para o cargo de secretário adjunto da SEMSUR, foi nomeado Woden Coutinho Madruga Júnior. Ele é engenheiro agrônomo e, entre outras funções, foi superintendente do Ministério da Agricultura no RN, indicado pelo PMDB no governo Dilma.

FALTA NELES: NENHUM DOS TRÊS SENADORES POTIGUARES FOI A TODAS AS SESSÕES EM 2016

Em seu primeiro mandato, o senador Reguffe (sem partido-DF) foi o único a comparecer a todas as sessões reservadas a votação em 2016. Outros quatro registraram uma única ausência em todo o ano: o candidato à presidência do Senado e líder do PMDB, Eunício Oliveira (PMDB-CE), José Pimentel (PT-CE), Pedro Chaves (PSC-MS) e Waldemir Moka (PMDB-MS). Os dados são de levantamento da Revista Congresso em Foco, que também apontou o senador Fernando Collor (PTC-AL) como o mais ausente do ano, excluído os casos motivados por problemas de saúde. Collor faltou uma a cada três sessões.
Os dois senadores que mais se ausentaram das sessões de 2016 enfrentaram problemas de saúde ao longo do ano: Jader Barbalho (PMDB-PA), que somou 62 faltas, e Rose de Freitas (PMDB-ES), que faltou 30 vezes. Ambos se valeram de licenças de saúde. Ainda assim, Jader foi o campeão em ausências não justificadas. O senador deixou 18 faltas acumuladas sem justificativa.
Rose chegou sobre uma cadeira de rodas para votar o afastamento de Dilma. Segundo a assessoria da peemedebista, a capixaba sofreu uma ameaça de acidente vascular cerebral (AVC) no início do ano. Mesmo assim, 12 faltas dela ficaram sem justificativa. Entre os dois peemedebistas, apenas Davi Alcolumbre (DEM-AP) deixou mais faltas injustificadas (17, ao todo).
“A ausência, lamentavelmente, deixou de ser justificada pela chefia de gabinete à época. Em outras ocasiões, a senadora estava presente na Casa, mas, envolvida em negociações políticas à frente da presidência da Comissão Mista de Orçamento ou da liderança do governo no Congresso, e, por isso, não registrou presença”, disse o gabinete da parlamentar capixaba.
Das 91 reuniões de que deveria participar até o início de dezembro, Collor faltou a 30. Dessas, 25 foram justificadas por ele, todas para realizar alguma atividade parlamentar. Esse tipo de explicação é a mais comum entre as usadas pelos senadores para escapar do desconto no salário, previsto para quem faltar sem justificar.
Na prática, a atividade parlamentar pode ser qualquer coisa que o congressista fizer em Brasília, no seu estado ou no exterior. Depois de Collor, o senador que mais apresentou esse tipo de justificativa foi Zezé Perrella (PTB-MG). O petebista faltou a 25 sessões (23%) das 91 realizadas entre o início de fevereiro e 8 de dezembro, data em que o levantamento foi concluído. Ele atribuiu 23 dessas ausências ao exercício de atividades parlamentares.
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) também faltou a 25 sessões, empatando com Perrella. Mas apresentou justificativas detalhadas. Lídice tirou três licenças por motivo de saúde e se ausentou 11 vezes para desempenhar atividades parlamentares fora do Senado. A senadora viajou aos Estados Unidos, ao Uruguai, a Portugal e a Marrocos em missão oficial.
“Todas as ausências em sessões deliberativas foram justificadas, conforme determina o regimento do Senado, e estão oficialmente registradas no Diário Oficial da Casa. Essas ausências se deram por participação como membro de colegiados internacionais. Também integrei delegações oficiais brasileiras representando o Senado”, disse a senadora à Revista Congresso em Foco.
O levantamento considerou as 91 sessões deliberativas realizadas entre o início de fevereiro e 8 de dezembro. Depois dessa data, o Senado realizou outras duas reuniões reservadas a votação, mas os dados não estavam disponíveis até o fechamento da reportagem. Ao todo, nas 91 sessões contabilizadas, os senadores acumularam 883 faltas, o que representa um índice de 14%, percentual equivalente ao contabilizado em 2015. Dessas, 656 foram justificadas – ou seja, de 74%, apenas 2% a menos que no ano anterior. As outras 232 não tiveram qualquer tipo de explicação dos parlamentares.

ROBINSON CELEBRA INAUGURAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR NO PLANALTO

Na manhã desta terça feira (10), O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), inaugurou um novo Restaurante Popular na capital potiguar, localizado bairro do Planalto, zona oeste da cidade.
A abertura do novo restaurante contou com a presença da secretária da Sethas, Julianne Faria, e do governador do estado Robinson faria (PSD), que comemorou a inauguração. “Hoje é um dia muito especial porque estamos fazendo restaurante popular para uma região carente de Natal. O bairro do Planalto tem indicadores sociais que precisam de apoio do governo do estado e de um programa alimentar”.
Segundo Robinson, além da unidade no Planalto, o governo pretende construir mais um restaurante popular na zona Norte de Natal, que vai funcionar na avenida Pompéia; em Mossoró, no bairro de Santo Antônio, entre outros, “Serão somente esse semestre, sete novos restaurantes populares, ou seja o governo, mesmo nessa crise, está tentando alcançar obras sociais fundamentais, portanto, hoje, para mim, é vitória”, ressaltou.
Quem comemorou a instalação da nova unidade, foi a dona de casa e moradora do bairro Auxilene Freire, que esteve presente na solenidade e fez questão de almoçar no primeiro dia de funcionamento do restaurante. “Agora tenho uma refeição de qualidade, nutritiva e barata para minha família”.
Serviço
O novo Restaurante Popular do bairro do Planalto vai dispor de 500 refeições diárias pelo preço de R$ 1. Ele está funcionando na rua Mira Mangue, 1235, próximo ao terminal de ônibus do bairro, das 11h às 14h.

TEMER RENOVA FROTAS DO SAMU COM 340 NOVAS AMBULÂNCIAS; RN RECEBERÁ APENAS UM VEÍCULO

O presidente Michel Temer anuncia, nesta segunda-feira (9), em Esteio (RS), a doação de 340 ambulâncias para 19 estados brasileiros. A medida tem o objetivo de qualificar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para a população.
A renovação das frotas se baseia no critério de tempo de uso dos veículos com funcionamento regular, substituindo os que têm até cinco anos de circulação sem renovação. Para financiamento dessa estrutura, o governo federal está investindo R$ 67,6 milhões.
Do total de 340 veículos, 204 são novos e 136 são as ambulâncias que foram cedidas para operar no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Dez veículos já foram doados para o estado do Rio, que receberá mais 37 agora (27 para o estado e 10 para municípios cariocas).
Os 19 estados contemplados, com cobertura do serviço em 2.636 municípios, tiveram parte da sua frota enquadrada no critério de tempo de uso das ambulâncias. Nesses estados, a estrutura do serviço do Samu 192 conta com 2.649 ambulâncias, sendo 2.165 básicas e 484 avançadas, além de 162 Centrais de Regulação, 185 motolâncias, três embarcações e seis aeromédicos.
Atualmente, o Samu atende 76,9% da população brasileira, atuando em 3.052 municípios. Em todo o País, o Ministério da Saúde já habilitou 3.108 unidades móveis, sendo 2.525 unidades de suporte básico e 583 de suporte avançado. Além disso, o Brasil conta com 226 motolâncias, 13 equipes de embarcação e 7 equipes aeromédicas.

Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que funciona 24h por dia, tem como objetivo socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.
O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências quanto em locais de trabalho e vias públicas.
Também está entre as prerrogativas do SAMU 192 o atendimento telefônico de pessoas para orientações pontuais de saúde.

SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE: PREFEITA ALDA ROMÃO NOMEIA NOVOS NOMES DE SUA EQUIPE DE GOVERNO



Prefeita Alda Romão, Nomeia mais dois secretários três coordenadores e um secretário adjunto, ainda montando sua equipe de governo como já mencionamos anteriormente, a prefeita segue nomeando sua equipe conforme segue descrito abaixo:



Publicado no Diário da FEMURN dia 10 de janeiro a Prefeita assinou as seguintes Portarias:



Portaria 024/2017 GP “Nomeação”

SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Michel Platiny Simplício Cardoso;



Portaria 025/2017 GP “Nomeação”

COORDENADOR DO CADASTRO ÚNICO / BENEFÍCIOS / PBF E VIGILÂNCIA SOCIAL: Alan Gleyson da Silva;



Portaria 026/2017 GP “Nomeação”

COORDENADORA DE GESTÃO DO SUAS: Elania Cristina dos Santos;



Portaria 027/2017 GP “Nomeação”

SECRETÁRIO ADJUNTO DE TURISMO E MEIO AMBIENTE: Luiz da Silva;



Portaria 028/2017 GP “Nomeação”

COORDENADOR DE MEIO AMBIENTE: Alexandre Magno da Silva Matias;



Portaria 029/2017 GP “Nomeação”

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO: Juliana Felisberto Cardoso da Silva Assis;