KitanaFest

KitanaFest

quinta-feira, 2 de abril de 2015

SEMANA SANTA: GOVERNADOR ROBINSON FARIA ACOMPANHA DOAÇÃO DE PEIXES EM MACAIBA E EM BAIRROS DE NATAL

unnamed (4) unnamed (5)

unnamed (6)
O Governador Robinson Faria dedicou a manhã desta quinta-feira (2) a acompanhar parte da doações de peixes para famílias carentes de Macaíba e do Bairro Nordeste, Planalto e Bom Pastor. A ação ocorreu por meio da Emater e distribuirá em todo o estado 120 toneladas de pescado. Ao todo, foram investidos R$ 1,2 milhão oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A ação foi acompanhada pela secretária de Estado da Assistência Social, Julianne Faria, do titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e da Pesca, Haroldo Abuana, e pelo diretor-Geral da Emater, Cesar Oliveira.
Em Macaíba, o Governador visitou a Vila São José que é beneficiada pelo programa da Prefeitura “Peixe na Mesa”. Apenas na comunidade, três mil quilos de pescado foram distribuídos para 1400 famílias. Em seguida, o chefe do Executivo Estadual esteve na comunidade do Leningrado, no bairro do Planalto, na sede do Conselho Comunitário, seguida pela visita ao Bom Pastor.
O Governador declarou que a iniciativa é importante para garantir às fa

ZONA NORTE VAI GANHAR MAIS UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA, NESTE SEMESTRE

21051

Ótima notícia para população da zona Norte! A Upa Potengi, que está sendo construída pela Prefeitura do Natal no Conjunto Santa Catarina, será inaugurada ainda no primeiro semestre deste ano. A informação foi confirmada pelo Prefeito Carlos Eduardo Alves durante visita às obras na tarde desta quarta-feira (01).
A Upa Potengi terá capacidade para atender até 700 pessoas/dia e contará, entre outras coisas, com 13 leitos de observação (masculino, feminino e infaltil), cinco consultórios, sendo dois ginecológicos; salas de gesso, curativo, raio-x, hidratação; sala de coleta com laboratório; farmácia; refeitório, vestiário;além da ala administrativa.
“Esta é a segunda UPA construída pela nossa gestão e tenho certeza que vai melhorar consideravelmente a infraestrutura de atendimento à saúde da população da zona Norte. Já existe a UPA do Pajuçara e com a inauguração da UPA do Potengi, estamos melhorando ainda mais a assistência oferecida à zona Norte de Natal. Vai ajudar, inclusive, a desafogar o Hospital Santa Catarina”, disse o Prefeito Carlos Eduardo Aves.
Segundo a HW Engenharia, a obra já está 62% concluída e entra agora na fase dos acabamentos. A UPA Potengi está orçada em R$2,115 milhões e está sendo financia com recursos federais do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC).

NÃO ADIANTOU PROTESTOS, - (Novela Babilônia): Machões saem do armário e engatam romance gay.

625_315_1427902445Babilonia_Marcello_Marcos_CapaApesar dos protestos de religiosos, a novela Babilônia revela dois novos personagens homossexuais nesta semana: Ivan (Marcello Melo) e Carlos Alberto (Marcos Pasquim). Ambos são interpretados por atores que vinham de papéis de machões e cafajestes. Marcello Melo é o professor de slackline de Rafael (Chau Suede). Assumido e bem resolvido, Ivan aparecerá flertando com outro homem. Já Carlos (Marcos Pasquim) faz a linha homossexual enrustido. Teme sair do armário, mas dará vários indícios de sua preferência sexual nos próximos capítulos. Mais para a frente, os dois vão viver um romance tumultuado.
As cenas dos personagens saindo do armário, já que o público ainda não sabe se eles são homossexuais ou heterossexuais, serão sutis. Durante uma aula na praia para o filho de Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg), Ivan vai trocar olhares com um gringo, “com cara de turista de albergue e que se chama Billy”, como indica o roteiro. A sequência será mostrada no início desta quarta (1º). Depois, os dois aparecerão se despedindo na casa do professor, e Paula (Sheron Menezes), irmã de Ivan, chegará repentinamente.
“Eu fico no Rio até o fim do mês. Vamos encontrar de novo?”, dirá Billy (o nome do ator não foi divulgado). “Será? Depois você vai querer que eu mude pra Nova Zelândia, adote com você uma criança do Malaui. Melhor ficar por aqui, pra guardar a boa lembrança”, responderá Ivan. “Você que sabe. Se quiser. É sem compromisso”, vai falar o gringo, antes de ir embora.
“O gringo subiu a favela e ainda levou essa dispensada na boa? Eu casava”, exclamará Paula. “Menos. Ele está hospedado num albergue, não podia me levar pra lá. E gringo adora favela”, comentará Ivan, em tom de malícia.
O personagem também vai sofrer bullying sempre que encontrar Guto (Bruno Gissoni) e Fred (Filipe Ribeiro). Os dois implicarão com ele e Rafael. Fred é filho de Carlos Alberto e nem imagina que o pai seja gay.
Para Marcello Melo, que no ano passado fez o machão Jairo da novela Em Familia, dar vida a um homossexual foi uma grande proposta da Globo. O personagem representa um passo muito importante para ele, justamente, pelos conflitos que encontrará ao longo da trama.
“Estou honrado pelo convite que recebi e pela confiança. A cada trabalho temos um desafio novo, mas o Ivan é um cara leve, que tem garra e determinação. Ele é bem resolvido e bate de frente com o preconceito”, diz Marcello.
Par romântico
Ivan aparece nesse começo de novela como pegador, mas logo ele conhecerá Carlos Alberto. Na primeira vez que eles se virem, vão trocar olhares de interesse. O último trabalho de Pasquim na TV foi em Saramandaia (2013), no papel do cafajeste Carlito. O ator fez muitas novelas descamisado, a maioria como um homem mulherengo, e agora tem uma missão bem diferente. No entanto, a principal característica do treinador é ser um homem que não dá pinta de que é gay.
“A proposta é a de um cara sem trejeitos, vamos fugir do estereótipo”, comenta Pasquim. Com 20 anos de carreira, ele faz sua primeira novela das nove.
Os primeiros indícios da homossexualidade de Carlos Alberto ficam claros a partir do capítulo de amanhã (2). Isso vai acontecer em um almoço na casa de praia de Evandro (Cassio Gabus Mendes), à beira da piscina, quando os convidados estarão em trajes de banho. “Ao longo da cena, marcar olhares de atração física, discretos, de Carlos Alberto para Pedro [André Bankoff]”, orienta o roteiro da cena.
Babilônia vai mostrar que, para Ivan, é natural cada um se assumir como é, enquanto, para Carlos Alberto, a opinião dos outros e o jogo social são importantes, mesmo que para ser aceito seja preciso disfarçar a sua natureza. Os dois vão se conhecer também no capítulo do dia 2. Eles só falarão sobre esportes.
O treinador ficará inseguro sempre que ver o professor. Ivan, por sua vez, perceberá que Carlos Alberto tem problemas para sair do armário e, como não curte gente complicada, vai deixar a atração de lado. Mais para a frente, eles vão virar um casal e a paixão será muito forte. Só que Carlos Alberto deve manter o romance em segredo. Somente Paula vai saber que os dois estão juntos.
Um dos grandes problemas que eles enfrentarão é Fred, o filho do treinador. Quando o jovem começar a fazer aulas de slackline com Ivan, Carlos Alberto descobrirá que o filho é homofóbico. O rapaz vai continuar fazendo bullying com Ivan e Rafael, só porque o personagem de Chay Suede tem duas mães.
As insinuações depreciativas irritarão o professor. Por isso, ele vai pedir para o amante se assumir para o filho. Carlos Alberto até tentará, mas não vai conseguir e isso vai gerar uma crise no relacionamento dele com Ivan.

UOL

ONIBUS SÃO ASSALTADOS EM NATAL E PARNAMIRIM NA NOITE DESSA QUARTA FEIRA

A Polícia Militar registrou dois assaltos a ônibus na noite dessa quarta-feira (1º) em Natal e região metropolitana. Os crimes foram registrados no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal e no município de Parnamirim.
Segundo a PM, em Natal, dois homens armados com um revólver assaltaram um ônibus na rua João Hélio, no bairro do Planalto. Na ocasião, o dinheiro do cobrador do ônibus também foi levado.  Em Parnamirim,  um suspeito armado com uma faca embarcou no ônibus da linha C, na BR-101 na altura de Emaús. Como no primeiro caso, o acusado se passou por passageiro e anunciou o assalto. Todo o dinheiro armazenado com o cobrador foi levado.

CDL DIVULGA FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO EM NATAL DURANTE A PÁSCOA

Comércio de Natal funciona em horário diferenciado durante esta sexta-feira

O feriado prolongado da Páscoa vai alterar o horário do comércio de Natal, que funcionará de forma diferenciada nesta sexta-feira da Paixão (3), retomando as atividades normais no sábado de Aleluia (4). 



De acordo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), no domingo os shoppings  funcionarão em horário especial -, como de costume -, com as praças de alimentação abrindo a partir das 11h e as lojas e quiosques das 13h às 21h. Já o comércio de rua da capital (Alecrim, Cidade Alta e Zona Norte) fica fechado durante a sexta-feira.

Confira o funcionamento do comércio durante o feriado da Semana Santa:

SEXTA-FEIRA - 3/4

Comércio de ruaAlecrim: lojas fechadas

Cidade Alta: lojas fechadas

Zona Norte: lojas fechadas

Shopping Midway Mall

Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h
Lojas: 13h às 21h

Natal ShoppingPraça de alimentação e lazer: 11h às 22h
Lojas e quiosques: 13h às 21h

Praia ShoppingPraça de alimentação e lazer: a partir das 11h
Lojas e quiosques: fechados

Shopping Cidade JardimPraça de alimentação: a partir das 11h
Lojas e quiosques: 15h às 20h

Shopping Via DiretaTotalmente fechado

Norte Shopping Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h
Lojas e quiosques: 15h às  21h

SupermercadosFuncionamento das grandes redes

BancosFechados

PARA ROBINSON FARIA, NÃO É HORA DE TRATAR DE 2016 MAIS MINEIRO É UM "NOME NATURAL"

Entrevistado pelos jornalistas Juliana Celli e Eugênio Bezerra, na 95FM, o governador Robinson Faria (PSD) disse que o deputado Fernando Mineiro (PT) é o “nome natural” do seu grupo para disputar a Prefeitura de Natal.
Robinson só repete o óbvio, o que todo mundo sabe, pois de todos que se posicionam como pré-candidatos a prefeito, só Mineiro apoiou Robinson.
Só para lembrar:
O atual prefeito Carlos Eduardo (PDT), candidato à reeleição, teve tudo para estar no palanque de Robinson, nas optou pelo do candidato Henrique Alves (PMDB) e ainda declarou na TV que não sabia como alguém saía de casa para dar um voto a Robinson. Sem condição de ser o candidato do governador.
Os outros pré candidatos, Hermano Morais (PMDB), Kelps Lima (SDD) e Rogério Marinho (PSDB), também estavam no palanque contra Robinson.
Portanto, só Mineiro apostou na eleição do governador, daí a “naturalidade” falada por Robinson.

Mas, na entrevista de ontem, Robinson voltou a dar a pista, repetindo que não é hora para tratar desse assunto.

THAISA GALVÃO

CARRO ANTIGO PODE TER PROBLEMAS COM O AUMENTO DO ETANOL NA GASOLINA


sem-gasolinaO aumento do percentual de etanol anidro na gasolina, de 25% para 27%, pode causar problemas em veículos a gasolina produzidos antes da década de 90. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Edson Orikassa, esses carros podem apresentar alterações em materiais de borracha, como mangueiras de combustíveis, além de plásticos e metais, que podem se oxidar com o etanol.
“Nos últimos anos, houve uma melhora grande desses materiais, mas pode ser que os veículos antigos ainda estejam sem a tecnologia para se proteger desse ataque”, disse. Nesses casos, a recomendação é que, até a conclusão de todos os testes, a gasolina utilizada seja a do tipo Premium, que não sofrerá aumento do percentual de álcool na mistura, mas é mais cara – o litro custa cerca de R$ 4.
Para o professor de engenharia automotiva da Universidade de Brasília (UnB) Alessandro Oliveira, tanto os carros com carburador quanto os primeiros fabricados com injeção eletrônica podem sofrer as consequências do aumento do etanol na gasolina. “Essa frota já é bastante reduzida, mas esses veículos podem sofrer um pouco mais com essa gasolina com mais álcool, inclusive em termos de consumo de combustível”, explica.
Outro problema são os carros importados com motor a gasolina. Segundo Oliveira, a maior parte dos veículos modernos é capaz de se adaptar à nova mistura, mas ainda não há estudos que comprovem o efeito da mudança na durabilidade desses carros. “É sempre uma dúvida em termos de durabilidade, sabemos que alguns veículos já sentem alguns problemas com a gasolina com 25% de etanol”, disse. A gasolina Premium também deve ser usada nesses casos, segundo o especialista.
Nos carros com motor flex, que representaram cerca de 88% dos veículos novos licenciados no ano passado, a mudança não terá nenhum impacto. “O carro flex está totalmente adaptado para esse tipo de aumento, tanto que você pode colocar apenas álcool que não tem problema”, diz Orikassa. No entanto, pode haver um pequeno aumento no consumo de combustível, mas que será pouco sentido pelos motoristas. “Às vezes, até o aumento de temperatura e a umidade em um dia provocam aumento de consumo”, explica Oliveira.
Na quarta-feira (4), ao anunciar a medida, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, disse que os testes de durabilidade, no caso de carros movidos exclusivamente a gasolina, ainda estão sendo feitos pela entidade e devem ser concluídos no fim do mês. “Por isso, insistimos bastante para que a gasolina Premium não sofresse nenhuma alteração em sua formulação, de forma que o consumidor tenha uma alternativa de abastecimento para os veículos movidos exclusivamente a gasolina”, disse.
A nova mistura, que passa a valer a partir de 16 de março, vai ser aplicada para a gasolina comum e a aditivada. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, os resultados dos testes feitos pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobras não mostraram problemas técnicos para os veículos com o aumento da mistura.

Texto através do Via Certa Natal

DEP EZEQUIEL FERREIRA SOLICITA AO DNIT RETOMADA DAS OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA RETA TABAJARA


67226e9d5c2501256bbf3ee982425baaO presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), encaminhou ofício ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Adailton Cardoso Dias, solicitando a retomada das obras de duplicação na BR-304, no trecho conhecido por Reta Tabajara.
“Esse trecho liga o município de Macaíba até a BR-226, que dá acesso à região Seridó, tendo um grande fluxo de caminhões e carro. Por esse fluxo intenso, a via se tornou perigosa, ocorrendo acidentes fatais, justificando a duplicação. Por essa razão solicito celeridade ao DNIT para a retomada desta importante obra”, justifica Ezequiel.
O deputado argumenta em seu requerimento que, em maio de 2013, foi anunciada a duplicação dos 26,5 quilômetros da Reta Tabajara. No mesmo ano, foi feita a licitação na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação, que deu mais celeridade ao processo. Porém, as intervenções na via não estão em curso.
As obras foram iniciadas em maio de 2014 e em outubro do mesmo ano foram paralisadas em função da rescisão contratual. O prazo para que os serviços fossem executados era de dois anos, mas, com a rescisão, o Governo Federal precisa acelerar os trâmites para a retomada das obras.
“O atraso na duplicação da Reta Tabajara prejudica 60 mil motoristas por dia, no Rio Grande do Norte. Por isso necessitamos urgentemente da duplicação, que dará mais segurança e tranquilidade à população que trafega pelo interior do estado”, concluiu Ezequiel.

Com informações da ALRN