KitanaFest

KitanaFest

terça-feira, 22 de novembro de 2016

PREFEITO ELEITO E O ATUAL PREFEITO DE NOVA CRUZ/RN, INDICAM OS NOMES PARA COMPOR A EQUIPE DE TRANSIÇÃO

O prefeito da cidade de Nova Cruz, Cid Arruda, desde o dia 07 de novembro assinou o DECRETO Nº 020/2016, que dispõe sobre as diretrizes para realização dos trabalhos de transição de governo e dá outras providências. Com isso, o prefeito eleito Targino Pereira e o atual prefeito Cid Arruda, já indicaram os nomes para compor a equipe de transição para receber as informações dos diversos setores. O objetivo do Decreto visa agilizar o levantamento de informações, como prevê o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e a resolução 027/2012.

Veja os nomes já definidos para a transição:

Equipe indicada pelo prefeito Cid Arruda:
Wesley Ramon
Giselda
Nízia Barbosa
Marília Ferreira
Marta Peres

Equipe indicada pelo prefeito eleito Targino Pereira:
Germano Targino
Germana Targino
Ary Barrinha
Venceslau Bras
Sidney Soares
Geraldo Junior

Fonte:Diário Oficial do município.

TORRES DE SUSTENTAÇÃO DOS BLOQUEADORES DE CELULAR COMEÇAM A SER INSTALADAS EM ALCAÇUS


As torres de sustentação dos bloqueadores de celular estão começando a ficar de pé na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. Nesta terça-feira (22), um guindaste começou a operar para fixar o equipamento no presídio. Em meio ao início dos trabalhos, a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) revelou que não vai dar detalhes sobre o serviço.


Apesar de não dar detalhes, a Sejuc revelou que os bloqueadores de celular devem começar a funcionar em Alcaçuz até o fim do ano. Através de nota, a assessoria de imprensa da secretaria revelou que não está falando sobre o serviço por questões de segurança.
No momento, a Sejuc disse apenas que o bloqueio de sinal na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) está passando por ajustes finais. Em Alcaçuz, na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5) e na Cadeia Pública de Nova Cruz, o órgão se limita a dizer que os serviços “estão em andamento”. 

HOMEM É PRESO APÓS AMEAÇAR EXPLODIR CARRO BOMBA DURANTE PROCISSÃO EM MACAÍBA/RN

Um homem foi preso nesta terça-feira (22), suspeito de ameaçar explodir um carro durante a procissão da padroeira de Macaíba, Nossa Senhora da Conceição, que vai acontecer no dia 8 de dezembro. O acusado teria publicou última quinta-feira (17) em uma rede social, postagens detalhando um procedimento para transformar veículos em carros-bomba.
Na postagem, o suspeito insinuou que iria detonar explosivos no encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição. Devido às postagens, o homem foi enquadrado na nova Lei do Antiterrorismo.
A prisão do suspeito aconteceu esta manhã, em sua residência, no bairro Nova Esperança. Na ocasião, foram apreendidos três botijões de gás e um computador. De acordo com o delegado responsável pelo caso, às postagens públicas afirmando que iria explodir um carro durante a festa, fez com que o padre ficasse bastante assustado e procurasse a polícia para formalizar uma denúncia contra o acusado.
Ainda em publicação na rede social, o suspeito relatou que ficaria mundialmente conhecido com a explosão. “Meu nome vai ficar na história do mundo, vai ser legal”, comentou.

ROBINSON FARIAS VAI A CAICÓ TRATAR DE AÇÕES EMERGENCIAIS DE ABASTECIMENTO

O governador Robinson Faria irá na tarde desta terça-feira (22) ao município de Caicó para verificar de perto as ações emergenciais para abastecer a região. O Governo do RN dará inicio nesta quarta-feira (23) a Operação Vertente que vai atender Caicó com 180 mil litros de água por dia, por meio de 10 carros pipa. A Defesa Civil fará a distribuição dos pontos de água na cidade, levando em consideração os locais de maior demanda como hospitais, escolas, delegacias e quartéis.
Para aumentar ainda a possibilidade de abastecimento, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) perfurou 14 poços na região. Desde o começo da manhã de hoje o Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) fiscaliza, junto com Agência Nacional de Águas (ANA), o rio Piancó/Piranhas/Açu, responsável por levar água a 100 mil pessoas na região do Seridó.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Coronel Eliseu Dantas, o carros- pipa captarão água pelo manancial do município de Vera Cruz, e abastecerão entre 20 e 30 pontos em Caicó. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) disponibilizará 40 caixas d'água de cinco mil litros para serem instalados chafarizes. Atualmente a Operação Vertente atende 23 cidades. Dantas afirma que está sendo solicitado junto ao Ministério da Integração a Operação Vertente II, que beneficiará mais 67 municípios. 
A Semarh já realizou mais de 34 perfurações na região e conseguiu condições de exploração em 14 poços. Sendo que sete poços foram testados e outros sete terão vazão verificada ainda hoje. Segundo o secretário da pasta, Mairton França, serão instalados até seis poços, os quais devem ter mais de mil litros por hora de vazão. “Vamos disponibilizar bombas, cisternas e se existir necessidade um dessalinizador. Também iremos perfurar poços no leito do Itans. O geólogo já está no local e junto com Caern irá decidir sobre esse uso”, explicou Mairton.
O Governo do Estado montou uma força-tarefa desde que o fornecimento de água parou, no último sábado (19), em função do esgotamento do rio Piancó/ Piranhas/Açu, que traz água do complexo de barragens Coremas/Mãe D’Água, localizado na Paraíba, e atende a adutora Manoel Torres que leva água para Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando. 

NATAL SERÁ A SEGUNDA CAPITAL DO BRASIL A CONTAR COM UM ANEL VIÁRIO



Natal será a segunda cidade em todo o país a contar com um anel viário, estrutura que só São Paulo possui. Visando melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana, a obra na Zona Norte da capital está com 43% dos serviços executados. Quando finalizada, dará fluidez ao tráfego e impulsionará o desenvolvimento da região.
Atualmente, técnicos e engenheiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura – SIN trabalham em quatro frentes do projeto: a construção do viaduto da Redinha, que dará acesso à Ponte Newton Navarro, e às Avenidas João Medeiros Filho, Conselheiro Tristão e Litorânea, diminuindo os constantes engarrafamentos no local, dando plena funcionalidade à ponte em seus dois sentidos. Esse serviço está 42% finalizados. 

Ao lado da Avenida Moema Tinôco está sendo construída uma lagoa de captação das águas de drenagem para evitar alagamentos, principalmente em frente ao cemitério, ponto crítico e recorrente de inundações no local e adjacências. Já na Avenida Rio Doce, entre a Avenida Itapetinga e o Ginásio Nélio Dias, está sendo executada a implantação da pista projetada ao longo de toda a via, além dos serviços de drenagem.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, trabalha para entregar toda a obra em 2017, sendo no primeiro semestre os seguintes trechos: Viaduto da Redinha, Avenidas Rio Doce, Tocantínia e Moema Tinôco/Conselheiro Tristão, no trecho que compreende o Viaduto da Redinha até a entrada de Genipabu. Para o segundo semestre ficará apenas a Avenida das Fronteiras. 

“Essa é a principal e maior obra de mobilidade urbana em andamento na capital potiguar, possibilitando um novo acesso ao aeroporto, uma vez que interligam a BR-101 ao anel viário e a BR-304, a Tomaz Landim, à Avenida Moema Tinôco, dotando de 13 quilômetros de faixas duplicadas com faixas exclusivas para ônibus, sendo 11 quilômetros de ciclovia”, explica o secretário da SIN, Jader Torres.

O anel viário vai proporcionar uma relevante melhoria da qualidade de vida da população. Serão implantados novos abrigos de passageiros, ciclovias, e calçadas padronizadas, o que vai permitir maior mobilidade de ciclistas e pedestres, principalmente daqueles com maior dificuldade de locomoção. “Quando concluída, essa obra vai mudar consideravelmente a vida da população da Zona Norte, com a implantação de um novo conceito de mobilidade na região, onde há pelo menos 10 anos os moradores esperam por essa melhoria”, finaliza Torres.

SÉRGIO CABRAL CITA PEZÃO EM DEPOIMENTO A POLÍCIA FEDERAL


O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral declarou em depoimento à Polícia Federal que o atual governador, Luiz Fernando Pezão, foi o responsável pela licitação de reforma do Maracanã. Cabral foi preso na semana passada pela Operação Calicute, sob suspeita de chefiar um esquema de corrupção que movimentou R$ 224 milhões em propina e envolveu, entre outras, a obra no estádio. Ele prestou depoimento no último dia 17.

Cabral disse à PF que sempre foi acompanhado dos secretários de Obras a reuniões com as construtoras responsáveis pela reforma. A pasta foi ocupada por Pezão e depois por Hudson Braga, sob a gestão de quem a obra foi finalizada. Braga também foi preso pela Operação Calicute, na semana passada.

A declaração de Cabral foi uma resposta a seu próprio advogado, Ary Bergher, que questionou o cliente quem era o secretário de Obras responsável pela licitação de reforma do Maracanã. Cabral acrescentou que os secretários realizaram várias visitas ao estádio e ele apenas "umas duas".

O ex-governador disse que, como secretário de Obras e coordenador de infraestrutura, Pezão tinha contato com Fernando Cavendish, da Delta, e com outros empreiteiros.

Cabral também afirmou que Pezão o apresentou a Hudson Braga que, depois de deixar a Secretaria de Obras, se tornou o subsecretário do atual governador.

A assessoria de imprensa do governo do estado informou que Pezão não vai comentar as citações.

“Mentiras absurdas”

No depoimento, Cabral se referiu às declarações dos executivos da Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia como "mentiras absurdas". As informações foram prestadas em delações premiadas da Operação Lava Jato e fundamentaram a Operação Calicute como desdobramento.

Cabral negou que tenha interferido em assuntos ligados à Petrobras e ao Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) e disse que é mentira que tenha solicitado propina nas obras de terraplanagem do complexo.

O ex-governador também negou ter intercedido junto a clientes do escritório de advocacia da ex-primeira dama Adriana Ancelmo e declarou que também não tem conhecimento da "taxa de oxigênio" que teria sido paga a Hudson Braga. Segundo o Ministério Público Federal, a propina seria de 1% do valor das obras envolvidas.

GIL OLIVER - DECORAÇÃO DE FESTAS (CAMPESTRE/NATAL)

Ainda está preocupado(a) com a decoração da sua festa? não perca mais tempo entre e contato com Gil Oliver Decoração de Festas e deixe tudo por nossa conta, Aniversário, Casamento, Batizados, Chá de Bebês e muito mais...

Confira também nossos preços promocionais em "kits-festas", para você que não quer fazer uma festa e sim uma pequena surpresa sem decoração.

SOLICITE JÁ O SEU ORÇAMENTO.
FONE: (84) 9.9705-1369 / 9.9468-3993 (WhatsApp)



KIT FESTAS:

DECORAÇÕES:








GAROTINHO RECEBE ALTA E SEGUE PARA PRISÃO DOMICILIAR

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho recebeu alta hoje (22) do Hospital Quinta D'Or, na zona norte da cidade. Garotinho estava internado na unidade desde sábado. No domingo, ele foi submetido a um procedimento de cateterismo.
O ex-governador teve prisão decretada pelo Juízo da 100ª Zona Eleitoral, de Campos dos Goytacazes, no norte do estado. Ele é acusado de usar o programa social municipal Cheque Cidadão para comprar votos na eleição daquele município.
Garotinho foi preso no último dia 16 pela Polícia Federal. No mesmo dia, ele sentiu-se mal e foi internado no Hospital Municipal Souza Aguiar. No dia seguinte, a Polícia Federal decidiu transferi-lo para o hospital penal do Complexo Penitenciário de Bangu.
No sábado, o Tribunal Superior Eleitoral autorizou a prisão domiciliar de Garotinho e ele pôde ser transferido para o Quinta D'Or.
De acordo com a defesa do ex-governador, ele ficará preso em sua casa, no Rio de Janeiro, com escolta policial.
Anthony Garotinho foi exonerado, a pedido, ontem, do cargo de secretário municipal de Governo de Campos. No decreto publicado pela prefeita Rosinha Garotinho, a esposa do ex-governador, diz que o marido está deixando o cargo por orientação médica.

DÍVIDAS COM COMPRAS DE NATAL DE 2015 DEIXARAM 2 EM CADA 10 BRASILEIROS INADIMPLENTES


Se os consumidores não ficarem atentos com os gastos, a compra de presentes para o Natal pode se tornar uma grande dor de cabeça. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) identificou que dois em cada dez brasileiros (19,4%) ficaram com o nome sujo por causa das dívidas feitas com a compra de presentes de Natal e festas de fim de ano em 2015.

Quase quatro em cada dez consumidores (36,4%) interessados em comprar presentes para o Natal deste ano possuem contas com o pagamento em atraso e, além disso, parte dos entrevistados deixará de pagar alguma conta, seja para comprar presentes (4,2%), em razão das festas de Natal (3,9%) ou para fazer as comemorações de ano novo (4,4%). Outros 39% dos que pretendem comprar presentes este ano estão com o nome sujo no momento, independente da compra.

No geral, considerando apenas quem ficou com o nome sujo devido as compras do Natal de 2015, 54%, ainda estão nessa situação. Dentre os que sabem dizer o valor das dívidas geradas com as festas e os presentes de Natal em 2015 e que acabaram levando à negativação (40,6%), o valor total chega a R$ 921,57, em média.

Segundo o educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, o maior risco é se deixar levar pelas emoções que tomam conta das pessoas nesta época. “É normal querer agradar os amigos e familiares e participar das comemorações, mas não se pode desconsiderar a própria realidade financeira. Na hora de ir às compras, o ideal é planejar bem as despesas e saber exatamente o quanto a pessoa pode gastar com presentes e festas”, explica Vignoli. “Além disso, é preciso evitar as aquisições feitas por impulso, que frequentemente levam ao desequilíbrio financeiro. O melhor presente é sempre aquele que cabe no bolso do consumidor”, alerta.

58% irão parcelar as compras de Natal de 2016

A pesquisa mostra que 16,4% dos entrevistados admitem que costumam gastar mais do que podem na compra de presentes de Natal. O educador financeiro alerta para o que pode ser um aliado na hora das compras, mas também um grande impulsionador desse descontrole financeiro: o parcelamento.

Mais da metade dos consumidores (58,2%) que irão presentear neste Natal afirmam que irão parcelar as compras, percentual acima do identificado em 2015 (52,4%), principalmente os homens (63,9%) e pertencentes às classes A e B (66,3%). A razão mais citada para justificar essa forma de pagamento é o fato de conseguir ter condições de comprar os presentes para todas as pessoas que consideram importantes (30,6%).

Outros 20,8% garantem que mesmo tendo condições de pagar à vista, preferem parcelar em diversas prestações para garantir sobras de dinheiro nas finanças. Ainda assim, é relevante o percentual de pessoas que afirmam só comprar presentes de Natal que puderem pagar à vista, sem fazer dívidas (41,8% - abaixo dos 47,6% no ano passado).

Metodologia

As entrevistas se dividiram em duas partes. Inicialmente ouviu-se 1.632 consumidores nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 600 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal. A margem de erro é de no máximo 2,4 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente. A uma margem de confiança de 95%.

LOCAIS DE SEGUNDA PROVA DO ENEM JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE DO INEP

Os locais de prova da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (Inep) na internet. Os estudantes farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro. Os mais de 271 mil candidatos que tiveram a prova adiada poderão consultar os novos locais na página do Participante e no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.
A recomendação é que os estudantes conheçam antes o local da prova para evitar atrasos no dia do exame. O esquema da segunda aplicação será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.
No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Segunda aplicação
O Enem foi aplicado nos dias 5 e 6 de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Devido a ocupações de escolas, universidades e institutos federais, o Ministério da Educação adiou o exame para um grupo de estudantes que fariam a prova em 405 locais de diferentes estados. Esses estudantes receberam um aviso do Inep por mensagem no celular e e-mail. A ocupação de escolas ocorrem em diversos estados, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, e a reforma do ensino médio,
Os locais de prova serão todos alterados. Segundo o instituto, os novos locais terão o padrão necessário para a aplicação das provas e não correrão risco de ocupação até a realização do exame.
As provas serão diferentes daquelas aplicadas no início do mês, mas manterão o mesmo nível de dificuldade, o que, de acordo com o Inep, garantirá a isonomia entre os candidatos. O resultado do Enem será divulgado para todos os participantes no dia 19 de janeiro.

GRAVE ACIDENTE NA MARIA LACERDA EM NOVA PARNAMIRIM

Informações colhidas no local pelo Nova Parnamirim Notícias, que um carro freou bruscamente causando o engavetamento. O carro que não foi identificado se evadiu do local . Um motoqueiro que vinha logo atrás colidiu com outro veículo e teve o pé decepado, a SAMU foi acionada e até o momento da matéria não tinha chegado.

HOMICÍDIO EM CAIÇARA DO NORTE

A polícia Militar de caiçara do Norte na região do Mato grande, foi acionado na noite do domingo (20) por volta das 21h20 ao receber informações de populares que teriam ou vido vários disparos de arma de fogo na rua do morro, ao se deslocar até o local constatou que havia uma pessoa caída ao solo, o mesmo foi socorrido e transferido pro hospital Walfredo Gurgel em Natal devido a gravidade dos ferimentos. A vítima identificado como João Maria Freitas de Lima 36 anos morador do bairro Roças - Caiçara do Norte. A vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

HOMICÍDIO EM PARNAMIRIM

Homicídio no Loteamento Sonho Verde, em Parnamirim. A vítima foi identificado como Ricardo, ele trabalhava como vigia.

HOMEM É BALEADO APÓS DISCUSSÃO DE TRANSITO NA ZONA NORTE DE NATAL

Um homem de 21 anos identificado como Guibson Silva do Nascimento foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (21), na Avenida Pompéia, no bairro Pajuçara, zona Norte de Natal. De acordo com a polícia a vítima foi baleada por um motoqueiro enquanto dirigia o próprio carro. Segundo o Sargento Mário, lotado no 4° Batalhão, Guibson sofreu disparos de arma de fogo, mas ainda foi socorrido no local por uma equipe do SAMU. "Quando o socorro chegou foi constatada a morte e logo recebemos informações dando conta que a vítima foi alvo de um motoqueiro após uma discussão", relatou. A mulher do homem assassinado, que preferiu não ter o nome revelado, informou que o marido trabalhava como entregador de gás de cozinha e não tinha nenhum histórico de envolvimento com crimes. A DHPP vai investigar o caso.

"PODEMOS" SERÁ O NOVO PARTIDO DO DEPUTADO ANTONIO JÁCOME A PARTIR DE DEZEMBRO

O deputado federal Antônio Jácome vai mudar de partido…
Ou melhor, o partido de Jácome, o PTN, é que vai mudar.
A partir de dezembro o PTN passará a se chamar “Podemos”.
Nenhuma relação com o “Podemos” da Espanha.
A presidente da legenda, Renata Abreu (SP), que diz que o”Podemos” não será de direita nem de esquerda, justifica que se inspirou no slogan da campanha de Barack Obama em 2008, “yes, we can” (sim, podemos).

BRADESCO TENTA TOMAR LAMBORGHINI DE COLLOR

Advogados do banco explicaram que uma empresa ligada a Collor deixou de pagar as parcelas do financiamento do carro
O Bradesco pediu nesta segunda–feira (21) ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para apreender um carro Lamborghini Aventador que pertence ao senador Fernando Collor (PTC-AL). O veículo foi apreendido em uma das fases da Operação Lava Jato, mas foi devolvido ao parlamentar por uma decisão da Corte. O carro é avaliado em mais de R$ 3 milhões.
Ao Supremo, os advogados do banco explicaram que a empresa Água Branca, ligada ao senador, deixou de pagar as parcelas do financiamento do carro em junho deste ano. Segundo o banco, em 2014, Collor fez, por meio da empresa, um financiamento de R$ 1,6 milhão, que seria pago em 60 parcelas de R$ 39,3 mil. Como as parcelas deixaram de ser pagas, a instituição bancária recorreu à Justiça de São Paulo para tomar o carro, mas a decisão do STF impediu a apreensão da Lamborghini.

Lava Jato

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Collor de ter recebido pelo menos R$ 29 milhões em propina no período entre 2010 e 2014. Os recursos teriam sido repassados ilegalmente ao ex-presidente da República por causa de um contrato assinado entre a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e a empresa Derivados do Brasil (DVBR) para troca de bandeira de postos de combustível. As investigações são decorrentes da Operação Lava Jato.
A denúncia foi apresentada em agosto do ano passado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot e aditada em março de 2016, mas estava em segredo de Justiça. Entretanto, no dia 20 de outubro deste ano, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF) retirou o sigilo. A acusação também dá conta de que Collor recebeu propinas em razão de contratos para construção de bases de distribuição de combustíveis firmados entre a BR Distribuidora e a UTC Engenharia.
Segundo a PGR, o senador integrou uma “organização criminosa relacionada à BR Distribuidora” destinada ao desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Janot cita que a quadrilha agia por influência do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), legenda da qual o ex-presidente foi filiado até março.
Também são denunciados a mulher do parlamentar, Caroline, além de outras sete pessoas, incluindo um diretor da “TV Gazeta” de Alagoas, emissora afiliada à “TV Globo” e pertencente à Organização Arnon de Mello, de propriedade da família de Collor. O senador responde 30 vezes por corrupção passiva, 376 por lavagem de dinheiro e 48 por peculato.
IG

FALHA MECÂNICA PODE TER CAUSADO QUEDA DE HELICÓPTERO DA PM

Apesar de as investigações estarem no início, peritos da Aeronáutica praticamente descartaram nesta segunda-feira a possibilidade de um tiro ter derrubado o helicóptero Esquilo Fênix 4 da Polícia Militar, modelo AS 350 B3, prefixo PR-IDR, que caiu no sábado, na Cidade de Deus, durante uma operação da PM. Segundo eles, o acidente pode ter sido causado por uma falha mecânica. Ao analisarem o que restou da aeronave, os técnicos verificaram que não havia marcas de tiro na fuselagem. A presença de querosene no tanque também indica que não faltou combustível.
CÂMERA FILMAVA TRIPULAÇÃO
Os técnicos da Aeronáutica recolheram os motores da aeronave e os eixos de transmissão, que fazem girar as hélices. O material será testado e analisado minuciosamente. Imagens que flagraram a queda sugerem falha no rotor de cauda, por que ele caiu girando em seu próprio eixo. O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa-3), ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apura o caso. Um representante da empresa Helibras, fabricante do helicóptero vendido à PM, também acompanha a perícia.
Em entrevista ao GLOBO, um experiente piloto de helicóptero, que preferiu não ter o nome divulgado, disse que pode ter havido um terceiro fator para a queda da aeronave. Segundo ele, como o piloto fazia um voo pairado e longe do solo, pode ter ocorrido a perda de sustentação, causada por estol de potência, ou seja, quando o piloto não consegue manter a aeronave estável. Ele também não descartou falha mecânica no rotor de cauda, com perda de potência, levando à queda:
— De qualquer maneira, nos dois casos, um piloto experiente e bem treinado tinha condições para conseguir reduzir os danos e até voltar ao controle da aeronave.
Outras duas investigações estão em curso. Uma da Divisão de Homicídios e outra da própria Polícia Militar, dona do helicóptero. O diretor da DH, Rivaldo Barbosa, disse que vai analisar as imagens da câmera interna do helicóptero para saber o que ocorreu dentro da cabine durante o voo. Além da câmera que capta imagens externas, uma outra mostrava os tripulantes.
— Ainda é cedo para afirmar a causa da queda. A DH assumiu o caso porque, caso seja constatado que a aeronave caiu atingida por tiros, trata-se de homicídio. Exames preliminares, no entanto, não encontraram marcas de tiros. Mesmo que a perícia conclua que o helicóptero caiu por problemas técnicos, a DH vai continuar investigando o caso, para identificar os bandidos que trocaram tiros com a polícia e também em direção à aeronave — afirmou o delegado titular da DH, Fábio Cardoso.
O GLOBO

PAREDÕES DE SOM SÃO APREENDIDOS EM FESTA IRREGULAR NA ZONA SUL DE NATAL

Três paredões de som foram apreendidos em uma festa na tarde deste domingo (20) no bairro Pitimbu, na Zona Sul da capital potiguar. A apreensão foi efetuada em uma fiscalização ambiental realizada por policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental. "Os equipamentos estavam funcionando acima do que é permitido por lei e incomodava os moradores do bairro", relatou a Cipam.

Em nota, a assessoria de comunicação da PM disse que o material foi apreendido durante uma festa considerada irregular, já que estava sendo realizada em uma Zona de Proteção Ambiental e sem nenhuma licença dos órgãos públicos.
No sábado (20), uma operação também foi realizada em diversos bares da orla marítima nas zonas Leste e Norte de Natal. Outros equipamentos de som foram apreendidos e os condutores de veículos e estabelecimentos foram notificados.

A POPULARIDADE DE DONALD TRUMP NOS EUA SOBE E CHEGA A 46%

A popularidade do magnata republicano Donald Trump subiu a 46% desde a sua vitória nas eleições de 8 de novembro, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje (21) pela consultoria americana Politico/Morning Consult. Pelos dados, Trump conseguiu aumentar sua popularidade em nove pontos percentuais em menos de 15 dias. 
Antes das eleições, a maioria das pesquisas de intenção de voto apontava para uma derrota de Trump e uma vitória da democrata Hillary Clinton. As informações são da Agência ANSA.
Até no exterior, Trump tem conquistado alguns resultados que antes eram inesperados. O Reino Unido poderá ser o primeiro país a receber uma visita oficial do novo presidente dos Estados Unidos. Segundo fontes de Downing Street [sede do governo britânico], o magnata poderia receber o convite da rainha Elizabeth II, que avalia uma recomendação do governo conservador da premier Theresa May.
A visita poderia ocorrer nos primeiros meses de 2017, já que Trump toma posse em 20 de janeiro, com todas as formalidades de chefe de Estado, para confirmar a relação estratégica entre EUA e Reino Unido. No início desse ano, o Parlamento britânico analisou uma petição popular que pedia a proibição da entrada de Trump no país devido às suas declarações polêmicas sobre imigrantes e muçulmanos. A petição foi assinada por mais de 600 mil ingleses.

DUPLA É DETIDA COM ARMA DE FOGO EM NOVA DESCOBERTA

Policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) detiveram nesta segunda-feira (21), na rua Djalma Maranhão, no bairro de Nova Descoberta, na zona sul, uma dupla suspeita portando um revólver calibre 32 com seis munições. Um dos detidos é adolescente.
Os policiais faziam patrulhamento na área quando visualizaram os suspeitos que tentaram empreender fuga mas foram alcançados. A dupla informou a Polícia que a arma de fogo era utilizada para proteção pessoal, fato que também é considerado um crime já que não possuíam o registro da arma nem o documento que permite a posse dela.
Ambos foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Zona Sul (DPZS) para os procedimentos legais. A Polícia Civil irá investigar a possível participação deles em crimes na área.

ABASTECIMENTO DE CIDADES DO SERIDÓ ESTA TEMPORARIAMENTE SUSPENSO


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que o abastecimento das cidades de Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando está temporariamente suspenso em função da baixa do rio Piancó/Piranhas/Açu. Para minimizar os efeitos da crise hídrica, o Governo do Estado está envidando esforços para restabelecer o abastecimento.

Uma das alternativas para o abastecimento do Seridó era a construção da adutora de emergencial de Caicó. Mas articulações políticas promovidas pelo prefeito de Caicó, Roberto Germano e o ex-deputado Henrique Alves, junto ao ministro do PMDB Helder Barbalho fizeram com que o Ministério da Integração Nacional retirasse a obra da Caern e passasse para o Departamento Nacional de Obras de Combate as Secas (DNOCS).  Desde maio o  projeto da adutora emergencial estava pronto, aguardando apenas o repasse da Defesa Civil Nacional para ser realizado. Com a mudança na gestão, o equipamento que iria contribuir para abastecer 100 mil potiguares voltou para a estaca zero.

Diante do colapso, uma das alternativas buscadas para amenizar o problema é a perfuração de poços. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), já realizou mais trinta perfurações. Destes, conseguiu condições de exploração em 14 poços. Destes, sete  poços já foram testados e outros sete terão vazão ainda nesta semana, como alternativa para a recuperação de parte do abastecimento.  

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) também tem atuado permanentemente junto aos órgãos federais na tentativa de coibir o uso indevido da água.

ABASTECIMENTO FOI SUSPENSO POR COLAPSO DO MANANCIAL

O fornecimento de água através da Caern parou no último sábado (19) em função  do esgotamento do manancial do rio Piancó/ Piranhas/Açu, que traz água do complexo de barragens Curema/Mãe D’Água, localizado na Paraíba, e atende a adutora Manoel Torres que leva água para estas cidades.  

A captação no rio ocorria na cidade de Jardim de Piranhas e, atualmente, não tem volume suficiente para bombear. A cidade de Caicó contava com outra fonte de abastecimento, que era o Açude Itans, mas, que agora se encontra seco. A Caern e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) estão em entendimento com a Agência Nacional de Águas (ANA) para solicitar apoio no aumento da vazão da água vinda da Paraíba.

No momento, não existem outras fontes de abastecimento para se manter o fornecimento regular de água. Em situações em que não existem mananciais, as cidades são inseridas na lista de colapso e o fornecimento de água passa a ser através das defesas civis municipais, estadual e federal. Sendo assim todos os outros usos estão suspensos por Resolução da ANA, IGARN e AESA, e devem ser paralisados imediatamente, caso não ocorram, o usuário será penalizado com multas e apreensão de equipamentos.

PLANO DE REESTRUTURAÇÃO DO BANCO DO BRASIL PODE ATINGIR 12 AGÊNCIAS DO RN

O plano de reestruturação do Banco do Brasil, anunciada na manhã desta segunda-feira (21) pode atingir 12 agências no Estado. Seis deverão ser fechadas e outras seis devem ser transformadas em postos de atendimento.
No Rio Grande do Norte, o BB oferece 109 unidades de atendimentos, sendo 83 agências e 26 postos de atendimentos. Os clientes do banco também possuem a sua disposição, 483 correspondentes bancários, 757 caixas eletrônicos e 300 terminais da rede Banco 24h.
Com o plano de reestruturação, as agências da Avenida Ayrton Senna (4301), Base Naval (4460), Biomédico (4462), Midway Mall (4717), Norte Shopping (5872) em Natal e Fab-Bant (4463), em Parnamirim devem ser encerradas.
Em contrapartida, as agências de Afonso Bezerra (142), Florânia (2066), Governador Dix-Sept Rosado (2084), Martins (2264), Mossoró (4711 – Petrobrás) e Natal (4716 – TRT) devem ser transformadas em postos de atendimento.
O BB possui 1.366 funcionários no Estado 216 fazem parte do público potencial do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada, que prevê adesão voluntária.