KitanaFest

KitanaFest

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

SAÚDE DE SÃO GONÇALO IMPLANTA APLICATIVO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante se reuniram com técnicos da empresa que está desenvolvendo o aplicativo “Sem Dengue” para apresentação do formato e o sistema de funcionamento. O aplicativo fará parte de uma ação digital que auxiliará no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
O ‘App’ será mais uma ferramenta aliada da Prefeitura Municipal para tomadas de decisão, orientando as ações a serem desenvolvidas, pois seu objetivo é identificar os focos do mosquito com o auxílio e colaboração popular. O aplicativo está disponível para os aparelhos Android e IPhone, de forma gratuita, através deste endereço eletrônico.
Para o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, a tecnologia pode auxiliar na prevenção de doenças. “São Gonçalo cumpre os seis ciclos de visitas domiciliares dos agentes de endemias a cada ano, e vai continuar cumprindo essa norma preconizada pelo Ministério da Saúde. Com a implantação do aplicativo vamos ter mais um aliado na identificação dos possíveis focos para evitar a proliferação de doenças”, enfatizou.

ROBINSON: !CONFIO QUE O TCE SEGUIRÁ CUMPRINDO SUAS FUNÇÕES PERANTE O POVO

O governador Robinson Faria (PSD) participou no final da manhã de hoje (16) da solenidade de posse da nova diretoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o biênio 2017/2018. O conselheiro Antonio Gilberto de Oliveira Jales assumiu a presidência daquela Corte em substituição a Carlos Thompson Fernandes.
Robinson Faria disse que o TCE cumpre importante função na fiscalização da prestação das contas públicas e que vem desempenhando seu trabalho com eficiência. “O TCE é uma instituição que goza de credibilidade junto à população do Rio Grande do Norte. Confio que esta corte continuará cumprindo suas funções, contribuindo para o aperfeiçoamento das instituições e da nossa sociedade”, afirmou o Governador.
Gilberto Jales foi eleito à unanimidade em votação do Pleno do TCE realizada no dia 6 de dezembro. O vice é o conselheiro Tarcísio Costa. Também tomaram posse os novos dirigentes eleitos para as Câmaras de Contas, Corregedoria, Ouvidoria e Escola de Contas. A 1ª Câmara fica composta pelos conselheiros Adélia Sales (presidente), Tarcísio Costa e Carlos Thompson Costa Fernandes. Já a 2ª Câmara assumem os conselheiros Poti Júnior (presidente), Renato Dias e Paulo Roberto Alves.
Na Corregedoria foi empossado Carlos Thompson. O diretor da Escola de Contas é Paulo Roberto Alves. E a Ouvidoria de Contas passa a ser dirigida pelo conselheiro Renato Dias.
Também participaram da solenidade o vice-governador Fábio Dantas, os secretários do Governo do Estado, Tatiana Mendes Cunha, do Gabinete Civil, Getúlio Ribeiro, das Relações Institucionais, Jader Torres, da Infraestrutura e o diretor-geral do DER, Ernesto Fraxe. Ainda autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, os presidentes da Associação dos membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Valdecir Fernandes Pascoal, e do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio Ramos de Castro.

COM INCENTIVO DO GOVERNO, CERÂMICA É INAUGURADA E GERA 800 EMPREGOS NO RN

Os incentivos fiscais e a segurança jurídica oferecidos pelo Governo do Rio Grande do Norte vêm mostrando resultados positivos para o Estado. Na manhã desta sexta-feira (16), o governador Robinson Faria e empresários inauguraram a fábrica da Cerâmica Elisabeth, no Distrito Industrial de Goianinha. Com um investimento de cerca de R$ 80 milhões e a geração de cerca de 800 empregos diretos e indiretos, a fábrica se instalou no RN com incentivos do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial) e RN Gás +, ofertados pelo governo.
Na ocasião, o governador destacou que a empresa é a primeira a iniciar os trabalhos no novo Distrito Industrial de Goianinha. “O Rio Grande do Norte ganha o maior pólo industrial do Estado fora da capital e com isso, a chegada de novas empresas aqui no município. A instalação dessa indústria reflete na economia e geração de emprego e renda para toda a região agreste. Estamos mostrando que mesmo com a recessão econômica, nosso governo está investindo em incentivos fiscais para atrair novos investidores”, disse o governador.
O chefe do Executivo Estadual ainda explicou que além do Proadi e do RN Gás +, programa que beneficia empresas com o fornecimento de gás canalizado, o governo também está abrindo as portas para as indústrias com a liberação ágil das licenças ambientais emitidas pelo Idema. “Em menos de dois anos, já foram liberadas cerca de seis mil licenças, o que facilita e incentiva o investidor a se instalar no Estado”, informou Robinson.
O diretor do grupo Elisabeth, José Nilson Crispim Júnior, afirmou que os incentivos fiscais foram essenciais para a instalação da empresa no pólo industrial de Goianinha. “Tivemos todo o apoio do governo para trazer essa unidade ao Estado através do Proadi e do RN Gás +, muito importante para o custo final da empresa. Além disso, o local é estratégico e bem localizado, facilitando a logística do grupo”, concluiu.
Durante a solenidade de inauguração, Robinson Faria recebeu uma placa dos diretores do grupo Elisabeth em agradecimento ao apoio e contribuição para a instalação da nova unidade.
Acompanharam a inauguração os secretários do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo; de Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro; o diretor geral do Idema, Rondinelle Oliveira e o Deputado Estadual, Dison Lisboa. Estiveram presentes o também diretor do Grupo Elisabeth, George Henrique Crispim e autoridades do município de Goianinha.
Cerâmica Elisabeth no RN
A unidade no município potiguar possui 35 hectares e prevê três fases, visando à instalação de três linhas de produção, todas de revestimentos cerâmicos. Ao final desse processo, a indústria vai abrigar o maior forno da América Latina, com 270 metros de comprimento. Inicialmente, o local terá capacidade de produção de 1 milhão de m²/mês. A empresa ainda pretende alcançar a marca de R$ 220 milhões em investimentos na unidade após a conclusão da terceira linha de produção.

MORO DETERMINA QUE EDUARDO CUNHA SEJA TRANSFERIDO DA POLICIA FEDERAL PARA PRESÍDIO

A Justiça Federal do Paraná (JF-PR) determinou, nesta sexta-feira (16), que o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja transferido da sede da Polícia Federal (PF) de Curitiba, onde está preso desde outubro, para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.
Procurada, a defesa de Cunha disse que não vai se manifestar.
Cunha foi preso em 19 de outubro, na Operação Lava Jato, na qual é réu por, segundo o MPF, ter recebido propinas em um contrato de Petrobras.
Na mesma decisão, o juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato em primeira instância, rejeitou os pedidos de transferência de o ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro Filho (Léo Pinheiro) e do ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu.
A solicitação foi feita pela PF na segunda-feira (12) e justificada pela lotação da carceragem.
A defesa de Cunha pediu a permanência do deputado cassado na sede da PF, entre os argumentos, eles alegaram que a ação penal em que Cunha é réu está em “pleno desenvolvimento”, com depoimento marcado para 7 de fevereiro, e a mudança atrapalharia a rotina de reuniões entre cliente e defensores na PF.
No despacho, Moro esclarece que o espaço da carceragem da PF é limitado e destina-se a local de passagem, com algumas exceções. Ainda segundo o juiz, as condições da carceragem do Complexo Médico Penal, uma penitenciária estadual de regime fechado e com finalidades médicas, são consideradas boas, “talvez melhores do que a da própria carceragem da Polícia Federal”.
“A transferência, portanto, não é sanção, mas visa atender exclusivamente uma necessidade de abrir espaço na carceragem da Polícia Federal e a de evitar superlotação prejudicial aos presos”, diz a decisão.
Moro não determina a data da transferência do deputado afastado, mas recomenda que não prejudique o direito de visita.
Ainda de acordo com o despacho, Léo Pinheiro permanece na carceragem por conta de deslocamentos para audiências na Justiça e oitivas em inquéritos. Já João Claudio Genu fica na PF por estar em discussão para eventual acordo de colaboração premiada.

VIGILANTE É MORTO A TIROS E TEM ARMA ROUBADA NA GRANDE NATAL

Um homem que trabalhava como vigilante foi morto na tarde desta quinta-feira (15) em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. O crime aconteceu no bairro Rosa dos Ventos. Os suspeitos conseguiram fugir.

Segundo o sargento Wilson Ramos, da Polícia Militar de Parnamirim, o vigilante andava de moto quando foi abordado por dois homens, também de moto. Eles trocaram tiros e o vigilante morreu. Um dos bandidos foi baleado, mas a dupla conseguiu fugir levando a arma da vítima.

“Eles já chegaram atirando para matar. O vigia ainda conseguiu efetuar disparos; um deles atingiu o carona da moto”, relatou o sargento. Ele disse ainda que a Polícia está analisando câmeras de segurança da rua e fazendo buscas.

GISELDA VOLTA A FUNCIONAR APÓS 10 DIAS PECHADO POR FALTA DE LIMPESA

O Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, voltou a funcionar normalmente nesta quinta-feira (15). Desde 5 de dezembro o hospital não atendia ao público externo nem aceitava novas internações devido às condições precárias de higiene pelas quais passa desde setembro.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disse que o Giselda Trigueiro pôde voltar à normalidade porque serviços terceirizados foram contratados em caráter de emergência para fazer a limpeza do local.
De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), quando o hospital foi fechado, apenas quatro funcionários faziam a limpeza, que antes era feita por 19 pessoas, três vezes por dia. Ainda segundo o Sindsaúde, máquinas usadas para limpeza dos equipamentos cirúrgicos estão quebradas há três meses.
Além do lixo acumulado e das más condições de higiene, o hospital também enfrentava problemas como falta de remédios e de insumos, segundo a direção do Giselda.
Problema contínuo
Essa não foi a primeira vez que o hospital, referência em infectologia no Rio Grande do Norte, é paralisado. Os atendimentos também foram suspensos no dia 2 de setembro, quando 39 funcionários pararam de trabalhar por falta de pagamento. As áreas afetadas foram a limpeza, o preparo de alimentos, a lavanderia e a segurança

MICHEL TEMER DIZ NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM ÍNDICES DE POPULARIDADE

O presidente da República, Michel Temer, afirmou hoje (16) que não está preocupado com as avaliações iniciais de seu governo. A declaração foi dada durante almoço de confraternização com oficiais da Aeronáutica, Exército e Marinha.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou  mais cedo uma nova pesquisa de avaliação do governo. No levantamento, 46% dos entrevistados consideram a gestão Temer como ruim ou péssima, contra 13% que a julgam boa ou ótima e 35% que a classificam como regular.
“O caminho certo que estamos trilhando nem sempre é o mais popular em determinado momento, mas nossa responsabilidade não é buscar aplausos imediatos, aprovação a qualquer preço. Nosso compromisso é desatar os nós que têm comprometido nosso crescimento econômico”, declarou o presidente, alegando estar “agindo com disciplina e seguindo regras já testadas e consagradas”.
Temer argumentou que poderia e teria sido mais confortável não apresentar propostas que dividem as opiniões durante os menos de dois anos que tem pela frente até deixar o cargo, mas os tempos, segundo o presidente, “exigem coragem”.
“Seria muito confortável para esse governante não se preocupar com o teto dos gastos públicos, com a reforma da Previdência. Poderia ficar comodamente instalado nas ‘mordomias’ da Presidência e nada patrocinar nesses dois anos. Não haveria embates, contrariedades e seguiria tranquilo. Mas os tempos exigem coragem para não ceder a soluções fáceis e ilusórias […] Não há mais espaços para feitiçarias. Imprimir dinheiro, maquiar contas, controlar preços. Estamos tratando de resolver nossos problemas de frente e se não o fizermos agora, o Estado quebra”, frisou Temer, defendendo a necessidade de medidas como a Reforma da Previdência e a PEC do Teto dos Gastos para tirar o país do “atoleiro da irresponsabilidade fiscal”.
Perante um auditório lotado de militares e parentes destes, Temer destacou a urgência do país superar as divisões internas e a atual crise econômica. E defendeu o fato de as carreiras militares terem ficado de fora do projeto de reforma da Previdência, que tramita na Câmara dos Deputados.
“Com muito acerto, mandamos o projeto para o Congresso excluindo os militares. Estamos constitucional e juridicamente corretos”, acrescentou o presidente.

POLÍCIA CIVIL DA PARAÍBA DESARTICULA QUADRILHA QUE ROUBAVA CARROS NO RN

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do trabalho Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Capital, apresentou hoje (16) o resultado das Operações Clone I e II deflagradas desde sexta feira (9) e que desarticularam uma quadrilha responsável por roubos de carros e clonagem de placas e documentações de veículos.
As investigações mostraram que o grupo praticava os crimes nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco e 45 veículos roubados foram recuperados. A operação foi realizada na Capital e na cidade de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa.

O grupo recebia cerca de R$ 2 mil por cada veículo levado para João Pessoa, que era vendido para pessoas que sabiam da origem e pagavam em torno de R$ 7 mil por veículos que custam até R$ 50 mil no mercado.
Quatro pessoas foram presas entre elas o professor de geografia da rede estadual de ensino, Ricardo de Barros Alexandre, 37 anos, que aparece no inquérito como o chefe do grupo criminoso. Os outros envolvidos, Juraci Alves da Silva, 49 anos, João Amaro da Silva e Robson Oliveira, 39 anos, seriam os ‘corretores’, responsáveis pelas negociações dos carros.

ROBERTO CARLOS SE JUNTA A JENNIFER LOPEZ E LANÇA NOVA MÚSICA EM DUETO

Roberto Carlos e Jennifer Lopez lançam nesta sexta-feira, 16, o resultado de uma colaboração que, já na primeira audição, mostra ser um hit. O brasileiro e a norte-americana descendente de latino-americanos, em parceria, gravaram a inédita “Chegaste”
A canção, uma balada sobre o encontro de um “amor sincero” e sem aviso, foi produzida por Julio Reyes Copello, cujo currículo inclui trabalhos com ícones latinos, como Alejandro Sanz, Ricky Martin e o brasileiro Alexandre Pires.
Roberto e JLo gravaram a canção juntos, em um estúdio em Los Angeles (EUA). A música originalmente é de Kany García, cantora porto-riquenha. A versão em português foi criada pelo próprio Rei e também marca a primeira vez na qual JLo se arrisca a cantar na nossa língua. O videoclipe de “Chegaste” será lançado no especial de fim de ano de Roberto Carlos na TV Globo, no ar no dia 23 de dezembro.

MPF APRESENTA ALEGAÇÕES FINAIS E PEDE CONDENAÇÕES DE SANDRA, LARISSA E LAÍRE ROSADO

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró apresentou alegações finais em ações movidas contra o ex-deputado federal Laíre Rosado Filho, contra a esposa dele, Sandra Maria da Escóssia Rosado, e contra a filha do casal, Larissa Daniela da Escóssia Rosado. Para o MPF, os réus devem ser condenados e ter as penas aumentadas, diante do valor e da natureza dos recursos envolvidos, destinados à saúde pública. Em uma, das duas ações em que as alegações finais foram apresentadas, a pena sugerida pelo MPF a Laíre Rosado é de 12 anos e seis meses, em regime fechado.
O grupo é acusado de desviar recursos do Ministério da Saúde, em convênios celebrados com a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (Apamim), entidade filantrópica e sem fins lucrativos, na época dos fatos, de responsabilidade de Laíre Rosado. O valor do convênio firmado com a Apamim na Ação Penal nº 0000877-53.2015.4.05.8401 é de R$ 719.779,00. Já na Ação Penal nº 0000862-84.2015.4.05.8401 os convênios, que originaram os desvios, somam mais de R$ 1,6 milhão.
Para o MPF, os crimes contribuíram para o sucateamento da Apamim, que hoje funciona sob intervenção judicial. “As investigações demonstraram que os membros da família atuaram em conjunto com empresários da cidade de Mossoró, objetivando a apropriação/desvios de recursos públicos, mediante a simulação de licitações e contratos para encobrir as operações ilícitas”.
O esquema de desvio funcionava com o direcionamento de emendas parlamentares pela então deputada federal Sandra Rosado à Apamim. Após, simulava-se uma licitação apara encobrir a escolha direta das empresas integrantes do esquema. As empresas selecionadas recebiam os recursos do convênio, lastreados em notas fiscais que atestavam a suposta aquisição de medicamentos e insumos não fornecidos efetivamente. Ao fim, um dos representantes da “empresa vencedora” da licitação sacava os valores repassados pela entidade para, em seguida, realizar a partilha dos recursos entre os envolvidos, no próprio banco.
Os envolvidos são acusados dos crimes de fraude à licitação, peculato e lavagem de dinheiro. “Os recursos que não eram imediatamente repartidos entre os integrantes do esquema criminoso eram branqueados através da utilização da Apamim, sendo também destinados às contas bancárias dos membros da família Rosado, antes passando por assessores parlamentares ou assessores pessoais. O branqueamento de capitais, assim, assumia essas duas formas: 1) ocultação através do depósito na conta de interpostas pessoas (assessores parlamentares e pessoais); 2) utilização das contas da APAMIM para a mesma finalidade”, destaca o procurador da República Emanuel de Melo Ferreira, que assina as alegações finais.
Além de Laíre, Sandra e Larissa Rosado, o MPF pede a condenação de outras oito pessoas envolvidas no esquema. Já em relação a outros quatro réus o MPF pediu a absolvição por não ter ficado comprovado que tinham ciência da ilicitude dos recursos que eram depositados nas contas bancárias deles.

CORREIOS DEVEM ANUNCIAR PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA NA PRÓXIMA SEMANA

O presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Guilherme Campos, disse hoje (16) que a empresa fará um plano de demissão voluntária como medida para amenizar os prejuízos registrados recentemente. Segundo ele, o plano deverá ser anunciado na semana que vem.
“O plano está na fase final de autorização, já tendo sido feito todo trabalho e todas as autorizações necessárias no ministério ao qual somos afetos, que é o das Comunicações. Temos o ok do ministério e [o caso] foi encaminhado à Cest [Coordenação de Controle de Empresas Estatais], no Ministério do Planejamento. Pelo andar da carruagem, até semana que vem estaremos prontos para anunciar”, disse o ministro após participar de uma cerimônia da campanha Papai Noel dos Correios, no Palácio do Planalto.
Segundo Campos, o plano tem como foco os servidores que já têm idade para se aposentar ou já são aposentados pelo INSS. Os valores serão pagos ao longo de oito anos. A expectativa é de que, entre os mais de 13 mil funcionários elegíveis pelas regras do plano, haja uma adesão entre 6 mil e 8 mil, nos 5 meses de vigência da adesão.
Campos informou que os Correios tiveram prejuízo de R$ 2,1 bilhões em 2015 e que, em 2016, a expectativa é de que esse prejuízo fique novamente na casa dos R$ 2 bilhões. “Mas com todas as medidas que estão sendo executadas, esperamos já em 2017 reverter esse cenário e apresentar resultado muito mais positivo”.

JUIZ SÉRGIO MORO PÕE SÉRGIO CABRAL NO BANCO DOS RÉUS POR CORRUPÇÃO E LAVAGEM

O juiz federal Sérgio Moro abriu ação penal nesta sexta-feira, 16, contra o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) por propina de pelo menos R$ 2,7 milhões da empreiteira Andrade Gutierrez, entre 2007 e 2011, referente as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras. O peemedebista é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Sérgio Cabral está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Ele foi capturado no dia 17 de novembro, na Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato do Rio, que investiga mesadas de empreiteiras para o ex-governador.
O peemedebista estava em Bangu 8, no Rio. Por suspeita de irregularidades nas visitas ao ex-governador, no sábado, 10, Sérgio Cabral foi transferido para Curitiba. O ex-governador já é réu da Calicute na Justiça Federal do Rio.
Moro abriu ação também contra outros seis investigados, inclusive, a mulher de Cabral, a advogada Adriana Ancelmo. A decisão acolhe denúncia da força-tarefa da Operação Lava Jato do Ministério Público Federal, no Paraná.
Os outros cinco acusados são: Carlos Miranda, apontado como o “homem da mala” do ex-governador; os executivos da Andrade Gutierrez Clóvis Renato Numa Peixoto Primo e Rogério Nora de Sá; o ex-secretário do Governo Cabral, Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho, e sua mulher Mônica Araújo Macedo Carvalho.
Segundo a investigação, o contrato do Comperj tinha o valor original de R$ 819,8 milhões e recebeu cinco aditivos que elevaram o valor para R$ 1.17 bilhão.
A Procuradoria aponta que as propinas teriam sido depois acertadas pelos dirigentes da Andrade Gutierrez com o então governador do Rio e “seus associados”.
“No âmbito dos beneficiários, o próprio governador e seus associados Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho e Carlos Emanuel de Carvalho Miranda teriam participado dos acertos e da operacionalização do recebimento de valores”, destaca Moro, na decisão em que manda abrir ação penal contra Sérgio Cabral.
O Ministério Público Federal imputa os crimes de corrupção ativa a Rogério Nora de Sá e a Clóvis Renato Numa Peixoto Primo, os crimes de corrupção passiva a Adriana de Lourdes Ancelmo, Carlos Emanuel de Carvalho Miranda, Sergio de Oliveira Cabral Santos Filho e Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho e a estes e ainda a Mônica Araújo Macedo Carvalho crimes de lavagem de dinheiro.
Moro determinou que a ação penal deverá “tramitar sem sigilo”.
“O interesse público e a previsão constitucional de publicidade dos processos (art. 5º, LX, e art. 93, IX, da Constituição Federal) impedem a imposição de sigilo sobre autos. Não se trata aqui de discutir assuntos privados, mas inclusive supostos crimes contra a Administração Pública. A publicidade propiciará assim não só o exercício da ampla defesa pelos investigados, mas também o saudável escrutínio público sobre a atuação da Administração Pública e da própria Justiça criminal”, anotou Moro.

GOVERNO DO RN INVESTE CERCA DE R$ 2 MILHÕES NAS OBRAS DO PRONTO-SOCORRO CLÓVIS SARINHO

O Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) passará por mais uma reforma em 2017. Prevista para iniciar no dia 10 de janeiro, as obras englobarão diversos serviços como politrauma, serviço social, sala de hemodiálise, urgência pediátrica, sala de endoscopia, gerência de enfermagem, sala de reanimação, Núcleo Interno de Regulação (NIR) e sala de ortopedia. Inaugurado em 2001, o PSCS conta ainda com sala de serviço social e três Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Para esta reforma estão disponibilizados cerca de R$ 2 milhões, oriundos do Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde (MS).
A diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, explica que “esse recurso para a melhoria dos serviços no Pronto Socorro, já estava em uma conta da Caixa Econômica Federal (CEF) e aguardava a liberação do valor para o início dos trabalhos. Felizmente este momento chegou”, comemora.
Técnicos do setor de engenharia da Sesap estão, durante esta semana, percorrendo os acessos de entrada e saída do PS a fim de organizar por onde trafegarão trabalhadores, materiais e equipamentos. “Não temos a previsão de quanto tempo irá demorar para que todos os setores estejam reformados, uma vez que não há como interditar grandes áreas no Pronto Socorro. O que temos de certo até agora é que o serviço será feito um setor por vez. Com isso, esperamos não interferir tanto na rotina do PS”, explica a diretora administrativa, Luzicínia Costa.
Esta será a segunda vez que o HMWG passará por melhorias estruturais e reformulação de serviços, em menos de três anos. De 2013 a 2014, foram restruturados setores como atendimento clínico, abertura de dois consultórios clínicos, abertura da UTI do Pronto Socorro, construção dos dormitórios, de duas novas casas para lixo, pintura do prédio administrativo e a abertura da sala de observação do trauma (polinho). Na época, os recursos investidos foram oriundos de Decreto de Calamidade, impetrado pelo Governo do Estado, em razão da delicada situação em que se encontrava a saúde pública do RN.
No campo tecnológico o hospital também foi beneficiado nos últimos dois anos. Foram adquiridos dois novos endoscópios, um novo tomógrafo, monitores multiparâmetros, carros de anestesia e focos cirúrgicos.

PROCON-RN ALERTA CONSUMIDORES PARA NÃO SOFREREM GOLPES NAS COMPRAS DE FIM DE ANO

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) alerta os consumidores para a existência de estelionatários agindo por meio da internet na contratação de churrascos e buffets nas confraternizações de fim de ano.
Uma consumidora relatou que ao contratar os serviços de determinada empresa através da internet, a mesma não apareceu, nem entrou em contato no dia da festa.
O Procon Estadual foi acionado e descobriu que a empresa não existia. O Coordenador-Geral interino do Procon/RN alerta o consumidor para algumas observações:
  • Toda e qualquer contratação, o consumidor deverá fazer pessoalmente em escritório identificado da empresa;
  • Procure referências do serviço ou profissional contratado;
  • Não faça pagamentos adiantados em dinheiro antes da chegada dos produtos ao local. Caso seja necessário pagamento de um valor como garantia, este deve ser de até 20%.

PRF INICIA OPERAÇÃO RODOVIA PARA DIMINUIR VIOLÊNCIA NAS ESTRADAS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta sexta-feira (16) a Operação Integrada Rodovida Cidades 2016/2017. A ação tem por objetivo prevenir acidentes e diminuir a violência no trânsito nas rodovias federais durante o período de fim de ano, férias escolares e Carnaval, quando o movimento nas estradas é intenso.
No Rio Grande do Norte, a operação ocorre na Unidade Operacional (Posto PRF) de São Gonçalo do Amarante, situada no km 166 da BR 406, próxima à entrada do novo Aeroporto e na Unidade Operacional (UOP) de Mossoró, situada no km 25 da BR 304, na saída para Fortaleza.
O evento conta também com a participação dos demais órgãos de fiscalização de trânsito e de salvamento de vítimas de acidentes.
De acordo com a PRF, acidentes ocorridos nas estradas federais do estado durante o final de 2015 e primeiros meses deste ano, resultaram na morte de 44 pessoas e 87 feridos.
Ocorrendo simultaneamente em todo o Brasil entre dezembro e março, a Rodovida tem como prioridade a atuação em pontos críticos das rodovias federais. Esses pontos foram elencados através de análises de dados estatísticos que apontam trechos com maior necessidade de reforço na fiscalização. No RN, trechos da BR-101, a BR-304 e trechos das BRs 226 e 406 terão o trabalho intensificado.

Custo Social
Estima-se que o custo social de acidentes em rodovias federais no ano de 2014 foi de cerca de 12,8 bilhões de reais, de acordo com levantamentos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da PRF.
O resultado da pesquisa aponta que um acidente fatal gera um custo médio de R$ 647 mil, enquanto o acidente com vítima gera um custo de R$ 90 mil. Os acidentes sem vítimas ficam em R$ 23 mil. A análise dos custos sociais mostra a importância das ações que têm por objetivo reduzir os índices de letalidade no trânsito.
Segundo a diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento, o trabalho realizado pelo órgão contribuiu para a redução do número de mortos por acidentes de trânsito nas rodovias federais, gerando uma redução estimada na tendência equivalente a R$ 6,8 bilhões de reais nos últimos quatro anos.
“Esse foi um resultado extremamente significativo, pois demonstra que o trabalho com diagnóstico é importante. Utilizando os recursos humanos e as tecnologias em locais estratégicos, conseguimos reduzir o número de mortes no país e quantificar isso é muito importante para nós”, destacou.

SEM EMITIR QUALQUER PREVISÃO, CARLOS EDUARDO NÃO PAGA TERCEIRIZADOS DESDE OUTUBO

Apesar de ter quitado a folha de pagamento de outubro para o funcionalismo público na última segunda-feira (12), a Prefeitura Municipal de Natal ainda não realizou o repasse dos vencimentos do referido mês aos trabalhadores terceirizados.
Informações apuradas dão conta de que, além dos salários propriamente ditos, existem atrasos também nos repasses referentes ao vale-transporte. A última vez que esse item foi repassado foi o que correspondia ao mês de agosto, e mesmo assim foi um valor que cobria apenas quinze dias de trabalho.
A reportagem apurou ainda que os atrasos aos terceirizados já ocorrem há quase um ano. Pela legislação, deveriam ser pagos até o quinto dia útil do mês seguinte. Em boa parte deste período, vinham sendo pagos entre 20 e 25 de cada mês, e desde setembro chegaram no estágio de atraso atual.
O agravante do problema, segundo os trabalhadores, é o fato de que a Prefeitura não emite nenhum comunicado quanto a previsão para os pagamentos, diferentemente do que faz com o funcionalismo (apesar de que, quanto ao mês de novembro, nem mesmo os funcionários públicos receberam previsão de repasse).

AVALIAÇÃO RUIM DO GOVERNO TEMER SOBE DE 39% PARA 46%, APONTA IBOPE/CNI

A avaliação negativa do governo do presidente Michel Temer (PMDB) aumentou para 46% em dezembro, mostra pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira, 16. No levantamento anterior, realizado em setembro e divulgado em outubro deste ano, o porcentual dos que avaliavam o governo como ruim ou péssimo era de 39%.
A avaliação positiva do governo Temer caiu de 14% para 13% entre setembro e dezembro. A avaliação regular do governo do peemedebista também oscilou levemente para 35% em dezembro ante 34% na última pesquisa. Os que não souberam ou não responderam sobre a avaliação do governo representaram 6% dos entrevistados em dezembro, ante 12% em setembro.
A aprovação pessoal do presidente também piorou. Em dezembro, 64% dos entrevistados disseram desaprovar a maneira de Temer governar. Em setembro, esse porcentual era de 55%. Já os brasileiros que aprovam o jeito do presidente de administrar o País oscilou de 28% para 26% de setembro para dezembro. Outros 10% não sabem ou não responderam essa questão em dezembro, ante 17% em setembro.
A confiança da população no presidente também diminuiu. Em dezembro, 23% dos entrevistados disseram confiar em Temer, queda de três pontos porcentuais em relação ao levantamento de setembro (26%). Ao mesmo tempo, o porcentual dos que não confiam no presidente aumentou de 68% para 72% entre as duas pesquisas. Os que não sabem ou não responderam essa questão foram 5% em dezembro, ante 6% em setembro.
Temer x Dilma
A pesquisa traz ainda a comparação da administração Temer com o governo da presidente cassada Dilma Rousseff (PT). Em dezembro, o porcentual dos que avaliaram que o governo Temer é melhor do que o da petista diminuiu para 21%, ante 24% em setembro.
Ao mesmo tempo, os que consideram que o governo Temer é pior do que o da petista aumentou de 31% para 34% entre as duas pesquisas. Para 38% os dois governos são iguais, ante 42% na pesquisa anterior. Outros 3% não sabem ou não responderam em dezembro, ante 7% em setembro.
A perspectiva para o restante do governo Temer também piorou, segundo a pesquisa. Aqueles que acreditam que a perspectiva é ruim ou péssima aumentaram de 38% para 43% entre setembro e dezembro, enquanto os que preveem que o governo será ótimo ou bom diminuíram de 24% para 18%.
Os que preveem que o governo Temer será regular oscilaram de 30% para 32% dos entrevistados. Outros 7% não souberam ou não responderam em dezembro, ante 8% na pesquisa anterior.
A pesquisa Ibope/CNI foi realizada de 1º a 4 de dezembro, antes do vazamento da delação premiada do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Claudio Melo, na qual ele citou Temer e ministros do governo. O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos e o nível de confiança é de 95%.

KELPS LIMA PROMOVE AUDIENCA PARA DISCUTIR SAÚDE E ATRASO DE SALÁRIOS NO RN


Por iniciativa do deputado Kelps Lima (Solidariedade), a Assembleia Legislativa irá promover audiência pública com o tema “Crise na Saúde Pública e Atraso Salarial dos Trabalhadores”. O debate acontece na próxima segunda-feira (19), às 10 horas, no auditório “Deputado Iberê Ferreira de Souza”.

“A situação da Saúde Pública é um dos maiores desafios enfrentados hoje pela população do Estado e, somado ao atraso de salários dos servidores, transformou o Rio Grande do Norte em lugar de risco para as pessoas”, avalia Kelps.

Participam da audiência representantes dos setores governamentais ligados às áreas de Saúde e de Administração Financeira do Estado, representantes dos servidores públicos e sociedade civil.

A questão da Saúde Pública no RN vem sendo continuamente debatida na Casa, em plenário ou audiências públicas, em busca de soluções para o setor.

FUNERAL DE DOM PAULO EVARISTO ARNS CHEGA AO TERCEIRO DIA

O velório de dom Paulo Evaristo Arns chega hoje (16) ao terceiro dia de celebrações e despedidas. A movimentação ainda é intensa nesta manhã, na Catedral Metropolitana de São Paulo, na Sé, região central da cidade. O velório do cardeal segue ininterruptamente desde quarta-feira (14).
Estiveram presentes amigos, admiradores, religiosos e autoridades. Entre os que já se despediram do cardeal, está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e os três irmãos: Otília Arns, Zélia Arns e Felipe Arns.
A cada duas horas é feita uma celebração, totalizando 23 missas de corpo presente. A cerimônia será encerrada às 15h de hoje, com missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer.
Ao final, o corpo de dom Paulo será levado para a cripta, localizada no subsolo da catedral, onde estão sepultados 11 bispos, dois arcebispos, o cacique Tibiriçá, que foi catequizado por jesuítas, o regente Feijó e o padre Bartholomeu de Gusmão, que ficou conhecido pela invenção de balões.
A cerimônia será fechada ao público, com a presença apenas de arcebispos, bispos, autoridades e parentes. Após o sepultamento, a cripta será aberta ao público.

EXEMPLO DE HUMILDADE: AOS 86 ANOS E NO VOLANTE, SILVIO SANTOS DÁ CARONA A FUNCIONÁRIO ATRASADO

Nessa quarta-feira, um fato envolvendo o apresentador Silvio Santos ganhou as redes sociais. Ele mostra um suposto funcionário do SBT que estaria atrasado. O rapaz, não se sabe muito bem como, consegue uma carona se uma das mais célebres figuras da televisão. No volante e com recentes completos 86 anos, o comunicador bate papo com sua carona. Ele pergunta se ele conhece a Fernanda e se ela ainda trabalha “lá” (onde?). Inicialmente, o rapaz diz que sim, mas depois questiona que Fernanda e para de gravar as imagens. Por conta disso, algumas pessoas acreditam que o rapaz do vídeo, na verdade, não seria um funcionário de Silvio, mas um fã dele, que apaixonado pelo comunicador, deu um jeito de ficar perto dele.
O vídeo está sendo compartilhado, em especial, em grupos no Facebook do SBT. Os fãs do pai de Patrícia Abravanel frisaram o fato de que o apresentador, mesmo sendo idoso, estava ao volante e parecia não ter o menor problema nisso. “Gente, muito lindo ver uma pessoa tão generosa como ele, mesmo tendo tudo, sendo simples e conversando com todos os tipos de pessoas”, disse um dos internautas no Facebook. Opinião parecida tiveram outros internautas, que não pararam de realizar comentários sobre o trabalho e a generosidade de Senor Abravanel.

LULA PROCESSA PROCURADOR DA LAVA JATO POR DANOS MORAIS

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram hoje (15) na Justiça uma ação de reparação por danos morais no valor de R$ 1 milhão contra o coordenador da Força-Tarefa da Lava Jato, o procurador da República Deltan Dallagnol. A defesa do ex-presidente alega que a honra e a imagem do petista foram “atacados” durante a coletiva de imprensa convocada pelo Mistério Público Federal (MPF), em setembro, para apresentar uma denúncia contra com Lula.
Na ocasião, Dallagnol apresentou 14 conjuntos de evidências que levariam ao entendimento de que Lula é o “comandante máximo do esquema de corrupção” investigado pela Lava Jato. 
Os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, responsáveis pela ação, argumentam independentemente do desfecho da ação penal gerada denúncia do MPF, a ação de indenização é cabível.
“Nenhum cidadão pode receber o tratamento que foi dispensado a Lula pelo procurador da República Dallagnol, muito menos antes que haja um julgamento justo e imparcial. O processo penal não autoriza que autoridades exponham a imagem, a honra e a reputação das pessoas acusadas, muito menos em rede nacional e com termos e adjetivações manifestamente ofensivas”, diz trecho da nota divulgada pelos advogados de Lula.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Ministério Público Federal no Paraná informou que Dallagnol não vai se manifestar, enquanto não for comunicado oficialmente da ação.

RIO GRANDE DO NORTE REGISTRA TRES HOMICÍDIOS EM APENAS 12 HORAS NA GRANDE NATAL

Somente nas últimas doze horas, três homicídios foram registrados pela Polícia no Rio Grande do Norte nas cidades de Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim. Os três casos envolveram tiros e as vítimas alcançaram o óbito antes mesmo do socorro chegar nos locais.
O primeiro caso, registrado em Natal, aconteceu na Avenida Capitão Mor Gouveia, em Cidade da Esperança. Rafael Pereira do Rego, conhecido como ‘Chaveirinho’, de 24 anos, estava jogando sinuca em um bar quando um homem chegou em um veículo branco e efetuou os disparos contra ele e fugiu logo em seguida.
No bairro Brogodó, em Ceará Mirim, Jonas de Araújo de Albuquerque Filho, 17 anos, estava na rua quando começou a ser perseguido por quatro homens em duas motocicletas e foi alvejado perto da sua própria casa. Os suspeitos também fugiram.
Já em Parnamirim, a vítima foi Wesley Breno de Araújo, 28 anos, que foi alvo de tiros no bairro Boa Esperança. A exemplo de Jonas, ele também foi perseguido por homens numa moto, que efetuaram os disparos e se evadiram do local. Todos os casos serão investigados pela Polícia Civil.

SUSPEITO DE MATAR HOMEM EM PARNAMIRIM É PRESO AO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO

A Polícia Militar prendeu na tarde desta quinta-feira (15) na cidade de Macaíba, um homem identificado como Daniel Adelino da Silva, suspeito de participar de um crime de homicídio pela manhã na cidade de Parnamirim.
Durante o crime, Daniel acabou sendo ferido e procurou socorro médico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) onde foi identificado como autor do crime que vitimou Wesley Breno de Araújo, 28 anos.
O crime
Wesley Breno morreu após ser assassinado a tiros na Rua Candido Martins dos Santos, no bairro do Boa Esperança, em Parnamirim. Populares informaram que Wesley foi perseguido por dois homens em uma motocicleta que atiraram contra ele e fugiram. Wesley morreu no local.

VISANDO PRIVILEGIAR A AVENIDA TOMAZ LANDIM, PREFEITURA MUDA ITINERÁRIO DA LINHA 58A

O itinerário da linha 58A (Parque dos Coqueiros/Redinha) sofrerá alteração a partir deste domingo (18) para atender melhor aos usuários. A informação é Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).
Segundo Clodoaldo Cabral, que é secretário adjunto de Transportes da pasta, a ideia é atender a região da Av. Tomaz Landim. “Hoje, não temos linha urbana ligando – nos finais de semana – a Tomaz Landim com a João Medeiros Filho. Com esta mudança, corrigiremos isso”, ressalta o secretário.
A linha vai operar com destino à Redinha até às 15h. Após este horário, a linha seguirá até o Partage Norte Shopping. O itinerário será realizado em caráter experimental, sendo observada e avaliada para, se necessário, realizar novas melhorias.

LINHA 12/14
Outra mudança no sistema de transporte é que a linha 12/14 (Soledade I/Ribeira) vai deixar de operar apenas nos domingos e feriados a partir do próximo domingo (18). A justificativa é a baixa demanda de passageiros. “A desativação não prejudica o usuário porque outras linhas fazem o mesmo itinerário nos domingos”, garante o adjunto de transportes.

ULTIMO SOBREVIVENTE DO DESASTRE AÉREO, NETO DESEMBARCA EM CHAPECÓ

O zagueiro Neto, da Chapecoense, desembarcou na noite desta quinta-feira em Chapecó para finalizar a recuperação do acidente aéreo do último dia 28 com a delegação da equipe na Colômbia. O retorno dele cativou a presença de cerca de 30 torcedores no aeroporto municipal da cidade, munidos com camisas e bandeiras, todos gritavam “o campeão voltou” quando a porta do jato se abriu e o jogador desceu em uma maca e foi levado à ambulância.
Era quase 22h quando o avião tocou o solo e motivou aplausos da torcida aglomerada na grade que separa o estacionamento da pista do aeroporto. O zagueiro se mostrou bastante comovido com o retorno e a recepção. No pequeno trecho entre a aeronave e o veículo que o levou ao hospital Unimed, Neto fez questão de acenar com a mão esquerda. O sobrevivente estava emocionado e fez um esforço para corresponder o apoio. A feição era marcada pelas cicatrizes no rosto e a presença de aparelhos médicos.
Outra recepção calorosa da torcida o aguardava no hospital. Mais bandeiras, aplausos, vídeos nos celulares e música religiosa, conduzida até por um violão, demarcaram a chegada dele ao centro médico. Com o retorno de Neto, todos os quatro sobreviventes brasileiros já retornaram ao País. O defensor foi levado do aeroporto municipal da cidade até o Hospital Unimed, onde seguirá internado por mais alguns dias.
No corredor de torcedores na porta do hospital, o grito de “Vamos, Chape” motivou novo aceno de Neto, considerado um guerreiro pelos médicos. O sobrevivente foi o último a ser resgatado no local do acidente, cerca de oito horas após a queda, e também o último a deixar a Colômbia. Os dois tripulantes bolivianos da LaMia foram os primeiros a retornarem ao país de origem, seguidos pelo goleiro Follmann (internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo) e do jornalista Rafael Henzel e do lateral Alan Ruschel. Os dois últimos estão hospitalizados em Chapecó.
Neto deixou a base aérea do aeroporto de Rionegro, nos arredores de Medellín, por volta do meio-dia no horário de Brasília (9h no horário local) e viajou em um jato com equipamentos de UTI, como desfibrilador e respirador, mais a supervisão de médicos e enfermeiros. A aeronave fez uma escala em Manaus antes de seguir para Chapecó, onde aterrissou no aeroporto municipal.
Antes de deixar o hospital o jogador posou para foto junto com o socorrista que o encontrou, Marlon Lengua. A imagem foi publicada no Facebook do irmão de Neto, Leonardo Zampier, e trazia um texto de agradecimento. O retorno do último sobrevivente, que não corre risco de morte, encerra a missão médica da Chapecoense em território colombiano depois de mais de duas semanas.
“Terminamos essa missão. Conseguimos em um curto tempo recuperar todos os atletas, é uma grande vitória. Levamos um pouco de carinho e um voto de recomeço para Chapecó. Viemos com o objetivo de levar os sobreviventes, mesmo que fosse um, para casa. Queríamos que ninguém mais perdesse a vida. Eram seis sobreviventes e agora, com o Neto, todos estão em casa”, afirmou o médico da Chapecoense, Edson Stakonski, que acompanhou todo o trabalho na Colômbia desde os primeiros dias.
O médico, inclusive, desembarcou do avião com a camisa do Nacional de Medellín, presente da diretoria colombiana. O corpo médico do clube considera ser possível o retorno de Neto ao futebol, já que o problema mais grave, a pneumonia, foi superada na Colômbia. A diretoria da Chapecoense garante que dará espaço no elenco no futuro para a volta ao futebol tanto do zagueiro como do lateral Alan Ruschel.

SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE: DIPLOMAÇÃO, ELEITOS NO PLEITO 2016

Aconteceu na tarde de ontem (15), na Câmara Municipal, a Diplomação da Prefeita, Vice-Prefeita e Vereadores eleitos de São José do Campestre/RN, a quinze dias da posso os eleitos são diplomados, parabenizamos os mesmos, e esperamos em nossos futuros representantes, responsabilidade e compromisso com o nosso povo, que façam valer a confiança em vocês depositada, que Deus abençoe e guie seus trabalhos!!!

LEITOS PLEITO 2016:

Prefeita:
MARIA ALDA ROMÃO SOARES (PSD)

Vice-Prefeita:
ELIZA ASSIS DE OLIVEIRA BORGES (PMDB)

Vereadores:
GERUSA CAVALCANTE GUEDES DA SILVA (PR)
JOSEILSON BORGES DA COSTA (PMDB)
JOSÉ WILSON DE MORAIS (PSD)
REGIO LUCIANO XAVIER ALVES (PRB)
JOSÉ ANDRE DE MENDONÇA (PSB)
EDUARDO FERNANDES PEREIRA (PHS)
LEONARDO FABRÍCIO DE OLIVEIRA (PRB)
JOSANILDO SOARES DA COSTA (PCdoB)
FRANCISCO NUNES DA SILVA (PHS).

FOTOS: