KitanaFest

KitanaFest

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

FEDERAÇÃO NORTE-RIOGRANDENSE DE FUTEBOL CONFIRMA ADIAMENTO DO CLÁSSICO AMÉRICA E ABC

A Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) enviou aos clubes na manhã desta quinta-feira (19), uma Resolução comunicando o adiamento do clássico América x ABC, válido pela 3ª rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2017.
O jogo, anteriormente marcado para o sábado (21), às 19h30, foi transferido para o domingo (22), às 16h, mantendo-se o mesmo local, a Arena das Dunas.
A mudança ocorreu por recomendação dos órgãos de segurança pública, em virtude dos últimos acontecimentos na cidade ocasionados pelos problemas na situação prisional do Estado.

"OS PRESOS ESTÃO ARMADOS E SE MATANDO", AFIRMA MAJOR DA PM EM ALCAÇUZ

A situação dentro da penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, continua fora de controle. Através da assessoria de imprensa da Polícia Militar, o Major Eduardo Franco declarou ao G1 que neste momento “os presos estão armados e se matando”.
Membros das facções do PCC e do Sindicato do Crime se enfrentam dentro das imediações de Alcaçuz utilizando, por enquanto, apenas pedaços de paus, barras de ferro, pedras e até colchões para se atacarem. Como eles não estão usando armas de fogo, os guariteiros da Polícia Militar permanecem fazendo uso de armas não letais para tentar amenizar o conflito.
Ainda de acordo com o Major Franco, o fato dos bandidos não estarem usando armas de fogo é o único motivo dos guariteiros não estarem revidando. “A sorte é que eles não estão atirando contra as guaritas, senão teríamos que revidar”, disse.

TEMER AUTORIZA EXÉRCITO A REFORÇAR A SEGURANÇA NAS RUAS DE NATAL

Temer autoriza Exército a reforçar segurança nas ruas de Natal 
Depois do registro de pelo menos 11 ataques a ônibus e relatos de tiros contra delegacias, o presidente Michel Temer autorizou nesta quinta-feira (19) o envio das Forças Armadas para reforçar a segurança nas ruas de Natal, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O contingente deslocado para a região será formado principalmente por homens do Exército.
A situação no Estado do Rio Grande do Norte se agravou após o motim que deixou 26 mortos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada na Grande Natal. A Polícia Militar voltou a entrar no presídio para transferir 220 homens ligados à facção Sindicato do Crime (SDC), que prometeu retaliações.
“Após pedido do governador do Rio Grande do Norte, autorizei o uso das Forças Armadas para reforçar a segurança nas ruas de Natal”, escreveu o presidente em sua conta pessoal no microblog Twitter.
O emprego das Forças Armadas será para “patrulhamento nas ruas do Rio Grande do Norte”, informou o perfil do Palácio do Planalto no Twitter.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn), 8 dos 11 incêndios de ônibus aconteceram na garagem da empresa São Geraldo, às margens da BR-226, no bairro Felipe Camarão. Diante do agravamento do quadro de segurança pública, a prefeitura autorizou que táxis, vans escolares e carros credenciados fizessem serviço de lotação.
O governo do Rio Grande do Norte também solicitou o envio de militares para a realização de varreduras dentro dos presídios. De acordo com o ministro da Justiça, Raul Jungmann, de 8 a 10 dias, os militares estarão prontos para atuarem dentro dos presídios.
Via Estadão Conteúdo

PM DIZ QUE HÁ MORTOS EM ALCAÇUZ; DIRETOR DO PRESÍDIO É ATINGIDO POR TIRO

A Polícia Militar confirmou haver mortos depois de um confronto de detentos de facções rivais nesta quinta-feira (19) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte. O número exato não foi divulgado. Entre os feridos estão detentos e também Ivo Freire, diretor da unidade, que levou um tiro de raspão.
O enfrentamento se deu com pedras, barras de ferro e vigas de madeira arremessadas de um lado a outro. Uma ambulância socorreu um detento baleado. A Polícia Militar está na área externa da unidade. Do alto das guaritas, policiais fizeram disparos na tentativa de conter a confusão.
O repórter Ítalo Di Lucena, da Inter TV Cabugi, está na área externa de Alcaçuz. Ele informa que há fumaça na parte interna, barulhos de tiros e de quebra-quebra no local. Por volta das 11h30 (horário de Brasília) o helicóptero Potiguar I, da secretaria de Segurança Pública do estado, chegou ao local para auxiliar na operação.
Durante o confronto, os presos abandonaram as barricadas que haviam montado para se proteger e foram em direção à facção rival, atirando objetos. Foi possível ver detentos aparentemente feridos sendo transportados em carrinhos de carga.
Por volta das 13h (horário de Brasília), a situação estava mais calma. Os grupos em confronto haviam voltado para as barricadas e telhados dos pavilhões, mas ainda lançavam objetos um contra o outro e trocavam ameaças.
A polícia permanecia na área externa do presídio, onde parentes dos presos buscavam informações. A dona de casa Jéssica de Oliveira, de 26 anos, afirma que o marido lhe contou, pelo telefone, ter sido ferido na perna. “O Estado não pode deixar todo mundo assistir a nossos maridos morrerem desse jeito”, disse.
Na quarta-feira (18), 220 membros da facção criminosa Sindicato do RN foram retirados de  Alcaçuz, para evitar o confronto com presos do Primeiro Comando da Capital (PCC) que estão no presídio. Ainda há, entretanto, membros do Sindicato no local, além de detentos que não são ligados a nenhuma facção. No total, há cerca de 1,2 mil detentos em Alcaçuz, quase o dobro da capacidade.
No último fim de semana, presos do PCC invadiram a área onde ficam os integrantes do Sindicato do RN. No confronto, 26 detentos morreram.
Desde a última terça-feira (17), a prisão se tornou um verdadeiro cenário de guerra. As duas facções estão divididas no espaço que liga os pavilhões. Do lado esquerdo, perto do pavilhão 4, estão os integrantes do Sindicato do RN e, do lado direito, os do PCC. Armados com barras de ferro, paus e pedras, eles montaram barricadas com grades, chapas de ferro dos portões, armários e colchões.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Rio Grande do Norte (Sesed) tem mantido contato com lideranças do PCC e do Sindicato do RN para tentar retomar nesta semana o controle da penitenciária.
Os integrantes do PCC ocupam o presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como pavilhão 5 de Alcaçuz. Dos outros quatro pavilhões de Alcaçuz, três abrigam integrantes do Sindicato do RN, facção criminosa que rivaliza com o PCC pelo comando de unidades prisionais e, principalmente, o tráfico de drogas no Estado.
Inaugurada em 1998 com foco na “humanização”, a penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, está sem grades nas celas desde uma rebelião em março de 2015. Com isso, os presos circulam livremente e os agentes penitenciários se limitam a ficar próximos à portaria O complexo, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, tem capacidade para 620 presos (veja como funciona Alcaçuz).

CRIMINOSOS INCENDEIAM TERMINAL DE ÔNIBUS EM NATAL

O terminal de ônibus da empresa Santa Maria, localizado no bairro das Rocas, zona Leste de Natal, foi incendiado por um grupo de criminosos na madrugada desta quinta-feira, 19.
Segundo testemunhas, os criminosos quebraram as vidraças da terminal, lançaram combustível e atearam fogo. As chamas consumiram toda a documentação dos ônibus e pertences dos trabalhadores da empresa. Ninguém ficou ferido, tampouco ninguém foi preso.
O prédio da empresa de ônibus fica a poucos metros do 1º Batalhão da Polícia Militar. Além deste incêndio, os criminosos também atacaram um veículo que presta serviço à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). As chamas danificaram a parte traseira do automóvel.
Pela manhã, agora no bairro da Redinha, na zona Norte da cidade, um terminal de ônibus também foi atacacado. Criminosos quebraran vidraças e atearam fogo, mas as chamas não se propagaram. O foco de incêndio foi controlado por motoristas e cobradores que chegavam para o trabalho. Ninguém foi preso.

GUERRA NOS PRESÍDIOS AFETA SEGURANÇA NACIONAL, AFIRMA TEMER

O presidente Michel Temer (PMDB) disse nesta quarta-feira, 19, em Ribeirão Preto, que o caos no sistema prisional do País, com a guerra entre facções e mortes nos presídios, afeta a segurança nacional. É o que justifica, segundo ele, ter autorizado o uso do Exército para conter as rebeliões. “As Forças Armadas vão entrar porque aparentemente era uma questão local e começou a ultrapassar as fronteiras físicas e jurídicas dos Estados, o que acabou gerando, não vou exagerar, quase uma questão de segurança nacional.”
Ele defendeu a legalidade da medida, que considerou “ousada”, e reafirmou que os militares não terão contato com os presos. “Uma das funções das Forças Armadas é manter a lei e a ordem, e estava se estabelecendo desordem absoluta. Colocamos (as Forças Armadas) para fazer inspeção nos presídios. Elas não vão fiscalizar os presos, mas uma das coisas que mais agravam é a entrada de armas e celulares. É aí que eles vão agir.” Segundo Temer, os militares devem iniciar as operações em dez dias.
Ao se informado que os presos continuam fora de controle na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal (RN), o presidente admitiu que a solução é de longo prazo. “A curto e médio prazos, destinamos R$ 150 milhões para bloquear os celulares e R$ 80 milhões para as revistas, mas depende a conexão com os Estados. Vamos fazer trinta presídios no País, mas amanhã ou depois não vai estar resolvido.”

COM SISTEMA "VULNERÁVEL", SETURN ADMITE QUE VAI RECOLHER FROTA DE ÔMIBUS NESTA TARDE

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do Rio Grande do Norte (Seturn) informou à reportagem do Portal Agora RN que a frota de ônibus está sendo recolhida em toda a cidade do Natal.
Segundo o Sindicato, as empresas não estão recebendo confiança suficiente do poder público para manter os carros nas ruas e, como medida de precaução, recolherão os veículos às garagens.
Desde o início da manhã, a frota começou a ser liberada aos poucos pelas empresas. Como não houve nenhuma nova ocorrência com ônibus até às 12h30 desta quinta, circularam normalmente, entretanto, devem parar logo mais.
Ainda não há informações sobre se o serviço será normalizado ao longo do dia.

VERGONHA!!: GOVERNO DO RN AFIRMA QUE SITUAÇÃO EM NATAL "ESTÁ FORA DE CONTROLE"

Em entrevista à CBN, Robinson Faria disse que intenção é esvaziar e interditar o presídio de Alcaçuz. Ele pediu ao governo federal o envio imediato de homens das Forças Armadas. A ideia é que os militares atuem nas ruas de Natal, já que policiais serão deslocados para o presídio de Alcaçuz.
O governador do RN, Robinson Faria, afirmou à CBN que a situação em Natal está “fora de controle” após novo confronto no presídio de Alcaçuz, o incêndio de 14 ônibus e o ataque a pelo menos duas delegacias. Segundo Robinson, a intenção final do governo é esvaziar a penitenciária e interditá-la.
Ele ligou ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para pedir que ele interceda junto ao presidente Michel Temer na tentativa de arranjar o envio imediato de homens das Forças Armadas ainda nesta quinta-feira (19). A ideia é que os militares atuem nas ruas de Natal, já que policiais serão deslocados para o presídio de Alcaçuz.
“Estão botando fogo em ônibus como retaliação pela separação das facções nos presídios. Ambos os lados estão retaliando o governo. A situação está muito mais grave do que ontem. Precisamos de um socorro imediato”.
Policiais militares usam armas não letais na tentativa de conter o novo motim na unidade onde pelo menos 27 detentos morreram nos últimos dias. Unidade está dividida em dois lados, cada um tomado por uma facção criminosa rival.

BANDIDOS USAM COQUETEL E TENTAM INCENDIAR ÔNIBUS NO BAIRRO DAS ROCAS, EM NATAL

Mais um ônibus foi atacado por criminosos em Natal, desta vez no início da tarde desta quinta-feira (19), por volta do meio-dia.
O coletivo estava parado no terminal do bairro das Rocas quando bandidos chegaram e jogaram um coquetel molotov em direção ao carro, que ficou em chamas. Logo depois, um motorista correu para evitar que o fogo se propagasse.
Os criminosos também efetuaram disparos no local. Empresários e rodoviários do setor de transporte de Natal decidiram recolher a frota de veículos às garagens até que a situação esteja controlada pela autoridades.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana autorizou os táxis, carros escolares e veículos licenciados pelo DER a fazerem lotação.
Números de atentados sobem para 27 em todo Estado
Inconformados com a transferência de seus membros da Penitenciária Estadual de Alcaçuz para o Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), integrantes da facção Sindicato do Crime estão promovendo horas de terror em diversos municípios do Rio Grande do Norte desde o início da tarde desta quarta-feira (18).
Até o momento, a reportagem já checou e confirmou 26 casos em sete cidades diferentes, são elas: Natal, Parnamirim, Touros, Macau, Ceará-Mirim, João Câmara e Caicó. Foram 18 ataques à ônibus, 5 ataques a carros, 2 ataques à delegacias de polícia e um ataque na subestação da Chesf, em Natal. Não há relatos de feridos.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) está trabalhando arduamente desde que os ataques foram iniciados, na tentativa de conter os criminosos. Até o momento, não há informações sobre se algum dos acusados foram presos, uma vez que não existe pronunciamento oficial da pasta.
Natal
Os ataques na capital potiguar começaram no período da tarde desta quarta. Inicialmente, um veículo do Governo do Estado foi alvo de tiros e pegou fogo em seguida. Depois, um ônibus da empresa Santa Maria foi incendiado na Praia do Meio, seguido por outros dois veículos da empresa Guanabara no bairro do Vale Dourado, na Zona Norte.
No início da noite, a maior ocorrência dos ataques até então foi registrada em Felipe Camarão. Cerca de seis bandidos invadiram a garagem da viação São Geraldo e atearam fogo em oito ônibus. Todos ficaram destruídos com o fogaréu.
Por fim, uma viatura da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), que estava estacionada em frente ao prédio da pasta, também foi incendiada durante a noite. Populares conseguiram conter as chamas utilizando extintores de incêndio.
Caicó
Na capital do Seridó, as confusões foram iniciadas quando presos se rebelaram na Penitenciária Estadual do Pereirão. Na rebelião, um foi morto e outros cinco ficaram feridos e receberam atendimento médico com urgência no local.
Do lado de fora, bandidos tocaram fogo na garagem da Secretaria Municipal de Saúde e incendiaram três viaturas da pasta. Antes, haviam invadido a garagem da empresa de viação Jardinense e ateado foto num ônibus que estava estacionado no local. Os bombeiros foram chamados e controlaram as chamas.
João Câmara
No município da região Agreste, dois ônibus foram incendiados. O primeiro deles estava estacionado em uma oficina quando virou alvo dos bandidos, que atearam fogo e fugiram com destino ignorado. Logo depois, um ônibus da empresa de viação Expresso Cabral teve fogo ateado contra ele, mas populares trataram de conter as chamas.
Macau, Ceará-Mirim, Touros e Parnamirim
Na região salineira, a cidade de Macau foi a única que registrou, até o momento, ataques de bandidos. Um ônibus foi incendiado em via pública e precisou da ajuda do Corpo de Bombeiros para apagar o incêndio.
O mesmo aconteceu em Touros e Parnamirim. No município do litoral norte, os criminosos incendiaram um ônibus e fugiram. Já em Parnamirim, o alvo foi um micro-ônibus, sendo este caso registrado na manhã desta quinta (19).
Em Ceará-Mirim, último registro confirmado, não se sabe se houve fogo no ônibus, porém, ele foi atacado por bandidos que se evadiram rapidamente.

NOVA REBELIÃO: PRESOS DE FACÇÕES RIVAIS VOLTAM A SE REBELAR NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE ALCAÇUZ

Os detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz voltaram a subir nos telhados dos pavilhões da unidade prisional pelo quinto dia consecutivo. Homens da Polícia Militar estão na área externa do presídio para evitar fugas.
Foi necessário que os agentes penitenciários de plantão atirarem balas de efeito moral e gás lacrimogêneo para conter os detentos. O cenário em Alcaçuz nesta manhã é de muita fumaça na área interna, além de muito barulho decorrente do quebra-quebra no local.
Por volta das 10h o helicóptero Potiguar I chegou a unidade prisional para dar apoio a contenção dos presos. Eles estão jogando bombas de efeito moral na tentativa de inibir as ações dos presidiários. O clima é de tensão total na Penitenciária.
Os detentos membros do Sindicato do Crime que estavam nos pavilhões foram até a área externa e iniciaram o confronto com presos que estão no pavilhão 5.
Crise na segurança
Esse é o sexto dia de crise enfrentada pela Segurança do Estado do Rio Grande do Norte, após rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Os ataques começaram na tarde desta quinta-feira (18), com incêndios a ônibus, após o Governo do Estado realizar transferências de detentos entre unidades prisionais do estado.

PASTOR VALDEMIRO SANTIAGO É RESGATADO DE BARCO A DERIVA EM SÃO PAULO

O pastor evangélico Valdemiro Santiago (com camisa vermelha) posa para foto ao lado de homens do Corpo de Bombeiros após ser resgatado. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de SP
O pastor evangélico Valdemiro Santiago, líder e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, foi resgatado na madrugada dessa quarta-feira (18) de um barco à deriva no litoral norte de São Paulo. O religioso passa bem.
O Corpo de Bombeiros recebeu um chamado, por volta das 22h de terça-feira, sobre uma embarcação com três tripulantes e que estava com pane elétrica nas proximidades de Ilhabela (a 198 km de São Paulo).
O barco foi encontrado pelos bombeiros por volta das 5h dessa quarta-feira(18). Todos foram resgatados sem ferimentos, segundo os bombeiros.
Ataque durante culto
No começo do mês, o pastor foi esfaqueado nas costas e no pescoço durante um culto na Igreja Mundial do Poder de Deus, no Brás, no centro da capital paulista. Ele foi socorrido, levou cerca de 20 pontos e recebeu alta no mesmo dia.
O suspeito pelo crime, o ajudante-geral Jonatan Gomes Higino, 20, foi contido por seguranças da igreja, preso e indiciado por tentativa de homicídio.
Durante audiência de custódia, o agressor tentou justificar o que fez, afirmando que Valdemiro Santiago o tinha desafiou durante uma pregação. “Ele me desafiou, me insultou e tentou me matar com a palavra dele. A lei é santa”, disse ao juiz.
O religioso foi integrante, durante quase 20 anos, da Igreja Universal do Reino de Deus, fundada pelo bispo Edir Macedo. No fim da década de 90, saiu da Universal por problemas com o líder e criou a Igreja Mundial do Poder de Deus. Segundo o próprio pastor, a igreja possui 1.400 templos no Brasil, a maioria no Estado de São Paulo.
UOL

MAIS ÔNIBUS QUEIMADO PARTE IV: DESTA VEZ FOI NO MINICÍPIO DE MACAU, CRIMINOSOS ATEARAM FOGO EM UM MICRO-ÔNIBUS

Mais um caso de incêndio a micro-ônibus foi registrado em cidades do interior do Rio Grande do Norte.
Desta vez, a ocorrência foi registrada no município de Macau, região salineira do Estado.
A Polícia Militar informou que os bandidos, logo após a ação, se evadiram do local sem destino ignorado.
Até o momento, 26 ataques foram registrados em todo o Rio Grande do Norte desde a tarde desta quarta-feira (18).

CRIMINOSOS JOGAM BOMBA CASEIRA NA SUBESTAÇÃO CHESF EM NATAL

Durante a noite de ataques no Rio Grande do Norte os criminosos também tentaram deixar a capital às escuras. Por volta das 23h uma bomba caseira foi jogada na subestação Chesf localizada no bairro do Bom Pastor, zona Oeste de Natal.
De acordo com informações repassadas pela assessoria de imprensa da Cosern, não houveram danos nos equipamentos do local.
Esse é o sexto dia de crise enfrentada pela Segurança do Estado do Rio Grande do Norte, após rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Os ataques começaram na tarde desta quinta-feira (18), com incêndios a ônibus, após o Governo do Estado realizar transferências de detentos entre unidades prisionais do estado.

MAIS ÔNIBUS QUEIMADO PARTE III: DESTA VEZ FOI NAS CIDADE DE TOUROS E CEARÁ-MIRIM, CRIMINOSOS ATEIAM FOGO EM ÔNIBUS

Ainda promovendo retaliação contra a transferência de presos entre as penitenciárias do Rio Grande do Norte, bandidos componentes da facção Sindicato do Crime atacaram outros dois ônibus em cidades do interior do Estado.
As ocorrências foram registradas em Touros, no litoral norte, e em Ceará-Mirim. No primeiro caso, os próprios moradores acionaram o Corpo de Bombeiros que chegou rapidamente para controlar as chamas.
No segundo, as únicas informações disponíveis é de que o veículo foi atacado, sem confirmação de fogaréu. O Portal Agora RN está atento para qualquer nova ocorrência que seja registrada e confirmada pela Secretaria de Segurança do Estado (Sesed).

DELEGACIAS VIRAM ALVOS DOS CRIMINOSOS EM NATAL

O 1º Distrito Policial, localizado na Cidade Alta, também sofreu um ataque na tarde desta quarta-feira (19). Dois homens chegaram em uma moto e atiraram contra a fachada do prédio. Os criminosos também atiraram uma mensagem, amarrada em uma pedra, com ameaças aos policiais.
Um outro ataque foi registrado na 14ª DP, localizada no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal. Durante a ação tiros foram disparados contra a delegacia. Ninguém foi ferido.
Desde a tarde desta quarta-feira (18) ataques são registrados em diversos municípios do RN. Até o fechamento desta matéria 16 ônibus, 3 micro-ônibus, um carro do governo estadual, 2 delegacias e o prédio da Secretaria de Saúde de Caicó foram alvos dos bandidos no Rio Grande do Norte.

MAIS ÔNIBUS QUEIMADO PARTE II: MUNICIPIO DE JOÃO CÂMARA BANDIDOS ATEIAM FOGO EM DOIS ÔNIBUS

Na madrugada desta quinta-feira (19) dois ônibus também foram incendiados no município de João Câmara, localizado na microrregião da Baixa Verde potiguar. Um dos veículos estava estacionado na frente de uma oficina quando virou alvo dos bandidos.

O segundo veículo, da empresa Expresso Cabral, estava estacionado na rodoviária da cidade. Segundo informações da polícia ninguém ficou ferido durante as ações.

Desde a tarde desta quarta-feira (18) ataques são registrados em diversos municípios do RN. Até o fechamento desta matéria 16 ônibus, 3 micro-ônibus, um carro do governo estadual, 2 delegacias e o prédio da Secretaria de Saúde de Caicó foram alvos dos bandidos.

PMB TRABALHANDO PELO RN: VEREADOR ROBSON CARVALHO (PMB) É ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DESPORTO DA CMN

Em sessão extraordinária realizada hoje (18), na Câmara Municipal de Natal – CMN, os vereadores votaram a composição das comissões temáticas da Casa. O parlamentar Robson Carvalho (PMB) foi eleito, por unanimidade, Presidente da Comissão de Desporto.
Além disso, será o Vice-Pres. da Comissão de Ciência e Tecnologia e membro da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. O vereador ficou muito honrado com a escolha dos vereadores, “fiquei muito feliz por terem me escolhido como Presidente de uma comissão que tenho experiência e conhecimento. O esporte será uma das minhas bandeiras na Câmara. Fui atleta de judô e conheço de perto a realidade do desporto em Natal”, afirmou.
O parlamentar também comentou a participação nas outras duas comissões, “espero contribuir bastante nas comissões de Ciência e Tecnologia e dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. São temas de grande importância para nossa cidade. Teremos muito trabalho pela frente”, concluiu.
Além destas três comissões, os parlamentares decidiram a composição de outras 13. Confira os membros das comissões de Desporto, Ciência e Tecnologia e dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida:
Comissão de Desporto
Robson Carvalho (PMB) – Presidente
Chagas Catarino (PDT) – Vice-presidente
Preto Aquino (PEN) – Membro
Aroldo Alves (PSDB) – Membro
Bispo Francisco de Assis (PRB) – Membro
Comissão de Ciência e Tecnologia
Ney Lopes Jr. (PSD) – Presidente
Robson Carvalho (PMB) – Vice-presidente
Franklin Capistrano (PSB) – Membro
Sueldo Medeiros (PHS) – Membro
Chagas Catarino (PDT) – Membro
Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Nina Souza (PEN) – Presidente
Carla Dickson (PROS) – Vice-presidente
Preto Aquino (PEN) – Membro
Júlia Arruda (PDT) – Membro
Robson Carvalho (PMB) – Membro

MAIS VEÍCULO INCENDIADO: BANDIDOS ATEIAM FOGO EM CARRO DA STTU NA RIBEIRA


Dois elementos por volta da 01:30h da madrugada desta quinta-feira pararam em frente a STTU(Secretaria de Transporte Urbano de Natal), na Ribeira, jogaram gasolina no veiculo Palio pertencente a autarquia e colocaram fogo no automóvel. Após o ato fugiram numa moto e o incêndio conseguiu ser contido por guardas municipais.

MAIS ÔNIBUS QUEIMADO PARTE I: BANDIDOS INCENDEIAM MICRO-ÔNIBUS NO BAIRRO NOVA-ESPERANÇA, EM PARNAMIRIM

Mais um ataque contra ônibus do transporte coletivo do Rio Grande do Norte foi registrado, desta vez na manhã desta quinta-feira (19).
Segundo a Polícia Militar, por volta das 07h30, um micro-ônibus alternativo foi incendiado no bairro de Nova Esperança, município de Parnamirim, região metropolitana de Natal.
Homens armados abordaram o veículo e mandaram os passageiros descer. Logo após atearam fogo e fugiram com destino ignorado. Ninguém ficou ferido.

ÔNIBUS CIRCULAM GRADATIVAMENTE EM NATAL, SETURN QUER COLOCAR FROTA COMPLETA ATÉ O FINAL DO DIA

Diante dos ataques realizados contra ônibus do transporte público de Natal ao longo desta quarta-feira (18), o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do RN (Seturn) havia informado que a frota seria colocada em sua totalidade nas ruas da cidade nesta quinta (19) caso novos registros de ataques não fossem identificados.
No início desta manhã, a reportagem do Portal Agora RN entrou em contato com o Sindicato, que afirmou que os carros estão saindo gradativamente das garagens e espera-se que a frota alcance os 100% ainda nesta manhã. Os ônibus vão saindo na medida em que a situação de paz for sendo identificada pelas ruas.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) informou, até a noite desta quarta, que 11 ônibus haviam sido incendiados, sendo três deles de transporte público e outros oito de uma empresa que realiza viagens intermunicipais. Além disso, um carro do Governo do Estado também havia sido danificado.

TRANSFERÊNCIA DE DETENTOS DE ALCAÇUZ FOI NEGOCIADA PELO GOVERNO DO RN JUNTO A CRIMINOSOS

O governo do Rio Grande do Norte decidiu negociar com o PCC para tentar retomar — ainda esta semana — o controle da penitenciária estadual de Alcaçuz, na Grande Natal. O presídio, o maior do estado, foi palco da matança de pelo menos 26 detentos no fim de semana. Segundo informações obtidas pelo GLOBO, uma delegada da Polícia Civil e um oficial da Polícia Militar foram designados para conversar com criminosos. O objetivo da negociação é evitar novo confronto com o Sindicato do RN, bando local rival da facção paulista.
Os policiais negociadores receberam a missão de descobrir as exigências dos presos e identificar quais delas poderiam ser atendidas. Uma das reivindicações foi atendida nesta quarta-feira: um grupo de 220 detentos, ligados à facção local, foi transferido do presídio de Alcaçuz, na Região Metropolitana de Natal, para a Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP). A retirada dos presos foi concluída entre 18h30m e 18h39m, mais de três horas após as tropas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) entrarem na unidade.
A remoção dos presos foi uma nova tentativa de o estado retomar o controle da unidade. Para a retirada dos detentos, foram usados quatro ônibus de turismo locados. Pela manhã, a Secretaria estadual de Segurança do Rio Grande do Norte já havia transferido 119 detentos do PEP para o Complexo Raimundo Nonato, na Zona Norte da capital potiguar.
Logo depois da transferência dos presos de Alcaçuz, houve tumulto do lado de fora, quando mulheres de presos atearam fogo em alguns objetos em frente à penitenciária para tentar impedir a remoção dos detentos. Nas ruas, incêndios simultâneos foram registrados em bairros de Natal. A Polícia não confirma que os ataques foram em retaliação às transferências, mas ao menos 12 ônibus e um veículo oficial do governo do estado foram incendiados.
Segundo o major Eduardo Franco, da assessoria de comunicação da PM, a penitenciária foi “toda apaziguada”. Os pavilhões 1 e 2 foram invadidos pelos agentes, e bombas de efeito moral foram detonadas. O complexo, no entanto, continua dominado pelos presos.
Outro pedido: a facção paulista demandou a transferência de cinco detentos, identificados como chefes do bando, para alguma penitenciária federal. O estado já enviou ao Departamento Penitenciário Federal (Depen) a solicitação de transferência desses criminosos. Os integrantes desta facção ocupam o presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como pavilhão 5 de Alcaçuz. Dos quatro pavilhões de Alcaçuz, três abrigam detentos rivais.
A negociação com presos, por parte da PM, começou já na segunda-feira, quando homens do Batalhão de Choque entraram em Alcaçuz e debelaram, mesmo que por algumas horas, a rebelião iniciada na tarde de sábado. Anteontem, uma reunião entre o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Caio Bezerra, o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, além de outros integrantes do setor de inteligência estadual, decidiu que as negociações seriam encabeçadas pelos dois policiais designados.

JUÍZA RECUSA ENTRADA DE PRESOS EM ALCAÇUZ E PRESOS DO PEP SÃO LEVADOS PARA A CADEIA PÚBLICA DE NATAL

A transferência de cerca de 116 presos que saíram da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) e que iriam para as dependências da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, não foi concluída com sucesso.
Isso por que a juíza corregedora responsável pelo maior presídio do Estado, Maria Nilvalda Torquato, não permitiu a entrada de novos internos na unidade.
Desta forma, os detentos tiveram de ser alojados temporariamente no Presídio Provisório Raimundo Nonato, em Natal. Essa cadeia, que comporta até 216 presos, já tinha 560 detentos e agora passará a ter 676.
presos1
Presos entrando na Cadeia Pública de Natal, onde passaram a noite. Destino inicial seria Alcaçuz. (Foto: Anderson Barbosa)
A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) informou que não sabe dizer quais as razões que fizeram a juíza de Alcaçuz não ter aceitado os detentos na penitenciária.

RN REGISTRA NOVA REBELIÃO EM PRESÍDIO DO INTERIOR DO ESTADO; UM DETENTO É MORTO

Presos de mais um presídio do Rio Grande do Norte iniciaram uma rebelião na noite desta quarta-feira (18). Dessa vez, foram os detentos da penitenciária estadual do Seridó, conhecida como o Pereirão, na cidade de Caicó, que iniciaram o motim.
Segundo o governo do Estado, um preso foi morto no tumulto, que teria sido iniciado por volta das 21h30 (horário de Brasília) por membros da facção Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte, que não aceitariam a chegada de presos do PCC.
Os presos atearam fogo em colchões e alguns deles subiram no telhado da penitenciária com tecidos com o nome da facção. A penitenciária tem capacidade para 257 presos e abriga atualmente 297.
Do lado de fora da cadeia, três veículos da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caicó e um ônibus foram incendiados na noite desta quarta. Os atos ainda estão sendo investigados pela Secretaria de Segurança Pública, mas a suspeita é que tenham ligação com a guerra de facções instalada nos presídios potiguares.
Um dos automóveis incendiados era responsável pelo transporte de pacientes para tratamento de hemodiálise.
À Folha, o prefeito de Caicó, Robson Araújo (PSDB), mais conhecido como Batata, disse que a cidade enfrenta “um clima de caos e de pânico”.
Ainda no final da tarde a prefeitura começou a recolher todos os veículos oficiais temendo ações criminosas. Ao todo, mais de 50 veículos já teriam sido retirados das ruas e colocados em garagens sob proteção da Polícia Militar.
A nova rebelião acontece no mesmo dia em que o Batalhão de Choque encerrou o motim que já durava cinco dias e deixou 26 mortos no presídio de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal. Também aconteceu nesta quarta, a transferência de 220 detentos da unidade.
Em uma suposta ação de represália a remoção dos presos, 15 ônibus foram incendiados e tiros foram disparados contra duas delegacias. Segundo a Secretaria de Segurança Pública os ataques estão sendo apurados, mas há indícios de que tenham sido ordenados por membros da facção Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte.
Com isso, as ruas ficaram vazias de pedestres e o tráfego de veículos, bem abaixo do normal, já que muitas pessoas foram para casa mais cedo. A frota de ônibus também foi recolhida. Sem opção, as poucas pessoas na rua acabavam optando por voltar para casa com táxis, que foram autorizados a fazer lotação.

CRIMINOSOS PROMOVEM VÁRIOS ATAQUES INCENDIÁRIOS CONTRA ÔNIBUS E CARROS OFICIAIS EM CAICÓ

A onda de ataques incendiários está se alastrando da capital para o Interior do Estado. Na noite desta quarta-feira, em Caicó, bandidos invadiram a garagem da empresa Jardinense e atearam fogo contra um ônibus. Pelo menos não há registro de vítimas. O Corpo de Bombeiro esteve no local e apagou o incêndio.
Não satisfeitos com o atentado, os criminosos se dirigiram à sede da Secretaria Municipal de Saúde e incendiaram vários veículos públicos, estacionados no pátio da unidade, localizada no bairro Vila do Príncipe.
Novamente, os bombeiros foram acionados para debelar as chamas. População está atemorizada com os ataques. Ruas estão desertas em Caicó.