KitanaFest

KitanaFest

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

VIÚVA DE HOTELEIRO MORTO É PRESA SUSPEITA DE SER MENTORA DO CRIME

A viúva do empresário Ademar Miranda, morto a tiros no dia 7 de junho, foi presa nesta quinta-feira (8) suspeita de ser a mentora do crime. Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vão passar detalhes da prisão em coletiva de imprensa ainda nesta quinta.
Ademar Miranda tinha 58 anos e era proprietário de um hotel na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Ele foi morto na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na noite de 7 de junho. Ele estava dirigindo quando dois homens se aproximaram do carro dele e efetuaram os disparos.
No dia 31 de agosto, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou dois vídeos com imagens de um homem suspeito de ter envolvimento no assassinato do empresário.No primeiro, Ademar entra no bar e se senta para consumo. Em seguida, aparece o suspeito, que entra e sai do estabelecimento sem adquirir nada. No segundo vídeo, o suspeito aparece em frente ao bar. Com um celular, ele registra imagens do local e vai embora.

RENAN COMANDA PRIMEIRA SESSÃO DO SENADO APÓS SER MANTIDO NA PRESIDÊNCIA


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comanda hoje (8) a primeira sessão no plenário da Casa após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de mantê-lo no cargo de presidente. Renan chegou ao Senado no final desta manhã e seguiu direto para o plenário onde abriu sessão deliberativa extraordinária sem fazer comentários sobre a decisão tomada ontem (7) pelo Supremo.

O plenário do Senado realiza sessão plenária em que debate requerimentos que pedem a retirada de urgência do projeto de lei sobre abuso de autoridade. Também hoje o Senado realiza a primeira sessão de discussão em segundo turno sobre a PEC do Teto dos Gastos Públicos.

Ontem (7), por 6 votos a 3, o STF decidiu manter o presidente do Senado na presidência do Senado, derrubando liminar do ministro Marco Aurélio Mello, que havia determinado o afastamento do senador da presidência da Casa. Com a decisão da maioria da Corte, Renan Calheiros fica impedido somente de assumir a Presidência da República em caso de viagem do presidente Michel Temer, por exemplo.

Na tarde de ontem, enquanto o Supremo decidia sobre a permanência ou não de Renan à frente da Casa, o parlamentar procurou manter a rotina de normalidade no cargo permanecendo em seu gabinete, onde recebeu representantes de centrais sindicais.

As sessões do Senado marcadas para terça (6) e quarta-feira (7) foram canceladas em função das discussões sobre a decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello e do julgamento no STF . O cancelamento das sessões pode prejudicar a contagem de prazo para a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, conhecida como PEC do Teto dos Gastos.

A questão sobre a permanência de Renan no cargo foi motivada por uma ação original pela Rede Sustentabilidade. O partido pediu ao Supremo que declare réus – pessoas que respondem a ação penal – impedidos de ocupar cargos na linha de substituição do presidente da República, formada pelos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do STF.

BAR NA ZONA SUL DE NATAL É ALVO DE ARRASTÃO; SUSPEITO, TAXISTA É PRESO

Criminosos fizeram um arrastão na noite desta quarta-feira (7) em um bar na Zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Militar, pelo menos dez pessoas foram rendidas e tiveram pertences roubados. Quatro suspeitos foram presos em flagrante. Entre eles há um taxista, que segundo a PM ajudou na fuga.

O crime aconteceu em um bar em Ponta Negra. Segundo a PM, os criminosos roubaram os pertences dos clientes e as bebidas do bar. O dono do estabelecimento, que não quis ser identificado, relata os momentos de terror. “Eles entraram e mandaram todo mundo deitar no chão. Levaram tudo do bar e das vítimas”, contou.
Segundo a PM, os homens chegaram em um táxi, estratégia usada para não levantar suspeitas. Na fuga, roubaram dois carros dos clientes e fugiram em direção à Via Costeira, onde o taxista esperava os comparsas. No local, eles abandonaram os carros roubados e continuaram a fuga no táxi. A polícia perseguiu e prendeu dois homens e o taxista. Nesta quinta-feira (8), o quarto suspeito foi preso em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
As armas usadas no assalto e os pertences das vitimas foram recuperados.
*G1

MPE PEDE CASSAÇÃO DE MARCONI BARRETTO E ZÉLIA SANTOS EM CEARÁ-MIRIM/RN

O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do prefeito eleito do município de Ceará-Mirim, Marconi Barretto (PSDB) e a vice-prefeita, Zélia Pereira dos Santos (PSDB), por fraudes eleitorais praticadas no último dia 1 de outubro, sendo o MPE, véspera das eleições municipais, tendo como testemunha a juíza eleitoral da 6ª Zona, Valentina Maria Helena de Lima.
O processo pede a investigação, cassação de diploma eleitoral, perda de mandato eletivo, além da possibilidade de tornar inelegíveis cinco pessoas por oito anos. Na ocasião, candidatos à prefeitura de Ceará-Mirim declararam apoio em provas nos autos do processo, sobre a união de candidatos, que superou o candidato Júlio César, líder nas pequisas de intenção de voto até a reta final.
A ação de investigação judicial eleitoral, por meio do processo nº 0000747-09.2016.6.20.0006, solicita que sejam investigados, além de Marconi Antônio Praxedes Barreto e Zélia, Renato Martins, candidato a prefeito do município nas últimas eleições, e seu candidato a vice-prefeito, Renato Coutinho, além do atual prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Marcos de Abreu Peixoto. A ação pede ainda a suspensão dos direitos políticos de Antônio Peixoto, Renato Martins e Renato Coutinho.
Atualmente o processo está com o juiz João Henrique Bressan de Souza, da 1ª Vara Cível de Ceará-Mirim, pois a juíza da 6a Zona Eleitoral, Valentina Maria Helena de Lima Damasceno declarou-se impedida de atuar no processo pelo fato de ter prestado depoimento como testemunha no Procedimento Preparatório do MPE, que está ligado a esta Ação de Investigação Judicial Eleitoral.

GOVERNO ESTABELECE MEDIDAS PARA REPASSE DE MULTAS DA REPATRIAÇÃO AOS ESTADOS

O presidente Michel Temer se reuniu, na noite desta quarta-feira (7), com governadores de dez estados para discutir a formulação de acordo para repasse aos estados de parte das multas arrecadadas com a repatriação de recursos do exterior. Para viabilizá-lo, os líderes se comprometeram com a adoção de medidas de ajuste fiscal, chamado de “Pacto de Austeridade pela Retomada do Crescimento”.
O Pacto prevê que os governos enviem às assembleias legislativas alterações no regime fiscal, de modo que se estabeleça um teto de gastos para os próximos dez anos, assim como o reforma nas aposentadorias nos estados para a aumentar a contribuição previdenciária dos servidores até 2019.
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), avaliou que a adoção dessas medidas contribuem para a saúde financeira dos estados e são parte do pacto pela austeridade e retomada do crescimento.
"Há uma necessidade muito grande de se fazer um ajuste fiscal, de reduzir o custo da máquina pública. Ao mesmo tempo, as medidas do pacto vão garantir sustentabilidade às previdências estaduais que hoje drenam bastantes recursos públicos e colocam em risco a aposentadoria dos servidores no futuro. Um grande pacto pelo País que vai garantir confiança para a retomada do desenvolvimento nacional", afirmou.
Rollemberg disse ainda que a assinatura do acordo deve ocorrer ainda este mês."É muito importante que a liberação desse recursos se dê o mais rápido possível, ainda em dezembro, a tempo dos governadores cumprirem compromissos muito importantes nos seus estados com o pagamento dos servidores públicos", ponderou Rollemberg.
Ele ainda esclareceu que, com a liberação dos recursos captados pela regularização dos ativos, os governadores pretendem retirar as ações movidas no Supremo Tribunal Federal (STF) em que pleiteiam o repasse de um percentual dos valores arrecadados.
"O pagamento dos recursos oriundos da multa da repatriação já faria com que as ações perdessem sentido. Mas deverá haver uma formalização desse acordo e a solicitação do encerramento da questão juridicamente porque estamos resolvendo politicamente a questão", afirmou.
Também estiveram presentes na reunião com o presidente Temer o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e os governadores Fernando Pezão (PMDB-RJ), Tião Viana (PT-AC), Rui Costa (PT-BA), Ricardo Coutinho (PSB-PB), Renan Filho (PMDB-AL), Flávio Dino (PCdoB-MA), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Marcelo Miranda (PMDB-TO) e Wellington Dias (PT-PI).

SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE: "MOTOCENTER" DOA CAMISAS AOS MOTOTAXISTAS DA CIDADE

 A  MotoCenter situada a Rua José bezerra em São José do Campestre,em um ato de parceria doa aos Mototaxistas da Cidade camisas, com slogan e propagando do seu comercio ajudando e apoiando o serviço dos mesmos, identificando-os e dando ainda mais credibilidade aos seus serviços.

Parabéns aos amigos que fazem a MotoCenter em São José do Campestre.





PM APREENDE ADOLESCENTE SUSPEITO DE INCEDIAR CARRO EM SÃO JOÃO DO SABUGI

A Polícia Militar apreendeu na manhã desta quinta-feira (8) um adolescente suspeito de atear fogo em um veículo da Prefeitura Municipal de São João do Sabugi, na noite de ontem (7), na região Seridó. 
Segundo a polícia, por volta das 20h30 moradores relataram o incêndio do automóvel que estava no pátio da prefeitura. Um carro-pipa da própria prefeitura foi utilizado para conter o fogo, mas o veículo ficou completamente destruído.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), após o ato infracional a PM intensificou o patrulhamento e conseguiu identificar e localizar o menor, que confessou a ação.
Segundo a Sesed, o adolescente é usuário de entorpecentes e já cometeu outros atos infracionais. O menor apreendido foi conduzido em flagrante à Delegacia de Polícia Civil e ficou à disposição da Justiça.

SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE: INSEGURANÇA, CRIMINOSOS ARROMBAM SEDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Bandidos entraram pelos fundos do prédio
A falta de segurança pública, está em todos recantos do nosso estado. No município de São José do Campestre, a insegurança está acima da média estadual, se não bastassem, todos os dias os registros de assaltos e roubos de celulares, motos, dinheiro, residências,etc.        

Ontem à noite, os meliantes foram mais ousados, arrombaram a sede do Ministério Público, da comarca, localizada à Rua Senador Georgino Avelino, no centro da cidade.

No momento, aguardasse a chegada do ITEP para fazer a perícia e avaliar os possíveis danos ao patrimônio público.

*OPARALELO

MOTOCICLISTA É EXECUTADO A TIROS NO BAIRRO DE IGAPÓ, NATAL/RN

Crime foi registrado na noite desta quarta-feira (07); suspeitos também estavam em motos
Um homem identificado como Severino Luciano das Naves, de 41 anos foi perseguido e morto na noite desta quarta-feira (07), na rua Júpiter, no conjunto Cidade do Sol, no bairro Igapó, zona Norte de Natal. Segundo a polícia os suspeitos do crime estavam de motocicletas no momento do assassinato.
De acordo com testemunhas Severino estava bebendo em um bar na Avenida Tomaz landim e depois de uma discussão resolveu ir embora, mas foi seguido e executado logo depois. Os autores usaram pistolas para matar a vítima.
A Divisão de Homicídios recolheu dados sobre o fato e deverá começar a ouvir pessoas ligadas a Severino ainda esta semana.

EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU, IDOSA DE 83 ANOS É PRESA ACUSADA DE HOMICÍDIO NA CIDADE DE MONTE ALEGRE

A polícia Civil prendeu uma idosa identificada como sendo, Querubina Lourenço Teixeira (viúva), de 83 anos de idade, a mesma foi presa através de mandado de prisão Nº 144.2015/002095-0, onde é acusada de ser mandante de um assassinato ocorrido no ano de 2014 na cidade de Monte Alegre. A prisão aconteceu em São José de Mipibu, mas foi efetuada por policiais de Monte Alegre.
A idosa foi condenada a cumprir uma sentença de 8 (oito) anos de prisão. Além de dona Querubina, outra pessoa também foi presa através de mandado de prisão por envolvimento no mesmo caso.

DECISÃO DO STF DE MANTER RENAN É VISTA COMO VITÓRIA PELO PLANALTO

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de manter Renan Calheiros (PMDB-AL) no comando do Senado representou uma vitória do Palácio do Planalto, que atuou para salvar o aliado desde segunda-feira (5) logo após a liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello.
Mantido no cargo, Renan telefonou para o presidente Michel Temer e confirmou para a próxima terça-feira (13) a votação do segundo turno da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita os gastos públicos e é considerada um dos pilares do ajuste fiscal. Também está na pauta a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
O Planalto tenta ainda desconstruir a tese de que houve um "acordão". "Não é acordão, mas entendimento entre Poderes", disse um auxiliar.
Temer estava satisfeito com a "retomada da normalidade institucional", que considera fundamental para devolver estabilidade política ao País e criar condições para o crescimento.
A fórmula encontrada pelo Supremo foi costurada com a ajuda do Planalto, ao longo de terça-feira, 6, quando Renan, depois de se recusar a receber a notificação para se afastar da presidência do Senado, se reuniu com o presidente.
O líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), disse que a decisão do Supremo foi muito positiva. "A partir de agora as votações ocorrerão sem sobressaltos", afirmou. "Claro que tudo isso deixa sequelas, mas é muito bom ter essa questão resolvida de forma razoável." Para um assessor do presidente, o importante é afastar o clima de crise entre os Poderes. "Na política, vaca voa."
A equipe de Temer também avalia que o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), "contribuiu muito" para o desfecho do imbróglio. "Eu advoguei neste caso em meu desfavor e procurei ajudar para que não houvesse ruptura entre os Poderes", afirmou Viana.
O governo mandou emissários para conversar com o petista para que, caso assumisse o lugar de Renan, garantisse a votação da PEC do Teto no dia 13. O senador deu sinais de que não atrapalharia os planos do Executivo, apesar da pressão do seu partido.
TV ligada. Temer estava em seu gabinete, no terceiro andar do Planalto, acompanhando a votação com a TV ligada, entre uma audiência e outra. Em todas as conversas, reiterou que a decisão do STF foi "a mais acertada", já que a garantia da votação da PEC do Teto é "fundamental para o País".
O presidente insistiu em que o momento é de "atravessar a ponte" e tentar sair da recessão. Se a decisão não fosse essa, a avaliação era de que poderia haver um baque no mercado, com queda das bolsas, nova alta do dólar e fuga de investidores. Mais cedo, ao sair de uma cerimônia, Temer já havia dito que "seguramente" a PEC seria votada na Terça-feira.
Críticas
O governo considerou "excessiva" a liminar de Marco Aurélio Mello afastando Renan do cargo. A decisão monocrática, segundo assessores, provocou instabilidade "inaceitável" e "desnecessária". Isso porque Temer não pretende viajar para o exterior, o que o obrigaria a transmitir o cargo para seu sucessor.
Mesmo em caso de ausência, o segundo na linha sucessória seria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A única viagem que poderia ocorrer até a saída de Renan do cargo, em fevereiro, seria para Davos, entre 16 e 20 de janeiro, mas não há previsão na agenda.

VAGAS DE EMPREGO, NÃO FIQUE DE FORA!!!

VENDEDORA – Feminino (Empresa de engenharia) - Ensino médio completo ou Superior cursando, conhecimento em informática, excelente apresentação pessoal e profissional, possuir carro ou moto e experiencia na função de Vendedora ou na área comercial.  Entrevistas dia 08/12/2016 as 14:00.

CAMAREIRA – Feminino (Hotel) - A partir do ensino fundamental completo, com experiencia comprovada na carteira de trabalho na função de Camareira. Pegar o encaminhamento em nosso escritório comprovando a experiencia ate a quinta feira 08/12/2016. A entrevistas será no dia 09/12/2016 as 09:00.

ASG – Masculino (Hotel Via Costeira) A partir de Ensino fundamental e experiência na função de ASG disponibilidade de horário. Entrevistas dia 08/12/2016 as 10:00.

TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO – Masculino (Hotel Via Costeira) A partir de Ensino fundamental e experiência na função de Técnico de Refrigeração. Entrevistas dia 08/12/2016 as 10:00.

CAMAREIRA – Feminino (Motel) - Ensino médio completo, experiencia na função de Camareira.  Entrevistas dia 08/12/2016 as 14:00.

PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS / PNE – Ambos (Empresas) Ensino médio completo ou Superior cursando,  conhecimento em informática, cursos nas áreas, com ou sem experiência. Necessário possuir o Laudo médico ou o do INSS como portador de necessidades especiais. Entrevistas dia 08/12/2016 ás 09:00.

VENDEDOR EXTERNO – Ambos (CURSO PROFISSIONALIZANTE) A partir de Ensino médio e experiência na função de Vendas ativo, boa comunicação. Entrevistas dia 08/12/2016 as 09:00.

COZINHEIRO – Masculino (Restaurante em Hotel) A partir de Ensino fundamental e experiência na função de cozinheiro. Entrevistas dia 08/12/2016 as 14:00.

ASG – Masculino (Pizzaria em Ponta Negra) A partir de Ensino fundamental completo, com ou sem experiência na função. Disponibilidade para trabalhar de 16:00 ás 00:20. Entrevista dia 08/12/2016 ás 15:00.

SUPERVISOR - Masculino (Shopping) Ensino médio completo, preferência por candidatos com superior cursando ou completo, conhecimento em informática e experiência  na função de Gerente, Supervisor ou Coordenador na área de A&B. Entrevistas dia  08/12/2016 às 16:00.

GERENTE - Masculino (Restaurante) Ensino médio completo, preferência por candidatos com superior cursando ou completo, conhecimento em informática e experiência  na função de Gerente, Supervisor ou Coordenador na área de A&B. Entrevistas dia  08/12/2016 às 14:00.

LANTERNEIRO - Masculino (Empresa de transportes) Experiência comprovada em carteira de trabalho na função de Lanterneiro. Entrevistas dia 08/12/2016 às 08:00 ou às 14:00.

MOLEIRO -  Masculino (Empresa de transportes) Experiência comprovada em carteira de trabalho na função de Moleiro. Entrevistas dia 08/12/2016 às 08:00 ou às 14:00.

AUXILIAR DE COZINHA – Masculino (SANDUICHERIA) A partir de Ensino fundamental completo com ou sem experiência na função de Auxiliar de Cozinha. Entrevistas dia 08/12/2016 as 14:00.

COSTUREIRA - Feminino (Pronta Entrega) A partir de Ensino fundamental  completo, com experiência em maquina de costura piloto. Entrevista mediante agendamento com a Gerente da Empresa. Pegar a carta para entrevista dia 08/12/2016 das 09:00 as 13:00.

COZINHEIRO – Masculino (Midway mall) A partir de Ensino fundamental completo, experiência comprovada na carteira de trabalho na função de cozinheiro. Entrevistas dia 08/12/2016 as 09:00.

ASG – Masculino (Pizzaria) A partir de Ensino fundamental completo, cursos na área, com ou sem experiência na função de ASG. Trabalhar das 16:00 as 00:20. Necessário possuir carro ou moto para voltar para casa no término do expediente. Entrevistas dia 08/12/2016 ás 09:00.

CUMIM
 – Masculino (Pizzaria) A partir de Ensino fundamental completo, cursos na área, com ou sem experiência na função de Auxiliar de Pizzaria. Trabalhar das 16:00 as 00:20. Necessário possuir carro ou moto para voltar para casa no término do expediente. Entrevistas dia 08/12/2016 ás 09:00.

ATENDENTE
 – Masculino (Pizzaria) A partir de Ensino fundamental completo, cursos na área, com ou sem experiência na função de Auxiliar de Pizzaria. Trabalhar das 16:00 as 00:20. Necessário possuir carro ou moto para voltar para casa no término do expediente. Entrevistas dia 08/12/2016 ás 09:00.

AUXILIAR DE PIZZARIA
 – Masculino (Pizzaria) A partir de Ensino fundamental completo, cursos na área, com ou sem experiência na função de Auxiliar de Pizzaria. Trabalhar das 16:00 as 00:20. Necessário possuir carro ou moto para voltar para casa no término do expediente. Entrevistas dia 08/12/2016 ás 09:00.

OPERADOR DE CAIXA
 – Masculino (Pizzaria) A partir de Ensino médio completo, cursos na área, com ou sem experiência na função de Operador de caixa. Trabalhar das 16:00 as 00:20. Necessário possuir carro ou moto para voltar para casa no término do expediente. Entrevistas dia 08/12/2016 ás 09:00.

AUXILIAR DE COZINHA - 
Masculino (Pizzaria) A partir de Ensino fundamental completo, cursos na área, com ou sem experiência na função de Auxiliar de Pizzaiolo. Trabalhar das 16:00 as 00:20. Necessário possuir carro ou moto para voltar para casa no término do expediente. 08/12/2016 ás 09:00.

*MULTRH

FIERN E UFRN ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICO-SIENTÍFICO


A FIERN e o SENAI assinaram nesta quarta feira (7), na Casa da indústria, acordo de cooperação técnico-científico, visando o desenvolvimento de pesquisa científica e aplicada, serviços laboratoriais e transferência de tecnologia no segmento industrial. Inicialmente serão contemplados com o convênio as indústrias do setor de alimentos e bebidas, como sorvetes, panificação, doces, água mineral, entre outros.

Participaram da solenidade o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, o diretor de Inovação da FIERN, Djalma Barbosa Júnior, a diretora do SENAI, Roseanne Azevedo, o superintendente do SESI, Juliano Martins, a superintendente do IEL, Maria Angélica, o superintendente de Estratégias e Articulação, Hélder Maranhão, o diretor do Centro SENAI Clóvis Motta, Genildo Peixoto, e a gerente da Unidade de Desenvolvimento de Negócios do SENAI, Etienne Lima.

Pela UFRN estiveram presentes a reitora Ângela Paiva, a chefe de gabinete, Célia Ribeiro, o pró-reitor de pesquisa, Josué Vítor, e o professor Marciano Furukuwa.

Esse convênio é desdobramento do relacionamento estreito entre as duas instituições, que agora partiram para realizar um trabalho concreto, aproximando academia e iniciativa privada. É a primeira ação da Secretaria de Gestão de Projetos da universidade, criada este ano com intuito de desenvolver trabalhos em parceria com outras instituições.

“O país precisa nesse momento de crise e dificuldades de integrações como esta que estamos concretizando aqui”, disse o presidente da Federação das Indústrias. “Não existe outra saída, existem amarras, mas temos conseguido avançar”, afirmou.

Para Amaro Sales, a FIERN e a UFRN estão dando exemplo de como enfrentar a crise com trabalho e criatividade e sugeriu que os poderes e instituições potiguares poderiam sentar e buscar saídas para a grave crise vivida pelo estado.

A reitora disse que a assinatura desse convênio pioneiro, através da Secretaria de Gestão de Projetos, significa a consolidação de uma meta da sua gestão em 2016. Ela saudou a ampliação da interlocução com a FIERN e disse que o objetivo é fazer o mesmo com outras entidades que representam as classes produtivas.

Ângela Paiva defendeu uma maior abertura da UFRN para a sociedade. “A universidade não pode ser uma ilha”, disse, acrescentando que o conhecimento é para se transformar em produtos para a população e não ficar apenas no papel. “Estamos aqui para somar e avançar”, afirmou ela. Segundo a reitora, existe uma grande invisibilidade dos projetos e ações que a UFRN tem para oferecer à sociedade.

O diretor de Inovação da FIERN, Djalma Barbosa Júnior, explicou que o convênio assinado hoje era fruto de várias reuniões entre as equipes técnicas da FIERN e da UFRN, que identificou o trabalho a ser feito, na área de alimentos. “Este é um passo importante, existe um campo fértil e vasto para atuação”, disse.

TRF NEGA PEDIDO DE REVOGAÇÃO DA PRISÃO DA ESPOSA DE SÉRGIO CABRAL


O desembargador federal Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) negou ontem (7) habeas corpus que pedia a revogação da prisão da ex-primeira dama do estado do Rio de Janeiro Adriana Ancelmo, detida no Complexo Penitenciário de Bangu. Esposa do ex-governador Sérgio Cabral, que também está preso no complexo, ela foi presa preventivamente na última terça-feira (6), acusada de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

A defesa de Adriana Ancelmo alegou que ela não oferece riscos à ordem pública nem às investigações da Operação Calicute. Além disso, é mãe de dois filhos menores de idade que estão desamparados, já que o pai, Sérgio Cabral, também está preso em Bangu. O desembargador também negou a prisão domiciliar à ex-primeira dama.

O magistrado, no entanto, considerou que a prisão é necessária porque “o crime de organização criminosa, como o narrado na representação e nos autos” deve ser tratado com “a gravidade legalmente determinada. Em outras palavras: a repressão à organização criminosa que teria se instalado no governo do estado do Rio de Janeiro há de receber deste Juízo Federal o rigor previsto no Ordenamento Jurídico nacional e internacional, sem perder de vista a obediência inafastável do devido processo legal”, disse o desembargador em seu despacho.

Ontem, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região também negou a libertação de mais dois réus da Operação Calicute: Hudson Braga, ex-secretário estadual de Obras, e Carlos Miranda, ex-assessor de Cabral.

ERRO: GLOBO VOLTA ATRÁS E "READMITE" ELIMINADO DO THE VOICE

Rafah disse que votação deveria ser anulada
Eliminado do “The Voice Brasil” na última quinta-feira (1), Rafah voltará ao reality. O rapaz alegou ter sido prejudicado por causa de um erro da produção, que, por sua vez, decidiu dar uma nova chance ao músico.
Durante sua apresentação, o programa colocou o número do cantor na tela, mas com o nome e a foto de seu adversário, Luan Douglas. O problema durou alguns segundos, mas gerou comoção nas redes sociais.
Rafah estará presente na próxima fase, “Remix”, que será exibida no dia 15, segundo o jornal “O Globo”.
Anteriormente, o rapaz revelou que o diretor geral da atração não cogitava alterar o resultado.
“Na minha opinião, um tipo de erro como esse anularia a votação. O [diretor geral] Creso me ligou para dizer que o erro não influenciou no resultado final e que eles não poderiam me dar uma nova chance. Para mim, a Globo assumiu o erro quando me ligou”, desabafou ao jornal “O Dia”.

GOVERNO RECUA NA REFORMA DA PRESIDÊNCIA E RETIRA BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES

O Globo
Um dia depois de anunciar sua proposta de reforma da Previdência Social, o governo já fez o primeiro recuo. Depois de reunião com o ministro da Defesa, Raul Jungman, o presidente Michel Temer comunicou à equipe econômica que bombeiros e policiais militares ficarão de fora das mudanças no regime de aposentadorias do país.
Essas duas categorias hoje são beneficiadas por regimes especiais e têm forte impacto sobre as contas dos estados. Por isso, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma era abrangente e só deixava de fora as Forças Armadas. No entanto, diante de pressões políticas, o Planalto decidiu deixar bombeiros e PMs para serem tratados num projeto à parte.
Nos bastidores, interlocutores do Planalto admitiram que o governo não quer correr o risco de se indispor com esses servidores num momento de tensões políticas, em que ocorrem manifestações nas ruas do país.

MAGNÍFICO: ASTRONAUTA PUBLICA FOTO DA COSTA POTIGUAR VISTA DO ESPAÇO

O astronauta francês Thomas Pesquet, que está a bordo da Estação Espacial Internacional desde o dia 17 de novembro, publicou nesta quarta-feira uma imagem da costa brasileira vista do espaço. A foto mostra a foz do Rio Apodi, no Estado do Rio Grande do Norte. Em sua conta no Twitter, Pesquet disse: “Olá, Brasil. Vocês têm uma costa maravilhosa e a foz desse rio como um vitral chamou a atenção dos meus olhos”. A imagem de Pesquet no Twitter já tinha mais de 1,5 mil compartilhamentos poucas horas depois da publicação. Veja a seguir outras imagens do espaço divulgadas pelo astronauta.
Foto: Thomas Pesquet/ESA/Nasa

CARRO DA PREFEITURA DA CIDADE DO SERIDÓ POTIGUAR É INCENDIADO

Um carro da Prefeitura de São João do Sabugi, cidade da região Seridó potiguar, foi incendiado na noite desta quarta-feira (7). A Polícia Militar ainda investiga as causas do incêndio e não descarta a possibilidade de um ataque criminoso. As chamas destruíram o automóvel, um Fiesta. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a PM da cidade, o veículo estava estacionado no pátio interno da prefeitura. “Populares ajudaram a conter as chamas. Recebemos a denúncia por volta das 20h30”, relatou um dos soldados da corporação. O policial disse que as imagens das câmeras de segurança serão analisadas. O fogo foi contido com a ajuda de um carro-pipa da prefeitura.

AERONAVE CAI E DEIXA MORTOS EM MANAUS

Cinco pessoas morreram após a queda de um avião de pequeno porte na reserva ambiental do Mindu, em Manaus (AM). A aeronave modelo Embraer 721 D, com capacidade para 8 pessoas, decolou do aeródromo de Flores por volta de 8h e seguia para o município de Novo Aripuanã. A queda ocorreu logo após a decolagem.
Segundo o tenente João Filho, do Corpo de Bombeiros de Manaus, seis pessoas estavam no avião, entre elas uma criança. “Quatro passageiros, inclusive a criança, ficaram entre os escombros e morreram com a colisão e com o incêndio que ocorreu, morreram carbonizadas. O piloto foi arremessado para fora da aeronave e ficou a uns dez metros de distância”, ressaltou João Filho.
Jefferson Luiz Janzen foi socorrido em estado gravíssimo e encaminhado ao Hospital 28 de Agosto, com 99% do corpo queimado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Os outros ocupantes da aeronave eram João Frederico, Henrique Tiez Neto, Ruan Lemos, Ana Alice Gomes e o comandante João Jerônimo.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já realizou perícia e está investigando as causas do acidente. Entretanto, já adiantou que não foi encontrado nenhuma irregularidade com a matrícula da aeronave.

PREFEITURA DE PARNAMIRIM REALIZA PAGAMENTO DE SERVIDORES NESTA QUINTA


A Prefeitura de Parnamirim anuncia, para esta quinta-feira (8), o pagamento dos salários dos servidores que atuam nos programas federais de Vigilância Sanitária, CRAS, Agentes comunitários de saúde, além dos pensionistas e servidores que ganham entre R$ 2.701,00 e R$ 4.000,00. 

No caso específico dos servidores que dependem dos recursos oriundos do Fundeb, recebem até o dia 10, conforme o calendário já divulgado pelo município.

COMÉRCIO DE RUA VAI ABRIR AOS DOMINGOS DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO


O comércio de rua da capital potiguar amplia o horário de funcionamento para atender a demanda das vendas de fim de ano. A partir deste domingo (11), as principais lojas do Centro da Cidade e do Alecrim ficarão aberta aos domingos.  

O horário será das 08 às 16h no Centro da Cidade e das 09 às 15h no Alecrim. Por se tratar de um período atípico de funcionamento, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal solicitou a Secretaria Estadual de Segurança Pública reforço no policiamento das áreas com o objetivo de dar mais tranqüilidade para quem vai comprar e para quem vai trabalhar.

Os grandes magazines do centro da cidade informaram o horário de funcionamento:
Riachuelo - 08 às 17hs
Renner - 08 às 16hs
C&A - 08 às 16hs
Americanas - 08 às 16hs

RENAN DIZ QUE DECISÃO DO STF EM MANTÊ-LO NA PRESIDÊNCIA FOI "PATRIOTICA"


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), considerou "patriótica" a decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) que o manteve no cargo mesmo após ele ter se tornado réu em processo aceito pela Corte.

“É com humildade que o Senado Federal recebe e aplaude a patriótica decisão do Supremo Tribunal Federal. A confiança na Justiça brasileira e na separação dos Poderes continua inabalada”, disse o senador, em nota.

No documento, Renan afirma que “o que passou não volta mais” e que os Poderes ultrapassaram “outra etapa da democracia com equilíbrio, responsabilidade e determinação para conquista de melhores dias para sociedade brasileira”.

Mais cedo, por 6 votos a 3, o STF decidiu manter o presidente do Senado no cargo derrubando liminar do ministro Marco Aurélio, que havia determinado o afastamento do senador da presidência da Casa.

Com a decisão da maioria da Corte, Renan Calheiros fica impedido somente de assumir a Presidência da República em caso de viagem do presidente Michel Temer, por exemplo.

A questão sobre a permanência de Renan no cargo foi motivada por uma ação original movida pela Rede Sustentabilidade. O partido pediu ao Supremo que declare réus – pessoas que respondem a ação penal – impedidos de ocupar cargos na linha de substituição do presidente da República, formada pelos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do STF.

Votaram pelo afastamento de Renan do cargo o relator, Marco Aurélio, e os ministros Edson Fachin e Rosa Weber. Celso de Mello, Dias Toffoli, Teori Zavascki, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram contra. A decisão mantém Renan Calheiros na presidência do Senado, mas ele não pode mais substituir o presidente da República.

CÂMARA APROVA TEXTO-BASE DE MP DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (7) por 263 votos a favor, 106 contra e três abstenções o texto-base da medida provisória (MP 746/16) que reestrutura o ensino médio.
A medida, entre outras coisas, ampliou de 50% para 60% a composição do currículo da etapa de ensino preenchido pela Base Nacional Comum. Os 40% restantes serão destinados aos chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
A votação da MP ocorreu após acordo do líder do governo André Moura (PSC-SE) com deputados da oposição, que obstruíram os trabalhos durante toda a sessão por serem contra o debate do tema por meio de uma medida provisória.
Pela proposta, os deputados aprovariam o texto-base em votação nominal e deixariam para votar, na próxima semana, os destaques ao texto, também em votação nominal. “Em uma matéria tão importante e controversa como essa é importante que a população brasileira saiba como cada deputado votou”, defendeu a vice-líder do PT, Maria do Rosário (RS).
O texto, aprovado no último dia 30 na comissão mista que analisou a matéria, incluiu artes e educação física entre as disciplinas obrigatórias para o ensino médio, suprimidas no texto encaminhado pelo Palácio do Planalto. No caso específico da educação física, no último ano do ensino médio, a disciplina será optativa ao aluno.
Itinerário formativo e notório saber
O projeto prevê ainda que os estudantes poderão escolher a área na qual vão se aprofundar já no início do ensino médio. Foi mantida no texto a permissão para que profissionais com notório saber, ou seja, sem formação acadêmica específica na área, possam dar aulas no ensino técnico e profissional.
A proposta também estabelece uma meta intermediária de ampliação da carga horária para pelo menos mil horas anuais no prazo máximo de cinco anos para todas as escolas do ensino médio. A MP prevê ainda que o governo federal amplie de quatro para dez anos o prazo de repasse de recursos federais aos estados para apoiar a ampliação da carga horária.
Debate
Apresentada pelo presidente Michel Temer em setembro, a MP do Ensino Médio flexibiliza os currículos e amplia progressivamente a jornada escolar. A matéria foi motivo de embates no plenário.
O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que presidiu a comissão especial da Câmara que discutiu a reforma do ensino médio, disse que a mudança na carga horária terá alcance limitado pela falta de recursos. “A proposta traz aumento de 1.400 horas só no enunciado, mas a meta é de 500 mil alunos e somos 8,3 milhões de estudantes. Estamos fazendo duas escolas no país: uma que vai ter tudo e uma que não vai ter nada”, disse.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou a MP e afirmou que a proposta não foi discutida amplamente com professores e estudantes, principais afetados pela matéria. “Qualquer mudança educacional precisa do envolvimento não só do setor docente, mas da valorização de sua formação educacional”, disse.
As críticas foram rebatidas pelo deputado Izalci (PSDB-DF), que presidiu a comissão especial. “A medida provisória pega 90% do texto já discutido pela Câmara e nós aceitamos sugestões da oposição”, disse. “Colocamos R$ 1,5 bilhão para incentivar o início do ensino integral”, acrescentou.
Já o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) afirmou que a MP rompe com um "imobilismo” na discussão de mudanças mais profundas. “O governo faz bem em romper esse imobilismo, esse tema é discutido há mais de 20 anos”, disse.

SUPREMO MANTÉM RENAN CALHEIROS NA PRESIDÊNCIA DO SENADO FEDERAL

Por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (7) manter o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no cargo. A Corte decidiu derrubar a decisão individual do ministro Marco Aurélio, que determinou o afastamento do senador.
Votaram pelo afastamento de Renan do cargo o relator, Marco Aurélio e os ministros Edson Fachin e Rosa Weber. Celso de Mello, Dias Toffoli, Teori Zavascki, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e a presidente, Cármen Lúcia, foram contra. A decisão mantém Calheiros na presidência do Senado, mas ele não pode ocupar mais a linha sucessória presidencial.
Voto do relator
O ministro Marco Aurélio votou para manter sua decisão liminar que determinou o afastamento do presidente do Senado do cargo. Em seu voto, Marco Aurélio criticou o descumprimento da sua decisão pelo Senado e determinou envio da cópia do processo para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que investigue os integrantes da Mesa do Senado que se recusaram a receber a intimação e a cumprir a decisão.
Votos contrários
Durante o julgamento, o ministro Celso de Mello, decano na Corte, esclareceu que não votou pelo afastamento de Renan Calheiros, quando a Corte começou a decidir se réus poderiam ocupar a linha sucessória da presidência da República. Dessa forma, a maioria de votos que justificava a decisão liminar de Marco Aurélio foi desfeita.
Além de votar contra o afastamento de Renan Calheiros, o ministro Teori Zavascki criticou juízes que proferem comentários sobre as decisões de colegas. “Isso causa desconforto pessoal”, disse o ministro. Apesar de não ter citado um caso específico, a manifestação foi motivada pelo comentário feito pelo ministro Gilmar Mendes, que afirmou a um jornalista que Marco Aurélio deveria sofrer impeachment do cargo.
Ricardo Lewandowski acompanhou o argumento do ministro Luiz Fux sobre um prejuízo maior no caso de afastamento imediato de Renan, quando restam menos de 60 dias para o fim do mandato do peemedebista como presidente do Senado.
"Não há nenhuma indicação que o presidente da República venha a ser substituído pelo presidente do Senado num futuro próximo", disse Lewandowski antes de seguir o decano Celso de Mello e votar pelo afastamento de Renan somente da linha sucessória e não do comando do Senado.
Janot
Durante sua sustentação oral, o procurador-geral da República Rodrigo Janot afirmou que “se faz necessário afastar de imediato o senador Renan Calheiros do exercício da nobilíssima função de presidente do Senado da República”. Janot também criticou ainda a postura da Mesa Diretora do Senado, que ontem (6) decidiu não cumprir a liminar que afastou Renan da presidência da Casa.
Defesa do Senado
O advogado do Senado, Alberto Cascais, disse que a Casa não teve a intenção de desafiar o STF ao não cumprir a decisão do ministro Marco Aurélio, que determinou afastamento do presidente da Casa.