De acordo com Almir
Abuana, sócio-diretor da Trampolim, a Parnamirim Field está operando as
linhas de maneira clandestina. Além disso, os carros que a empresa
disponibilizou para rodar estão, segundo ele, em más condições. “Os
carros estão com pneus carecas e sem vidro de porta. Não é uma questão
empresarial, e sim de segurança para os passageiros”, afirma.
No
dia 11, a Parnamirim Field abandonou a operação das duas linhas alegando
dificuldades financeiras. Dias depois, o DER escalou a Trampolim para
suprir emergencialmente a demanda.
A escolha, segundo apurou o
Agora RN, não agradou a diretoria da Parnamirim Field, que preferia que o
serviço fosse entregue à Santa Maria ou à Cidade das Dunas, empresas
que operam em Natal. Um decreto do DER, no entanto, obriga a
transferência da operação para a empresa com “área de influência” mais
próxima. Após a decisão do Departamento de Estradas de Rodagens, a
Parnamirim Field decidiu voltar a operar.
“Como é que o próprio
empresário assina um documento, dizendo que não tem condições de operar,
e depois diz que consegue voltar?”, questiona Almir, que acrescenta que
a Trampolim da Vitória tem “interesse” de continuar oferecendo o
serviço nas linhas D e E. “Tecnicamente, a área de influência é da
Trampolim. Nós temos capacidade técnica, econômica e financeira de
operar as linhas”.
Atualmente, ambas as empresas operam as linhas.
De acordo com a Diretoria de Transportes do DER, a Trampolim, que
recebeu a ordem para executar o serviço emergencialmente, vai continuar
autorizada a prestar o serviço até que a fiscalização do órgão constate
que a Parnamirim Field voltou à normalidade.
“O DER ainda não
definiu. Enquanto isso, a Parnamirim Field descumpre a decisão. Hoje,
ela é uma empresa clandestina. A fiscalização deveria atuar era para
parar a empresa, que disse que não tinha condições de operar e não está
oferecendo condições de segurança”, ressalta o diretor da Trampolim.
EMPREGADOS
Os
trabalhadores da Parnamirim Field têm realizado protestos contra
atrasos salariais. Quando a empresa parou de circular, o Sindicato dos
Trabalhadores Rodoviários (Sintro) solicitou ao DER que o órgão
escalasse a Santa Maria ou a Cidade das Dunas para operar
emergencialmente, haja vista que as duas empresas se comprometeram a
absorver os funcionários.
Apesar disso, Almir Abuana disse que,
uma vez concretizada a saída da Parnamirim Field da operação, a
Trampolim também absorveria os funcionários, desde que não seja
responsabilizada pelos direitos trabalhistas referentes a períodos
passados. “Como os operadores já têm experiência nessa linha, não temos
problema em contratá-los, obviamente que depois da baixa em carteira”.
Segundo
o Agora RN apurou, Parnamirim Field, Santa Maria e Cidade das Dunas
estão tentando realizar uma “operação conjunta”, que poderia resultar em
uma sociedade. O primeiro passo consistiria no compartilhamento de
veículos entre as três. O DER confirmou a intenção e as conversas, mas
disse que não recebeu nenhum comunicado formal.