KitanaFest

KitanaFest

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

PROCESSO QUE PEDIA PRISÃO DE POLICIAIS QUE ADERIRAM A PARALISAÇÃO É EXTINGUIDO


O processo que pedia a prisão dos policiais que aderiram o ato de paralisação no Rio Grande do Norte foi extinguido pelo desembargador Saraiva Sobrinho, do Tribunal de Justiça do estado.
O desembargador levou em consideração o acordo firmado entre o governo e os servidores, que permite que os policiais não sejam punidos por aderirem ao movimento. Durante 23 dias os policiais e bombeiros militares seguiram aquartelados sem ir às ruas, em protesto aos atrasos salariais.
A não punição dos servidores estava dentre as reinvindicações lançadas pela categoria, que clamava também pela melhoria nas condições de trabalho. Os policiais alegavam não possuir viaturas e materiais de proteção em bom estado para cumprir serviços.
Na última quarta-feira, 10, o acordo lançado pelo governo foi aceito pelos servidores. Além de garantir que nenhum policial recebiria punição por seus atos durante o período de paralisação, o estado também garantiu o pagamento integral do salário referente ao mês de dezembro à todos os ativos, reservistas e pensionistas.
Apesar de não possuir uma data para o pagamento do 13º salário, nesta sexta-feira, 12, os salários de dezembro dos policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários e servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) estão sendo depositados.

MÉDICOS SÃO CONVOCADOS PARA MANIFESTAÇÃO EM NATAL NA TERÇA CONTRA AJUSTE FISCAL DO GOVERNO

 
Foi adiada para a próxima terça-feira, dia 16, a votação do pacote fiscal do Governo Estadual com 18 medidas que, no entendimento do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte(Simed-RN), ameaçam o serviço público e cortam direitos dos trabalhadores.
O Sinmed RN convoca os médicos para participar de manifestação contra a votação destas medidas e de grande ato conjunto com os servidores estaduais neste dia 16. A concentração será no Sinmed às 8h, com saída às 9h para a Assembleia Legislativa do RN.
A manifestação também é contra a ameaça de pagamento dos salários de Dezembro e Janeiro apenas aos funcionários da ativa, deixando os aposentados de fora da agenda de pagamentos.
“Será um dia muito importante. Lembrem-se que estamos em greve. Então é para manter apenas o atendimento mínimo das emergências e todos se juntarem a essa grande manifestação”, convoca Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.
Fonte: Sinmed RN

TUCANO SUSPEITA QUE HUCK SEJA O CANDIDATO DE FERNANDO HENRIQUE

Comentário de um tucano de altíssima plumagem depois que Fernando Henrique pareceu lançar uns torpedos contra Geraldo Alckmin recentemente: “O candidato do coração de FH é o Luciano Huck. Só pode ser”.
Mediante a ansiedade de Alckmin em se descolar dos 9% nas pesquisas, o ex-presidente disse, em entrevista ao jornal “Estado de S. Paulo” que “se houver alguém com mais capacidade de juntar, que prove essa capacidade e que tenha princípios próximos aos nossos, tem que apoiar essa pessoa”.
Radar On-Line, Veja

CONCURSO DA PM E POLÍCIA CIVIL DO RN SÃO SUSPENSOS

Alegando como principal motivo a crise financeira no Rio Grande do Norte, o governo anunciou nesta sexta-feira(12), através da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos do Estado (Searh), as suspensões dos concursos para a Polícia Militar e para a Polícia Civil.
Segundo a  Searh, não há como criar novas vagas para o quadro Estado diante das dificuldades orçamentárias vividas atualmente pelo Governo. Os concursos não têm previsão de serem realizados.

PEDIDO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR ROBINSON FARIA É PROTOCOLADO PELO VEREADOR SANDRO PIMENTEL NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

 
O vereador Sandro Pimentel (PSOL) protocolou nesta manhã de sexta(12), o pedido de impeachment do governador Robinson Faria (PSD). O texto está embasado na reprovação por unanimidade das contas do governo no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, que enumerou vinte e uma irregularidades cometidas na última prestação de contas.
O protocolo de recebimento foi realizado na Assembleia Legislativa acompanhado pela chefia de gabinete do presidente Ezequiel Ferreira (PSDB), Ana Augusta, que responde demandas na ausência do deputado. Além do vereador Sandro, o presidente Estadual do PSOL-RN, Danniel Morais, também esteve presente para entregar a petição representando a posição do partido.
Inicialmente, o vereador Sandro pretendia realizar a entrega do pedido de impedimento do governador durante o ato de ontem, 11/01, que reuniu servidores e aposentados de diversas categorias contra o pacote de Robinson Faria (PSD) enviado à casa parlamentar, entretanto a Assembleia Legislativa manteve as portas fechadas à população enquanto deliberavam sobre as medidas.
A “irresponsabilidade administrativa financeira do governador Robinson Faria” é a base do documento, entretanto, por seu caráter insanável também é citada a falta de governabilidade e de controle da gestão pública do RN nos últimos meses.
A expectativa é que o pedido seja recebido pela presidência e encaminhado ao plenário da Assembleia Legislativa para apreciação e votação. Uma vez que nenhum dos 24 deputados até o momento se posicionou em relação à rejeição das contas do governador Robinson Faria, o mandato do vereador Sandro e a representatividade do PSOL também solicitou que fosse realizada uma audiência com esta temática para tornar de conhecimento da população norte-rio-grandense.

MINISTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO DEFENDE CANDIDATURA DE LULA



O vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, defendeu, nesta quinta-feira, 11, a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República. Indicado pelo líder petista em 2009 para compor a Corte, José Múcio considerou o nome do petista primordial para o bem da democracia e para o cenário político nacional.
“Temo que ele seja impedido sem que haja prova inconteste, quem ganhar vai ter muita dificuldade de governar se isso acontecer”, disse em entrevista a uma rádio pernambucana.
Durante programa radiofônico, o ministro também defendeu a necessidade das reformas e chamou de “demagogo” candidato ao Planalto que se mostra contrário as medidas. “A Previdência tem que se mexer. O modelo do que podemos ser é o Rio de Janeiro, a reforma é feito remédio ruim, tem que tomar se não vai morrer. Hoje, a Previdência arrecada menos do que paga”, comentou.
Relator das contas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) que apontou irregularidades como as pedalas fiscais e posteriormente levou ao impeachment da petista, Múcio afirmou que Dilma poderia ter evitado a derrocada.
Para ele, se ela tivesse admitido os erros fiscais e tivesse tomado as recomendações determinadas pelo TCU não teria sofrido o impeachment. “Se fosse Lula, teria contornado a situação e até subido nas pesquisas”, comparou.

PETROBRÁS ANUNCIA QUEDA DE 0,70% NOS PREÇOS DA GASOLINA E DO DIESEL


A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, 12, um novo reajuste para os combustíveis, com queda de 0,70% no preço da gasolina nas refinarias e recuo na mesma porcentagem no preço do diesel. Os novos valores valem a partir deste sábado 13.
A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho de 2017. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.
Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente.
Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.

LARISSA ROSADO DIZ QUE PACOTE FISCAL NÃO PODE SER VOTADO "A TOQUE DE CAIXA"

larissa rosado

Entre os quatro parlamentares que votaram contra a convocação extraordinária para votar o pacote de medidas fiscais encaminhado pelo Executivo para a Assembleia Legislativa, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) afirmou nesta quinta-feira, 11, que seu posicionamento foi motivado pelo fato de que há algumas mensagens que precisam ser mais “aprofundadas”. A convocação não faria sentido, segundo a deputada, porque o recesso legislativo se encerra no início de fevereiro.
“Algumas medidas têm de ser mais discutidas, e não votadas a toque de caixa. Até considero que, mesmo tendo a convocação, houve uma vitória quando o Colegiado de Líderes garantiu a tramitação das matérias”, disse a parlamentar, citando o fato de que, antes de serem encaminhados ao plenário, os projetos irão ser analisados em comissões temáticas.
Alguns deputados defenderam a aplicação de regime de urgência para o pacote, o que dispensaria a tramitação em comissões e possibilitaria a votação das medidas já na primeira sessão extraordinária. “Essa era a nossa preocupação: passar no Colegiado de Líderes e ser votado hoje. A gente não teve acesso a todas as matérias. Eu preciso lê-las. Embora a gente tenha tido reunião com o governador, nada foi aprofundado, até pela quantidade de matérias”, pontuou a deputada.
Mesmo assim, a parlamentar anunciou que já decidiu que votará contra algumas entre as quais ela tomou conhecimento. Uma delas é o projeto que modifica a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%. “Sou contra a suspensão de direitos”.
Quanto aos protestos realizados nas proximidades da Assembleia Legislativa durante, Larissa disse ver as manifestações com naturalidade. “É natural que os servidores protestem. Os servidores estavam ali para serem ouvidos”, concluiu.
Dezessete deputados comparecem à primeira sessão extraordinária desta quinta-feira. 13 votaram a favor da convocação e quatro foram contrários. Além de Larissa, votaram contrariamente à abertura dos trabalhos os deputados Carlos Augusto Maia (PSD), Fernando Mineiro (PT) e Márcia Maia (PSDB).

PCDOB APROVEITA MOMENTO PARA ENTREGAR CRAGO E DEVERÁ PERDER VICE-GOVERNADOR E DEPUTADA

 
Após participar da gestão estadual até o momento, o PCdoB aproveitou o momento de fragilidade política do Executivo para justificar seu desembarque.
Em recomendação à deputada Cristiane Dantas, pede para que ela seja contrária ao ajuste fiscal. Na nota, o partido ainda critica  o pacote e defende a manutenção do estado atual de direitos dos servidores, o que significaria salários atrasados.
Como discordam do que veem como oportunismo do partido,  Cristiane e Fábio Dantas, vice-governador,  não devem seguir a recomendação,  vão continuar alinhados ao governo e, com isso, deixar o PCdoB.
O partido também enviou carta ao governo comunicando a entrega de cargo do secretário de Esportes, Canindé França.
A pasta de Esportes, de todo modo, será incorporada à pasta da educação.

CARLOS AUGUSTO JOGA PARA A PLATÉIA E ACHA QUE VAI TER VOTO COM POPULISMO

Dentre os parlamentares que se opuseram à convocação extraordinária, nenhum causou mais espanto quer o deputado Carlos Augusto Maia.
Do mesmo partido que o governador Robinson Faria, ele defendeu que as deliberações imediatas do ajuste fiscal ficassem para fevereiro depois do Carnaval.
Pareceu demais ao deputado quebrar o marasmo do recesso. Por que voltar a trabalhar mais cedo? As soluções fiscais para o RN podem esperar.
Não bastasse o papel a que se dispôs, o deputado ainda saiu dando entrevista criticando o governo.
Já foi esclarecido se ele vai abrir mão dos espaços que tem na administração?
Talvez o deputado que queria tudo para depois do Carnaval julgue admissível manter cargos enquanto enfia o punhal e o gira pelo cabo.
Se forem esses o tipo de aliado predominante do governo Robinson, a administração nem precisa de oposição.