KitanaFest

KitanaFest

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

SETURN E PREFEITURA VOLTAM ATRÁS E NÃO VÃO MAIS LEBERAR FROTA DE ÔNIBUS NESTA SEXTA-FEIRA

Depois da Prefeitura do Natal e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos do RN (Seturn) terem confirmado o retorno dos ônibus às ruas da cidade durante a tarde desta sexta-feira (20), eles voltaram atrás na decisão e optaram por não mais colocar os carros em funcionamento.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do RN (Sintro) disse que motoristas e cobradores não se sentiram seguros para voltarem ao trabalho ainda nesta sexta e por isso o funcionamento do serviço só deverá ser retomado no sábado (21), mais ainda não há confirmação neste sentido.
De ontem para hoje, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) utilizou as redes sociais duas vezes para informar a retomada do transporte público, entretanto, em nenhuma das duas a situação veio, de fato, a ocorrer.

COLOCANDO AS MANGAS DE FORA: NOVO SITE DA CASA BRANCA ELIMINA SEÇÕES SOBRE CLIMA, DIREITOS CIVIS E LGBT

Mal o novo presidente americano, Donald Trump, tomou posse, e a Casa Branca já atualizou o seu site com algumas novidades polêmicas. A seção dedicada às mudanças climáticas, bandeira defendida pelo ex-presidente Barack Obama, por exemplo, foi apagada da página oficial, assim como qualquer menção ao aquecimento global. Também não há mais seções no site sobre direitos civis e público LGBT. As informações são da Agência Ansa.
A nova política deve-se ao fato que o novo ocupante da Casa Branca e boa parte do Partido Republicano minimizam os efeitos causados pelas alterações no clima e a necessidade de se investir na chamada “economia verde”.  Por outro lado, a página oficial traz algumas das medidas que o magnata promete adotar como novo presidente dos Estados Unidos.
Entre as iniciativas anunciadas, está a construção de um “escudo espacial” para proteger o país de possíveis “mísseis” lançados por nações como Irã e Coreia do Norte. O Irã inclusive assinou um acordo nuclear com as principais potências do planeta, incluindo os EUA, no qual limita suas atividades atômicas. Acordo esse que Trump prometeu rever.
Além disso, a Casa Branca listou mudanças importantes na política econômica, como a saída dos EUA do Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), formado por 12 nações que reúnem 40% do Produto Interno Bruto (PIB) global.
Trump também pretende renegociar o Nafta, tratado de livre comércio com Canadá e México. “Se os parceiros se negarem, o presidente insistirá em sua intenção de deixar o pacto”, diz a Casa Branca. O objetivo do republicano é criar 25 milhões de postos de trabalho na próxima década e alcançar um crescimento econômico de 4% ao ano.
Outra promessa apresentada pelo site oficial do governo é a de “derrotar o terrorismo islâmico”, classificada como uma “prioridade” da nova administração. “Trabalharemos com os parceiros internacionais para cortar fundos de grupos terroristas e nos empenharemos em uma guerra cibernética para desestabilizar a propaganda”, ressalta a Casa Branca.
O site já conta com o nome e a foto de Trump, além do slogan de sua histórica campanha: “Vamos fazer a América grande de novo”.

MULHERES LEVAM ALIMENTOS PARA PRESOS EM ALCAÇUZ MAIS TEM AÇÃO VETADA PELA SEJUC

Durante a tarde desta sexta-feira (20), mulheres de detentos foram até a entrada da Penitenciária Estadual de Alcaçuz para entregar várias sacolas de alimentos aos internos da unidade, que estão rebelados desde o último sábado (14).
A ‘boa ação’, porém, não foi pra frente devido a intervenção da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc). Segundo a pasta, o Governo não está permitindo entrada de qualquer ítem suspeito na penitenciária desde que o problema foi instaurado.
Essas ações feitas pelas mulheres geralmente são realizadas em dias de visitas, porém, todo e qualquer material que vá entrar na unidade precisa de fiscalização. Como não está sendo possível fiscalizar, a entrada nesta semana não foi liberada.
Desta maneira, a Sejuc e o Governo do Estado estão sendo os responsáveis diretos pela alimentação dos presidiários, fornecendo café da manhã, almoço e jantar diariamente desde que os motins começaram na semana passada.

AGENTES PENITENCIÁRIOS DO RN DECIDEM ENTRAR EM GREVE; MINISTÉRIO PÚBLICO CONSIDERA ATO ILEGAL

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram, em assembleia ontem (19) entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira (25), caso o governador Robinson Faria leve em frente a intenção de contratar, de forma simplificada, 700 pessoas para atuar como agente nos presídios.
A contratação foi uma das medidas anunciadas pelo governador para reagir à crise penitenciária que o estado enfrenta há uma semana – desde o último sábado (14) – e que já deixou 26 mortos no presídio estadual de Alcaçuz.
Facções rivais brigam pelo controle da unidade, como parte da ofensiva nacional do Primeiro Comando da Capital (PCC) para expandir sua área de dominação no país. Ontem, imagens do último confronto foram transmitidas ao vivo durante horas, por diversos veículos de comunicação.
Greve ilegal
Por telefone, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis Lima, disse à Agência Brasil que considera a greve ilegal. “Um concurso público é demorado. Essa contratação é temporária. Nós estamos precisando de agentes agora, hoje. Aliás já estávamos precisando desde antes. Uma greve com esta fundamentação é totalmente desarazoada, além de ser ilegal porque não é possível se pensar em fazer isso agora”.
Segundo o procurador, atualmente seis agentes penitenciários se revezam em turnos para tomar conta do presídio de Alcaçuz, que, antes do conflito entre as facções, aprisionava cerca de 1,2 mil homens. Existe uma ação civil pública movida pela Procuradoria desde 2015 que exige a realização de concurso público, mas ela não foi julgada até o presente momento, conforme Rinaldo Reis.
Demandas
Para o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Rio Grande do Norte (Sindasp-RN) os contratados temporários não podem, legalmente, excercer as atividades determinadas por lei aos agentes penitenciários, portanto a contratação surtiria pouco efeito. “Eles não têm poder de polícia, não podem andar armados, não podem usar o poder punitivo e fiscalizativo interno. E o Estado não está pagando nosso salário em dia, estamos com um mês de atraso. O governo tirou de onde o dinheiro para pagar esses 700 contratados?”, questiona a presidente do Sindasp-RN, Vilma Batista.
Ela sustenta ainda que o estado não tem como oferecer condições mínimas de trabalho aos 700 contratados. “Não temos armas, alojamento, nada para abrigar esse povo todo”.
O sindicato defende a nomeação dos 32 agentes aprovados no último concurso e que ainda não foram chamados, além de um novo concurso. Para Vilma, todos deveriam ser alocados em Alcaçuz como medida emergencial. Ela também rebateu a crítica de que o movimento grevista estaria se aproveitando da crise para defender seus interesses. “A crise envolve a gente também, nós que seguramos nas costas. Se a gente chegou a esse ponto é porque a situação está muito séria”, justifica.
A presidente da categoria também argumenta que vem avisando da fragilidade do sistema há bastante tempo: “desde 2015 estamos em confronto. Não existem grades no presídio desde 2015. Elas nunca foram colocadas. Avisamos da movimentação das facções desde então. Se o Estado tivesse ouvido a gente, não teria acontecido isso”

PRESO EM ALCAÇUZ É BALEADO E RESGATADO PELO CORPO DE BOMBEIROS

Três detentos na penitenciária de Alcaçuz – um deles baleado – foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros por volta das 14h30 desta sexta-feira (20) – 7º dia de rebelião no complexo prisional. A operação ocorreu em um dia em que ambas as facções pareciam pacificadas. No começo da manhã, membros do Sindicato do Crime iniciaram um culto evangélico. Há, portanto, a suspeita que os detentos já estivessem feridos desde a quinta-feira (19), ocasião em que as facções se enfrentaram dentro de Alcaçuz.
Para cumprir a operação os bombeiros precisaram içar uma maca por cima do muro da penitenciária, uma vez que o único portão que dava para a área externa do complexo estava fechado para evitar novas fugas. Em seguida, os presos machucados foram levados ao Walfredo Gurgel para atendimento.
Diante da guerra entre os integrantes do Sindicato do Crime e PCC, 26 mortos foram contabilizados – até agora – desde que a rebelião se instalou na prisão. Nesta sexta-feira, as forças policiais não adentraram o presídio.

PRESOS EM ALCAÇUZ EXIBEM O QUE SERIA "CHURRASCO DE CARNE HUMANA" DE FACÇÃO RIVAL


Tire suas conclusões, se tiver recebido o vídeo. Imagens perturbadoras, preservadas – (em respeito ao leitor), na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal circulam nas redes sociais e assustam. Presos que se dizem representantes da facção Sindicato do Crime do RN assam carne, e em alguns momentos falam em “churrasco do PCC”, citando membros de facção e sinalizando eventual troco após massacre do sábado(14), em que 26 detentos foram mortes de forma cruel.


COM DIREITO A CAIXA DE SOM, DETENTOS FAZEM CULTO DURANTE A MANHA EM ALCAÇUZ

Pouco mais de 24 horas após terem se enfrentado, parte dos detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz realizaram um culto na manhã desta sexta-feira (20).
Os presos contaram com uma boa estrutura para a situação: caixas de som, cadeiras de plástico e até mesmo um violão. Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejuc), todos os ítens são dos próprios detentos.
Durante o culto, eles entoaram cânticos de louvor e fizeram leitura de diversas passagens bíblicas. Por utilizarem a caixa de som, tudo dava pra ser ouvido pela imprensa do alto de uma duna nas proximidades de Alcaçuz.
A crise penitenciária do Rio Grande do Norte já dura sete dias e foi iniciada no último sábado (14). Na próxima Alcaçuz, detentos do Sindicato do RN e do PCC se enfrentaram em meio aos pavilhões. 26 morreram, sendo 15 decapitados. Não houve registro de fugas.

APÓS ATAQUES, COMÉRCIO FECHA AS PORTAS EM NATAL

Entre a noite da quarta-feira, 18, e a tarde desta quinta-feira, 19, 17 veículos foram alvo de atentados em diferentes pontos de Natal (RN) e também no interior. Também há relatos de tiroteios pela capital potiguar e o registro de uma execução em uma das principais avenidas da cidade.
O resultado disso foi o recolhimento os transportes coletivos na capital, sem previsão para o retorno dos ônibus à rua. Pelas vias da cidade há pouca gente circulando, mesmo de carro, cena que se assemelha à que se viu no Estado potiguar quando, em julho e agosto, as facções organizadas ordenaram ataques do lado de fora das cadeias. O comércio também está fechando as portas mais cedo.
Nos pontos de ônibus, é possível ver pessoas caminhando em busca de conseguir algum tipo de transporte. Alguns estabelecimentos públicos e privados também liberaram os funcionários mais cedo. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), por exemplo, autorizou que os funcionários fossem embora mais cedo, às 15h30 no horário local. Foram liberadas todas as unidades de Natal e também da cidade de Caicó, onde se registrou nesta quarta uma rebelião na Penitenciária Estadual do Seridó.
O comércio também funciona parcialmente, como fosse um feriado. O empresário Gabriel Bispo, dono de uma banca na zona leste de Natal, suspendeu o atendimento no horário vespertino desta quinta-feira, 19. Ele enviou um comunicado aos clientes informando sobre o fechamento do estabelecimento, por conta dos ataques que estão acontecendo na cidade.
Bispo afirma que depois de escutar tiros nas Rocas, bairro onde fica sua barbearia, e de saber de um ônibus incendiado na região, preferiu encerrar o expediente. “Melhor fechar do que ficar a mercê disso”, completou.
Também na zona leste, no bairro de Mãe Luíza, o segurança de uma farmácia foi baleado e encaminhado à unidade de saúde local. O estado de saúde do vigilante ainda não foi informado e a polícia vai investigar a motivação do atentado.

APÓS ATAQUES, ÔNIBUS PARAM PELO TERCEIRO DIA EM NATAL

Natal chega nesta sexta-feira, 20, ao terceiro dia em que o funcionamento do sistema de transporte público está afetado. Depois de novos ataques na madrugada, as empresas estão dispensando seus funcionários e suspenderam a circulação das linhas municipais, causando transtornos a cerca de 400 mil passageiros que dependem do serviço.
Mais de 20 veículos já viraram alvos de criminosos em ações que a polícia acredita que estejam ligadas à rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal.
Na madrugada desta sexta-feira, 20, uma garagem voltou a ser invadida na zona norte da capital e mais dois veículos foram queimados. Não há previsão para a retomada da atividade.
A prefeitura informou que a Guarda Municipal foi deslocada para as garagens das empresas para garantir a saída dos veículos com segurança. “Mas devido aos ataques na madrugada, elas resolveram não liberá-los.”
A Polícia Civil informou que, desde a quarta-feira, 18, nove pessoas foram presas com ligação ao atentados ordenados pela facção Sindicato do Crime do RN (SDC). As detenções ocorreram na capital e em Parelhas e Pedro Velho, no interior do Estado.
Segundo o delegado-geral adjunto, Correia Júnior, os casos estão relacionados à decisão de transferência de membros do SDC de Alcaçuz, na noite da quarta.
“Encontramos mensagens nos celulares dos suspeitos com as ordens para o ataque. Em Parelhas, o pedido era para que o CDP (Centro de Detenção Provisória) e a delegacia móvel da cidade também fossem atingidos”, disse.
Diante da situação de insegurança, o governador Robinson Faria (PSD) solicitou e o presidente Michel Temer (PMDB) liberou a atuação do Exército nas ruas da região metropolitana. Em decreto publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, a Presidência prevê que a atuação ocorra até o dia 30 de janeiro.
Apesar de a liberação estar prevista a partir desta sexta, o governo federal acredita que as tropas desembarquem no fim de semana na cidade.
Nesta quinta, o governador classificou como “pequeno confronto” a batalha campal dos presos em Alcaçuz, no sexto de motim na unidade. A briga deixou mortos e feridos, em uma quantidade ainda não mensurada.
“Houve um pequeno confronto pela manhã, mas não evoluiu. Fizemos uma nova checagem e vamos continuar com a tarefa de separar o que é PCC do que é Sindicato. As reações estão acontecendo, mas o governo não vai recuar”, disse.

MENBROS DA FACÇÃO "SINDICATO DO RN" ATEIAM FOGO NA DELEGACIA DA MULHER EM CAICÓ




 
Fotos: Sidney Silva

A Delegacia da Mulher da cidade de Caicó, localizada na Rua Manoel Avelino da Costa, no Bairro Castelo Branco, Zona Leste, foi atacada por membros da facção Sindicato do RN. Eles atearam fogo na unidade por volta das 2 horas da madrugada. As informações são do blogueiro e radialista Sidney Silva.
De acordo com o comunicador, os criminosos arrombaram a porta de trás do prédio e no interior da unidade. Muitos objetos, móveis, portas, computadores e janelas, foram incendiados. Em uma das paredes no interior da Delegacia, os vândalos escreveram a sigla Sindicato do RN, além de “É Nóis”, “Fechadão” e o “Bagulho é Doido”.
Segundo Sidney Silva, durante a noite de quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira (20), este foi o único ataque registrado em Caicó.

GOVERNO PAGA PARTE DE SALÁRIOS DOS SERVIDORES NESTE SÁBADO

O Governo do RN paga neste sábado (21) uma parcela de R$ 4 mil aos servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado que recebem acima de R$ 4 mil, totalizando uma soma de R$ 78,8 milhões.
O complemento dos salários deste grupo, independente do valor, será depositado em breve, a partir da disponibilidade de recursos, encerrando a folha de dezembro.
É importante destacar que o Governo já pagou integralmente os salários de 82% do funcionalismo, incluindo os servidores ativos da Educação, administração indireta que possuem recursos próprios, além de ativos, inativos e pensionistas que recebem até R$ 4 mil.

SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE; HOMICÍDIO


Criminosos ainda não identificados, invadem casa nesta madrugada e executam jovem identificado como Ericles Ramos com tiros de 12 e 380 em São José do Campestre. 
O que mais chamou atenção foi o status da vítima no watts.



APÓS NOVOS ATAQUES, ÔNIBUS NÃO SAEM DAS GARAGENS SEXTA-FEIRA

Após o registro de novos ataques a ônibus na madrugada desta sexta-feira (20), o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Rio Grande do Norte (Sintro) suspendeu a saída dos ônibus das garagens como medida de segurança.
De acordo com a assessoria do Sindicato, não há previsão para que os transportes públicos voltem a circular normalmente.
Na noite de ontem (19), o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), chegou a dizer que os ônibus circulariam normalmente. O prefeito explicou que a Guarda Municipal e a Polícia Militar dariam a segurança necessária para que os ônibus possam sair das garagens e avançarem pelos principais corredores de transporte.
Mas, Junior Rodoviário, presidente do Sintro, afirmou que o acordo para garantir segurança, tanto para os funcionários quanto para os usuários, não foi cumprido e por isso os ônibus não sairiam das garagens.
Na madrugada de hoje, bandidos invadiram a garagem da empresa Reunidas que fica na avenida João Medeiros, zona norte, e atearam fogo em 2 ônibus que ficaram totalmente destruídos.
Devido aos ataques a ônibus em diferentes pontos da cidade, a Secretaria de Mobilidade Urbana, autorizou aos táxis, transporte escolar e veículos credenciados pelo DER a realizarem o serviço de lotação, já que levou os veículos do sistema regular de transporte foram recolhidos as garagens.
Os serviços de lotação deverão cobrar o valor da passagem inteira, ou seja, R$ 2,90, e estão dispensados de cobrar meia passagem.

ÔNIBUS SÃO ATACADOS DURANTE MADRUGADA EM NATAL

A noite da quinta-feira (19) e a madrugada desta sexta-feira (20) foi de novos ataques no Rio Grande do Norte. Um carro foi incendiado na cidade de Currais Novos, localizada na região Seridó, e dois ônibus foram queimados na garagem de uma empresa na zona Norte de Natal.
A Grande Natal amanheceu nesta sexta-feira (20) ainda sem ônibus nas ruas. A decisão foi do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Rio Grande do Norte (Sintro) alegando falta de segurança nos municípios potiguares. Não há previsão para liberação dos transportes públicos

PRESO HOMEM COM MAIS DE 50 MUNICÇÕES QUE SERIAM ARREMESSADAS PARA O PCC EM ALCAÇUZ

Policiais da Força Nacional prenderam em flagrante Italo Gaspar da Costa, 18 anos, com 54 munições que seriam jogadas para integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), que estão detidos na Penitenciária de Alcaçuz, na noite desta quinta-feira (19).
Italo Gaspar foi conduzido para a delegacia de Plantão da Zona Sul e será autuado pelos crimes de organização criminosa e posse ilegal de munição. Ele estava com 54 munições, sendo 26 de calibre 38 e 28 munições de calibre 380. Além das munições, ele foi detido com dois rolos de fitas isolantes que são usadas para embalar os projéteis.

CORPO DO TEORI ZAVASCKI É RESGATADO DE AVIÃO QUE CAIU EM PARATY

O Corpo de Bombeiros já resgatou três dos cinco corpos de dentro do avião que caiu no litoral de Paraty, no sul fluminense, na tarde de ontem (19). Segundo a assessoria de imprensa dos bombeiros, o trabalho de retirada de uma mulher e dois homens, entre eles o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, começou à meia-noite e terminou à 1h40 de hoje (20).
Os três corpos já foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal de Angra dos Reis, que fará a identificação das vítimas. Os bombeiros retomaram às 5h30 os trabalhos de resgate dos outros dois corpos que continuam dentro do avião, de um homem e uma mulher.
O trabalho conta com homens do Grupamento de Busca e Salvamento do Rio de Janeiro, do Quartel dos Bombeiros de Paraty e da Capitania dos Portos.
De acordo com a Polícia Civil, uma equipe de peritos criminais do Instituto de Criminalística Carlos Éboli e de papiloscopistas do Instituto de Identificação Felix Pacheco fazem a perícia e ajudam na identificação dos corpos. A investigação do acidente aéreo está a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) da Aeronáutica.

DETENTOS COLOCAM FOGO EM FÁBRICA DE BOLAS NO PAVILHÃO 3 DE ALCAÇUZ

Os presos membros do PCC atearam fogo no Pavilhão 3 da unidade penitenciária do Alcaçuz na tarde desta quinta-feira (19). Segundo a parente de um dos detentos entrevistada pela equipe do Portal Agora RN, o alvo do incêndio é uma fábrica de bolas, o que justifica a fumaça grossa que está saindo pelo pavilhão.
Enquanto isso, o governador Robinson Faria (PSD), que deveria estar concedendo uma coletiva no Gabinete da Gestão Integrada, continua planejando a operação do BOPE, Batalhão e GOE para entrar dentro de Alcaçuz e separar as facções com um muro humano de agentes policiais. A ação, todavia, ainda não ocorreu. Uma vez que os agentes não têm o costume de adentrar as premissas da penitenciária a noite, ainda não se sabe se a operação seguirá seu curso.

TEMER DECRETA LUTO DE TRÊS DIAS E DIZ: "TEORI ERA HOMEM DE BEM"

BRASÍLIA – Em rápido pronunciamento no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer confirmou há pouco o falecimento do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Ladeado pelos ministros José Serra (Relações Exteriores) e Alexandre de Moraes (Justiça), Temer referiu-se ao acidente com o avião que transportava Teori como um “doloroso acontecimento”. A aeronave caiu hoje à tarde no mar de Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro.
“Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento do ministro Teori Zavascki. Neste momento de luto, manifesto aos familiares do ministro e demais ocupantes do voo meus sentimentos de pesar e associo-me a todos os brasileiros ao lamentar a perda de um homem público exemplar”, declarou Temer. Ressaltou ainda que as ações de Teori eram “a favor do direito e da Justiça” e sempre distinguiram o ministro. “Teori Zavascki era homem de bem”, afirmou Temer, antes de decretar luto oficial de três dias como “uma modesta homenagem” ao magistrado.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, por meio de nota, que a morte do ministro Teori representa uma “grande perda para o País”. “O ministro Teori foi um homem sereno, firme, equilibrado, corajoso e de grande integridade”, diz o texto.
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, também lamentou o acidente por meio de nota. “Com extremo pesar, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, lamenta o trágico acidente que vitimou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki e seus quatro acompanhantes”, diz o documento.
“A trajetória profissional e acadêmica do ministro Teori Zavascki foi um exemplo para todos os brasileiros, marcada pela seriedade e pelo profundo sentimento de Justiça”, conclui a nota.
Reprodução das informações do Estado de S. Paulo

"ESTOU PERPLEXO", DIZ O JUIZ FEDERAL SERGIO MORO SOBRE MORTE DE TEORI ZAVASCKI

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em primeira instância, disse que ficou ‘perplexo’ ao receber a notícia da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, que estava em uma aeronave que caiu na tarde desta quinta-feira (19) em Paraty, no Rio de Janeiro.
De acordo com o G1, Moro lamentou óbito do relator da Lava Jato em nota. “Tive notícias do falecimento do Ministro Teori Zavascki em acidente aéreo. Estou perplexo. Minhas condolências à família. O Ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um heroi brasileiro, exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido Operação Lava Jato. Espero que seu legado de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independentemente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido”, disse o magistrado.

MORRE MINISTRO TEORI ZAVASCKI, VÍTIMA DE QUEDA DE AVIÃO NO RIO DE JANEIRO

O nome ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da operação Lava Jato, constava na lista de passageiros de um avião que caiu em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira, segundo o site de notícias jurídicas Jota. O presidente da República Michel Temer e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram informados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a queda foi próximo à Ilha Rasa. A aeronave teria saído de São Paulo (SP). Confirmado pelo Corpo de Bombeiros, o ministro do Supremo Teori Zavascki faleceu vítima do acidente aéreo no Rio. Ele deve ser velado no STF e será enterrado em Santa Catarina.

CHUVAS TERÃO MAIOR VOLUME NO RN EM 2017, PREVÊ EMPARN

Fevereiro e abril. Estes são os meses em que o estado do Rio Grande do Norte deverá receber chuvas com maiores volumes em 2017. A previsão é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que vê uma variação de 400mm a 600mm ocorrendo nas regiões Oeste e Central do estado potiguar.
Para o Agreste e o Litoral, contudo, as chuvas devem ficar abaixo da normalidade, com uma oscilação entre 200mm e 300mm. Segundo o relatório da empresa, há 40% de chances das chuvas ficarem na média histórica, 35% de possibilidade de ficarem abaixo, e apenas 25% de ficarem acima da média histórica.

PREFEITURA CONFIRMA NORMALIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO NESTA SEXTA-FEIRA

Apesar dos ônibus de transporte público terem sido recolhidos na última quinta-feira (19), por decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN), graças aos ataques e incêndios a veículos que vêm acontecendo por todo o Rio Grande do Norte, a prefeitura de Natal garantiu, através do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) que nesta sexta-feira (20) todo o transporte funcionará normalmente.
Na noite da última sexta, Carlos Eduardo esteve reunido com sua cúpula em contato com o governador Robinson Faria (PSD) para decidirem, junto ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) pela normalização dos meios de transporte público.
O prefeito ainda explicou que a Guarda Municipal e a Polícia Militar darão a segurança necessária para que os ônibus possam sair das garagens e avançarem pelos principais corredores de transporte.