KitanaFest

KitanaFest

segunda-feira, 31 de março de 2014

FÁTIMA DIZ QUE PT NÃO QUIS FAZER PARTE DO CHAPÃO DE HENRIQUE

Uma das protagonistas no processo eleitoral de 2014, a deputada federal e candidata ao Senado Fátima Bezerra criticou a postura dos partidos PMDB, PSB e PDT por se aliarem ao DEM e ao PSDB, adversários de Dilma Rousseff (PT). Em entrevista ao RN Acontece nesta segunda-feira (31), Fátima disse ainda que não quis fazer parte do "chapão".

"Fomos convidados para esse chapão, desde julho do ano passado e eu, de pronto, coloquei que não tinha a menor possibilidade do PT participar. A oposição a eles não é de natureza pessoal, e sim motivada por natureza política, ideológica onde sabemos que o povo do Rio Grande do Norte não ia aceitar uma chapa do PT com o DEM e PSDB opositores ferrozes a Dilma e a Michel Temer", comentou.

Fátima Bezerra falou ainda sobre a decisão nacional dos partidos - PT e PMDB - de caminharem juntos no Rio Grande do Norte e que o PMDB "de uma outra para outra tomou outra decisão", argumentou.

"O PMDB excluiu e isolou o PT e formou chapa com outros partidos. O PMDB preferiu estar ao lado do DEM e do PSDB, em detrimento em estar do lado do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte", frisou.

A deputada federal disse achar "estranho" os partidos como o PSB e o PDT ter aderido ao chapão. "O PSB de Wilma faz oposição ao DEM e ao campo conservador desde sempre. O PDT nem se fala. Eu lamentou isso [a adesão] já que o PSB e o PDT sempre foram partidos de esquerda e participaram desse movimento ao longo desses 10 anos", disse.

Sobre o anúncio do apoio do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) a candidatura de Henrique Alves (PMDB) ao Governo, Fátima criticou. "O PDT tem compromisso com a reeleição da presidente Dilma", justificou.

Questionada se a postura de Carlos Eduardo foi de ingratidão - já que o PT libera verbas federais  e apoia a gestão de Carlos - Fátima não quis julgar como "ingrato", mas disse que contava com o apoio dele. "Gostaríamos muito do apoio do prefeito Carlos Eduardo, mas meu mandato é republicano para Natal. Penso sobre isso na questão das afinidades políticas e programáticas", garante.

O apresentador do RN Acontece, Diógenes Dantas relembrou que em 2008 as forças políticas do Rio Grande do Norte se uniram para tentar eleger Fátima Bezerra (PT) como prefeita de Natal. Sobre o assunto, Fátima disse que o PT tem legitimidade para falar do "chapão" pelo pseudo movimento de oposição.

"Os partidos querem se apresentar como de oposição e nós entendemos que não dá para caracterizar oposição já que o DEM ainda governa o RN e está na lista dos partidos aliados de Henrique", detalha. 

Bloco PT e PSD

Sobre a união do PSD - do vice-governador Robinson Faria - e do PT, Fátima confirmou que o diálogo continua e que os partidos estão buscando apoio dos partidos menores. "Tivemos reuniões na última quinta e sexta e nesta segunda e vamos conseguir partidos para a coligação", descreveu.
A candidata ao Senado citou os partidos do G10 que ainda não declararam apoio a Henrique e que podem ficar com o PT e PSD. 

Ainda sobre a aliança do PT e PSD, Fátima disse que a questão da coligação na proporcional será superada. "Eu diria que são questões que serão superadas. No momento oportuno, as direções do PT e do PSD e dos outros partidos terão sabedoria, habilidade e maturidade para discutir isso. A questão numa tática eleitoral atende de um lado a disputa majoritária e acho que teremos habilidade para equacionar isso ai [a coligação na proporcional]", justifica.

"Cada partido nesse momento está olhando sua candidatura ao Governo e ao Senado. O PT quer não só disputar o Governo e o Senado, queremos manter o que conquistamos nas três legislaturas. O PT quer manter e ampliar suas cadeiras na Assembleia e o PSD quer a mesma coisa", garante.  

No final da entrevista, Fátima confirmou que a sua pré-candidatura está mantida, mesmo se não der certo a aliança com o PSD. "Não podemos descartar nada, inclusive uma chapa puro sangue. Posso assegurar que a nossa pré-candidatura ao Senado segue firme", afirma.

* Fonte: Nominuto

EMPARN REGISTRA CHUVAS EM TODAS AS NO FIM DE SEMANA

Mapa mostra precipitações acumuladas no mês de marçoO fim de semana foi de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, principalmente nas regiões leste e central do estado. De acordo com a Emparn, foram registradas chuvas em 112 dos 197 postos de monitoramento espalhados no estado.

O fim de semana foi de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, principalmente nas regiões leste e central do estado. De acordo com a Emparn, foram registradas chuvas em 112 dos 197 postos de monitoramento espalhados no estado.

Já nas regiões Seridó e Central, choveu em Ipueira (71mm), Jardim do Seridó (64,3mm), Florânia (44,5mm), São José do Seridó (42,3mm) e Santana do Matos (42mm). Choveu também em Caicó, Santana do Seridó, Tenente Laurentino Cruz, São João do Sabugi, Cruzeta, São José do Seridó, São Fernando Acari, entre outros municípios.

Na região Agreste/Leste chuvas foram registradas em Ielmo Marinho (53,4 mm); João Câmara (51,9mm); Boa Saúde (44,3mm); entre outros municípios como Santo Antônio, Lagoa de Velhos, Japi, Monte das Gameleiras, Serrinha, Vera Cruz, Coronel Ezequiel, Barcelona, Natal, Passa e Fica. Ainda em Ceará-Mirim, Nisia Floresta, Pedra Grande, Montanhas, Canguaretama, entre outros.

NATAL: PROTESTO CONTRA CORRUPÇÃO

Justiça cega e na lama.
É esse o mote do protesto que acontece no centro de Natal e que toma conta da praça 7 de Setembro, em Natal.
Onde estão concentrados a Assembleia Legislativa, Prefeitura e Tribunal de Justiça.
Protesto popular contra corrupção.

20140331-161509.jpg
20140331-161535.jpg
20140331-162044.jpg

20140331-162153.jpg

NATAL: PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DEFLAGRAM GREVE NA QUINTA-FEIRA

Em assembleia na manhã de hoje (31), educadores da rede municipal decidiram deflagrar greve na próxima quinta-feira (03)Professores da rede municipal de ensino decidiram em assembleia na manhã de hoje (31) deflagrar greve na próxima quinta-feira, 3 de abril. Entre os pontos de reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinte/RN) estão a implantação do terço de hora-atividade e concessão de intervalo aos educadores infantis.

Após desentendimentos sobre qual posição tomar nessa campanha, deflagrar greve ou não, a maioria da categoria decidiu pela paralisação das atividades como forma de pressionar a Secretaria Municipal de Educação. Outros professores, como Heriberto Rodrigues de Morais, defenderam a implantação do terço de hora-atividade - destinar um terço da carga horária total para atividades extra-classe, como o planejamento de aulas - pelos próprios professores.

"É preciso se concentrar na redução da carga horária em sala de aula de 20 para 13 horas e a greve não garante que isso será implantado. Já existe uma lei votada e constitucionalizada sobre isso. Só depende dos professores aplicarem", disse Heriberto.

O próximo encontro dos professores, na Assen, às 8h30 da quinta-feira, vai deflagrar a greve e decidir quais as ações serão tomadas durante a paralisação, segundo a coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN), Fátima Cardoso. "Vamos enviar ofício à secretaria e tentar novas negociações até quinta. Se não avançarmos, será deflagrada a greve", assegura.

Segundo o sindicato, nas negociações entre secretaria e professores durante audiência na sexta-feira passada (28), avançaram as negociações sobre o intervalo para educadores infantis, que hoje trabalham sem intervalo e com pagamento de horas extras; sobre as eleições diretas para diretores das escolas; sobre unificação das carreiras, apesar de ainda enfrentar impasses como diferenças da carga horária; sobre calendário de pagamento das promoções; e sobre novo concurso para professores da rede municipal, que terá edital publicado até o dia 15 de junho.
 

CRATERA VOLTA A BLOQUEAR TRANSITO NA JOÃO MEDEIROS FILHO

Buraco na João Medeiros Filho atrapalha trânsito na zona Norte de NatalA avenida João Medeiros Filho está, mais uma vez, com uma cratera em uma das faixas da via que dá acesso à Ponte de Igapó, na zona Norte de Natal. Após as chuvas da noite deste domingo (30), o trecho que havia sido recuperado na semana passada voltou a ceder, bloqueando parte do tráfego. Não há registros sobre acidentes.

No dia 14 de março, uma cratera foi formada devido às chuvas e bloqueou totalmente a via no sentido que dá acesso ao centro e zona Sul. Houve uma recuperação e a via já estava recapeada. NO entanto, após as chuvas de hoje, o asfalto voltou a ceder e o buraco foi reaberto.

O trecho que cedeu durante a noite foi bloqueado e foi posicionada sinalização para que motoristas evitem o local. Até as 22h30, não havia trabalhadores recuperando a via.