KitanaFest

KitanaFest

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

ADOLESCENTE É APREENDIDO PELA PM COM DUAS ARMAS DE FOGO EM NATAL

Policiais da Força Tática do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) detiveram, nesta quarta-feira (14), um adolescente de posse de duas armas de fogo na avenida Felizardo Moura, na zona Norte de Natal.
Os PMs faziam um patrulhamento de rotina na região, quando se depararam com o adolescente em atitude suspeita. Ao perceber a chegada da viatura, o rapaz de 17 anos tentou se esconder dentro da mata, mas ainda assim foi apreendido pelos policiais, que encontraram com ele dois revólveres calibre 38.
O adolescente foi encaminhado para a Delegacia Especial de Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) para os procedimentos cabíveis.

APÓS ANO DIFÍCIL, SETOR IMOBILIÁRIO VOLTARÁ A CRESCER EM 2017, AVALIA SECOV-RN

O ano de 2017 deverá se registrar a retomada do crescimento do mercado imobiliário potiguar, que enfrentou “turbulências”, geradas pela interferência da crise política na economia. Segundo o empresário Renato Gomes, presidente do Sindicato da Habitação do Rio Grande do Norte (SECOVI/RN), já há indícios de que, a partir do segundo bimestre do próximo ano, o setor começará a reagir.
“O mercado é muito cíclico e o que tinha de surpresa negativa para acontecer, já aconteceu. Depois de o mercado chegar ao fundo do poço impulsionado pela economia, agora se nota a retomada do crescimento. Essa é a expectativa”, explicou.
Ele revela que o pior já passou para o mercado imobiliário potiguar, que foi duramente atingido pela falta de crédito para os consumidores e de falta de confiança. Gomes aposta que em 2017 haverá novos lançamentos, tendo em vista que os estoques de imóveis prontos para morar já decresceram consideravelmente. “O estoque estava muito alto, mas as construtoras conseguiram vender muita coisa”, avaliou.
INDICADORES
Renato Gomes anunciou ainda que até o início de janeiro de 2017, o SECOVI/ RN estará divulgando os indicadores do mercado imobiliário do Rio Grande do Norte, a exemplo do que acontecerá nos demais estados brasileiros.
A ferramenta mostrará para investidores, compradores e profissionais o setor, informações atualizadas sobre áreas mais valorizadas, preço do metro quadrado e valor médio de aluguel, compra e venda de imóveis em cada bairro de Natal e das principais cidades do Rio Grande do Norte.

COMISSÃO APROVA FIXAÇÃO DE RECEITA E DESPESAS EM R$ 12 BILHÕES PARA O RN

Por unanimidade, a Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) aprovou o Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) que estima a receita e fixa as despesas para o exercício de 2017 em R$ 12,3 bilhões, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (14). A matéria recebeu 350 emendas com relação às despesas e mais três modificações de texto, numa forma para atender todos os Poderes e órgãos autônomos.
“Fizemos o que foi possível, de uma forma inédita, dentro do entendimento técnico, do diálogo e da situação financeira em que se encontra o Estado. Houve congelamento no orçamento dos poderes e dos órgãos, dando uma folga ao Governo do Estado. Este ano o índice de repasse foi de 23% do valor global e para o próximo ano será de 21%. Estamos dando o primeiro passo para que se consiga chegar a um equilíbrio entre o que é real e o que é planejado”, afirmou o deputado George Soares (PR), relator do Projeto da LOA.
O deputado disse que nas emendas de despesas foram preservados todos os recursos, que estão no projeto original, destinados á Saúde, Educação e Segurança. Nas emendas de texto a principal foi a que reduz o percentual de remanejamento de recursos pelo Executivo de 15% para 10%.
No seu relatório, o deputado George Soares escreveu que diante do quadro de gravidade da crise que atinge o País e da realidade fiscal do Estado não adianta querer vender ilusões ao povo potiguar. “A proposta que aprovamos aqui é para atender os interesses do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Participaram da reunião os deputados Tomba Farias (PSB), George Soares, Ricardo Motta (PSB) e José Dias (PSDB).

MÁRCIA COBRA MAIS DELEGACIAS PARA MULHERES NO RIO GRANDE DO NORTE

A morte de duas jovens em Natal nos últimos dias pautou o pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSDB), na manhã desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa. A parlamentar também fez um alerta para a necessidade de estruturação e ampliação do número de delegacias especializadas para as mulheres no Rio Grande do Norte.
“São cinco delegacias para atender 167 cidades. Em todo o Estado, apenas Natal, com duas, Parnamirim, Caicó e Mossoró possuem delegacias. A Delegacia da Mulher na Ribeira tenta dar conta da demanda de três regiões de Natal: Leste, Sul e Oeste. Além do mais, as especializadas não funcionam 24h ou nos fins de semana”, disse.
Márcia Maia disse que vai renovar, junto ao Governo do Estado, o seu pedido de melhorias para as delegacias. Por fim, sugeriu a articulação para criação do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Contra Mulher, em parceria com o Executivo, Assembleia Legislativa e Ministério Público.
“Qualquer assassinato é cruel. Portanto ouvir o relato que uma mulher foi assassinada enquanto amamentava é algo que não dá para expressar. Infelizmente essa é uma historia que continua a ser contada no RN. Mas a prisão do agressor não é solução. A realidade é que a rede de proteção a mulher sofre com a falta de estrutura para funcionar. Tenho certeza que o caminho é a educação e mudança da cultura. Que o Estado invista nas políticas sociais e que tenhamos toda a rede de proteção aos direitos das mulheres funcionando”, disse.
Casos
Ana Lívia Sales, 19, foi morta a facadas pelo ex-marido, Felipe Cunha Pinto, também de 19 anos, enquanto amamentava o filho do casal, um bebê de seis meses. O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (12) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Jéssica Amanda da Costa, 22, foi morta a facadas na manhã deste domingo (11) na cidade de Acari, região Seridó do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, Jéssica Amanda da Costa estava em casa quando foi atacada pelo ex-marido.

FORAGIDO DA JUSTIÇA É PRESO PELA PM APÓS ARRASTÕES NA PROCISSÃO EM MOSSORÓ

O Grupo Tático Operacional (GTO) sob o comando do SGT Lima, prendeu na noite da última terça-feira (13), o foragido da justiça Fábio Henrique da Silva, o “Bobinho”, de 20 anos, residente na Rua Major Gutemberg de Melo no bairro Santo Antônio, em Mossoró. Segundo a PM, o acusado fazia parte de um grupo criminoso que se infiltrou na procissão de encerramento dos festejos de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, para praticar assaltos aos devotos.
Durante o percurso foram registrados vários roubos e em um deles, onde foram efetuados disparos de arma de fogo contra vítimas, o GTO foi acionado e conseguiu prender Fábio Henrique. Segundo a equipe, ele conseguiu repassar a arma aos comparsas que conseguiram fugir no meio da multidão. Os disparos não atingiram ninguém.
O infrator foi encaminhado à Delegacia de Plantão, onde foi constatado pela equipe da Polícia Civil que ele era foragido da justiça e tem mandado de prisão em aberto, expedido pelo Juiz Vagnos Kelly da 2ª Vara Criminal de Mossoró, por furto qualificado. De acordo com a Polícia Civil, Fábio Henrique responde também a um processo por homicídio simples, contra uma mulher, mas que no momento, de acordo com o Tribunal de Justiça do RN, este processo encontra-se suspenso.
Na Delegacia de Plantão Fábio Henrique da Silva foi autuado, pelo delegado Edandro dos Santos, por roubo (artigo 157) e depois de passar pelo Itep para exame de corpo de delito, foi encaminhado à Cadeia Pública onde aguardará decisão judicial. As vítimas do roubo compareceram a DP de Plantão e reconheceram o acusado.

DESTINOS DO RIO GRANDE DO NORTE PASSAM A INTEGRAR ROTA DAS FALÉSIAS

Destinos e equipamentos turísticos de cinco municípios do Rio Grande do Norte passam a integrar a Rota das Falésias, roteiro turístico que envolve oito municípios do Litoral Leste Cearense. A inclusão dos novos destinos foi decidida durante reunião do Comitê Gestor do roteiro realizada na segunda-feira (12), na sede do Sebrae no Ceará, que fica em Fortaleza.
A proposta contou com o voto de 6 dos 8 integrantes do Comitê, que é formado por representantes de associações e entidades de empreendedores dos municípios que compõem a rota. Os municípios que passam a integrar a Rota das Falésias são Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue e Mossoró. Todos integram o polo Costa Branca, no Rio Grande do Norte.  A nova configuração do roteiro é fruto de um processo de discussões e estudos envolvendo os empresários dos municípios envolvidos e do Sebrae do Ceará e do Rio Grande do Norte.
Na opinião do gerente do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, João Vidal, as duas regiões têm potenciais turísticos complementares que quando somados contribuirão para uma maior atração de turistas. “O Primeiro ganho que teremos é com uma divulgação conjunta desta região que hoje tem muitas características semelhantes e também tem atrativos complementares. Do lado do Rio Grande do Norte, temos as águas termais, as salinas, que vão se somar a este roteiro existente”.
O superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, acredita que a mudança trará benefícios para a economia dos dois Estados. “Temos a convicção de que a partir desta união dos empresários, Sebrae e demais parceiros do Ceará e Rio Grande do Norte, nós estamos dando um passo significativo para que o turismo se desenvolva ainda mais e se torne uma atividade com potencial de alavancar cada vez mais a economia destes dois estados”.
O empresário de Mossoró Gabriel Barcellos destacou que união dos dois Estados contribuirá para aumentar a competitividade deste destino turístico. “A partir de hoje passamos a ser um destino turístico bem mais fortes. Este é o início de um trabalho que tem o intuito de transformar esta região em um destino consolidado nacionalmente”.
Já o diretor da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), José Ruy de Oliveira, disse que a decisão de incluir os novos destinos é a efetivação de uma situação que já ocorria na prática. “Esta procura do cliente por esta integração já existia, pois quando um turista do Sudeste chega a nossa região e sabe que está a apenas 80 km do Rio Grande do Norte, ele também quer aproveitar a viagem para conhecer os atrativos de lá. Essa integração representa um ganho para todos nós”.
A Rota das Falésias reúne os atrativos e equipamentos turísticos dos municípios de Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. Entre seus atrativos estão as praias do Porto das Dunas, Prainha, Águas Belas, Morro Branco, Praia das Fontes, Pontal de Maceió, Canoa Quebrada, Redonda e Peroba. Com a mudança, o roteiro passará a ser formado por treze municípios, sendo oito no estado do Ceará e cinco no Rio Grande do Norte.

ASSESSOR DE TEMER PEDE DEMISSÃO APÓS SER CITADO EM DELAÇÃO DA ODEBREHT

BRASÍLIA – A delação do ex-executivo da Odebrecht Cláudio Melo Filho resultou, nesta quarta-feira, 14, na primeira baixa do governo do presidente Michel Temer. O assessor especial da Presidência e amigo de Temer há 50 anos, José Yunes, entregou sua carta de demissão no início da tarde desta quarta.
“Nos últimos dias, Senhor presidente, vi meu nome jogado no lamaçal de uma abjeta delação, feita por uma pessoa que não conheço, com quem nunca travei o mínimo relacionamento e cuja existência passei a tomar conhecimento, nos meios de comunicação, baseada em sua fantasiosa alegação, pela qual teria eu recebido parcela de recursos financeiros em espécie de uma doação destinada ao PMDB”, escreveu Yunes.  “Repilo com a força de minha indignação essa ignominiosa versão”, afirmou.
O Planalto está apreensivo com um ponto do anexo de delação Melo Filho em que o ex-executivo narra suposto pedido de dinheiro por Temer e a entrega de valores no escritório de Yunes. Melo diz que seu relato acompanha “elementos relevantes” de prova, como “ligações telefônicas”. Ressalta que “os dados de corroboração são fortes e permitem que a investigação vá bem além daquilo que o simples acesso ao sistema (de pagamentos) da empreiteira pode permitir”.
Na carta, Yunes diz que “seria uma honra ajudar o amigo de 50 anos a colocar o País nos trilhos, após a hecatombe que arrasou a economia” e destaca que aceitou o convite de Temer para assessorá-lo na Presidência para ajudar o País.
“Para preservar minha dignidade e manter acesa a chama cívica que me faz acreditar nos imensos potenciais de meu país, declino, Senhor Presidente, do honroso cargo de assessor da Presidência, sem, porém, abdicar da admiração e da amizade que nos une desde os heroicos tempos nas Arcadas do Largo de São Francisco”, escreveu.
Yunes estava em São Paulo e conversou com o presidente nesta quarta. Segundo interlocutores do Planalto, Temer considerou um “gesto de grandeza” do seu amigo, que destacou que não quer que a “amizade entre os dois seja objeto de exploração”.
De acordo com auxiliares do presidente, na conversa entre os dois Temer reiterou sua confiança em Yunes e disse que as acusações são maldosas, infundadas, mas que prejudicam as pessoas ao atingirem as famílias e reputações.
Yunes destacou justamente esse aspecto na sua carta de demissão. “Como advogado e pai de família, que zela pelo dever de agir como cidadão sob os valores da honra e do zelo pela expressão da verdade, em respeito à minha família, aos amigos e aos concidadãos, não posso ver meu nome enxovalhado por irresponsáveis denúncias de figurantes com quem nunca tive qualquer contato direto ou por terceiros”, afirmou.
Mais baixas. Alguns auxiliares do presidente se disseram surpresos com a saída de Yunes. O Planalto amanheceu nesta quarta com rumores de possíveis baixas no primeiro escalão do governo. Especulou-se de pedidos de demissão do secretário especial Moreira Franco. E também de uma possível saída, eventualmente por motivos de saúde, do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Os dois também estão citados na delação de Claudio Melo.
A assessoria de Moreira divulgou mais cedo uma nota desmentindo “boatos” que ele estaria demissionário. “Estou dedicado a colaborar no lançamento das medidas microeconômicas e no fortalecimento do programa de concessões. Não abandono lutas quando acredito nelas”, afirma ele na nota. O jornalista Ricardo Noblat publicou mais cedo em seu blog na página do jornal O Globo, que Moreira Franco estaria com a carta de demissão pronta para ser entregue, caso o presidente a peça.

"SECRETARIADO DO GOVERNO DEVEM COLOCAR CARGOS A DISPOSIÇÃO", AVALIA FRED QUEIROZ

O secretário municipal de Turismo de Natal (Setur), Fred Queiroz, avaliou que, para o próximo mandato do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) para o quadriênio 2017-2020, o secretariado da gestão deveria mudar. O empresário explicou que o prefeito deve ter liberdade para recompor sua equipe caso ache necessário.
“Ainda não houve conversas nesse sentido. Até porque o prefeito está enfrentando a crise deste quadriênio, há coisas que precisam ser realizadas até lá, mas eu defendo que o secretariado coloque os cargos à disposição na virada do mandato para que ele fique à vontade para escolher, com toda a condição e sem constrangimento, para definir seu secretariado”, explicou Fred, em entrevista concedida ao programa “Meio-Dia Cidade”, da Rádio Cidade (94,3 FM).
Após quatro mandatos de Carlos Eduardo, Fred acredita que é hora de oxigenar a equipe do prefeito. Para ele “é preciso mudar”. “Acho que haverá mudanças. Acho que é necessário mudar, é, afinal, o quarto mandato do prefeito, e acho que ajustes precisam ser feitos”, concluiu.

POLICIA FEDERAL FAZ INVESTIGAÇÃO EM EMPRESA DE TERCEIRIZAÇÃO EM NATAL

A Polícia Federal do Rio Grande do Norte deflagrou na manhã desta quarta-feira (14) a Operação Fonte Externa, que apura irregularidades contratuais na empresa de terceirização JMT. As irregularidades referem-se ao sobrepreço nos contratos e a dispensa indevida de licitação.
Segundo a assessoria da PF, envolve também "uma Secretaria de Estado do Rio Grande do Norte que teria se utilizado de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, do Ministério da Educação."
De acordo com o advogado da JMT, Hugo Holanda, a denúncia partiu de um servidor do estado. “A PF está verificando denúncia de irregularidades contratuais que partiram de um servidor estadual”, afirmou o advogado.
Cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal são cumpridos nas sedes de empresas e nos endereços residenciais dos empresários envolvidos na contratação supostamente irregular.
A JMT é uma empresa de terceirização e oferece mão-de-obra a diversos entes públicos da administração. De acordo com o próprio site da empresa, os serviços são prestados para a UFRN, Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Caern, Ipem, Igarn, Arsbam, IFRN, Ceasa, Samu, Tribunal de Contas da União, Caixa, Ceasa e prefeituras do interior.
Hugo Holanda ressaltou que a empresa está cooperando e fornecendo todo o material solicitado.
Segundo nota da PF, o nome da operação é uma alusão ao termo da língua inglesa “outsourcing”, comumente utilizado para se referir à terceirização de serviços.

SUSPEITOS DE ROUBAR OVELHAS SÃO PRESOS PELA PM EM JOÃO CÂMARA

Em João Câmara, a Polícia Militar deteve dois homens suspeitos de roubar ovelhas no assentamento Maria das Graças na tarde desta terça-feira (13).
Após saber do caso, a PM iniciou diligências e conseguiu deter os suspeitos identificados como Alison Marrocos da Silva e José de Anchieta Veloso.
Tanto as vítimas quanto os suspeitos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil do município.

PEC DO TETO DEVE SER ULTIMA REFORMA FISCAL DE TEMER, DIZ VELLOSO

A proposta de emenda constitucional que limita os gastos públicos, aprovada na terça-feira, 13, no Senado, deve ser a última reforma fiscal conquistada pelo governo Temer, que poderá ser forçado a tentar corrigir as contas públicas via aumento de impostos, avaliou nesta quarta-feira, 14, o consultor econômico Raul Velloso. Para o especialista em finanças públicas, o Planalto chega enfraquecido à negociação da reforma da Previdência e a perda de capital político aumenta as chances de fracasso do projeto.
“Não consigo ver um Congresso que está se desmanchando aprovar algo tão impopular. O governo está muito fraco e o Congresso será muito pressionado. A fase áurea de tratamento de questão fiscal acabou”, comentou Velloso durante seminário promovido na capital paulista pela InterNews.
“Não consigo ver que Congresso e Executivo estejam em condições de ter atuação conjunta necessária para aprovar esse tema”, acrescentou.
Segundo Velloso, o governo precisará, então, olhar para o aumento da carga tributária, um caminho que, para ele, é o ideal, mas que esbarra na resistência da sociedade. Por isso, se for o caso, a equipe econômica terá que propor tributos que incomodem o menos possível, assinalou.

PREFEITURA PAGARÁ MAIS DE R$ 1 MILHÃO COM PIROTECNIA NO RÉVEILLON DE NATAL

Enquanto o funcionalismo público ainda não tem previsão para receber os vencimentos do mês de novembro, a Prefeitura do Natal gastará mais de R$ 1 milhão com pirotecnia durante a virada do ano na capital potiguar.
A denúncia foi realizada através do Twitter pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT). Precisamente, os gastos com essa atribuição serão de R$ 1.025.000,00 (um milhão e vinte e cinco mil 

ACIDENTE COM ÔNIBUS DEIXA UM MORTO E 20 FERIDOS NA IMIGRANTES, EM SÃO PAULO

Uma colisão entre um caminhão e um ônibus deixou um homem morto e 20 pessoas feridas, sendo duas em estado grave. O acidente ocorreu às 5h15 de hoje (14) na Rodovia dos Imigrantes, que liga a capital paulista ao litoral, na altura do quilômetro 37, sentido São Paulo.
O homem que morreu, segundo o Corpo de Bombeiros, aparenta ter 65 anos, era passageiro do ônibus e ficou preso nas ferragens. Um helicóptero Águia foi acionado para auxiliar no resgate das vítimas em estado mais grave.
Os feridos foram levados para o Pronto-Socorro do hospital Saboya, no Jabaquara, do Hospital Municipal de Diadema, e Pronto-Socorro Central de São Bernardo do Campo.
A Agência Brasil entrou em contato com a empresa de ônibus Expresso Luxo, envolvida no acidente, que ainda não se pronunciou. Segundo os Bombeiros, havia 25 passageiros no momento da colisão.

PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO É CONFIRMADO PARA ESTA SEXTA-FEIRA PELA PREFEITURA DO NATAL

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), comunicou através da sua conta na rede social Twitter que a segunda parcela do décimo terceiro salário será paga nesta sexta-feira (16) a todos os servidores municipais.
A primeira parcela, que correspondia a 20% dos valores, foi paga de maneira adiantada ainda no mês de junho. Agora, os 80% restantes serão pagos ao funcionalismo.
Em contrapartida, a Prefeitura ainda não tem data certa para efetuar os pagamentos dos salários de novembro. Vale lembrar que os vencimentos de outubro só foram integralmente quitados nesta segunda-feira (12).

PRAZO PARA PEDIDO DE PARCELAMENTO DE DÉBITOS VAI ATÉ MARÇO EM NATAL

As empresas com débitos tributários do Simples Nacional têm até o dia 10 março para solicitar o parcelamento especial das dívidas. O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) divulgou na segunda-feira (12) as regras para repactuação. Podem fazer o pedido as empresas com débitos contraídos até maio deste ano e o volume poderá ser divido em até 120 meses com o valor de cada prestação mensal acrescido de juros equivalentes à Selic mais 1%, sendo a parcela mínima de R$ 300. A solicitação poder ser feita no site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/).
De acordo com o auditor Antônio Augusto Lopes de Oliveira, mesmo as empresas que foram notificadas e fizeram a adesão prévia precisam solicitar o refinanciamento em condições especiais das dívidas fiscais. “A opção prévia não dispensa o pedido de parcelamento especial, que começou a ser feito no dia 12 de dezembro e se estende por mais 90 dias”. O mesmo ocorre para as empresas não que não são mais optantes do Simples.
Não podem parcelar os débitos tributários as empresas com falência decretada nem os negócios enquadrados como Microempreendedores Individuais (MEI), cujo faturamento anual bruto é de R$ 60 mil. “Ainda não está definido o parcelamento para o MEI. O que temos até agora são diretivas, mas não tem nada previsto ainda. Até porque uma parcela de R$ 300 quebraria esse microempreendedores”, esclarece o técnico da Receita.
Esses detalhes foram repassados por Antônio Augusto para cerca de 150 contadores e empresários em palestra sobre as alterações da Lei Complementar 155/2016, que promove uma série de mudanças no Simples, realizada Federal na tarde desta terça-feira (13). A palestra é resultado de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a Receita e uma nova edição ocorre nesta quarta-feira (14), a partir das 15h.
Durante a abertura da palestra, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a importância da parceria, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos, mas sobretudo nesse momento de retração econômica e de dificuldade para as empresas. “Nos preocupa muito esse número de empresas potiguares com débitos tributários. Já são mais de 7,5 mil empresas nessa situação”, alerta o superintendente, que estava acompanhado do diretor de operações da Instituição, Eduardo Viana. As dívidas dessas empresas com fisco já ultrapassa os R$ 225,4 milhões.
Mudanças no Simples
Além do parcelamento, a palestra aborda outras mudanças instituídas pela lei, sancionada no dia 27 de outubro deste ano. Uma delas é o amento, a partir de 2018, do teto anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) de R$ 60 mil para R$ 81 mil e cria uma faixa de transição de até R$ 4,8 milhões de faturamento anual para as empresas que ultrapassarem o teto de R$ 3,6 milhões. LC 155 também reduziu de seis para cinco tabelas e de 20 para seis faixas, com a progressão de alíquota já praticada no Imposto de Renda de Pessoa Física, valendo a partir de janeiro de 2018. Assim, quando uma empresa exceder o limite de faturamento da sua faixa, a nova alíquota será aplicada somente no montante ultrapassado.
Outro destaque da palestra foi a criação do investidor-anjo, que poderá aportar capital em micro e pequenas empresas nascentes, sobretudo as startups, durante até sete anos com o objetivo de participar dos lucros obtidos por até cinco anos. Tanto pessoas físicas quanto empresas poderão ser um investidor-anjo, que não será considerado sócio nem terá qualquer direito a voto ou gerência, além de não responder por qualquer dívida da microempresa. O contrato pode definir participação limitada a 50% dos lucros da startup e somente será resgatado após dois anos do aporte de capital.
Outro ponto abordado foi a lei 13.352/16 , que cria as figuras do salão-parceiro e do profissional-parceiro para regulamentar atividade dos salões de beleza no país. Na prática, a legislação, que ainda passará por uma regulamentação até janeiro de 2017, legaliza a contratação de pessoas jurídicas para a prestação de serviços em salões de beleza – como é o caso de cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, maquiadores, esteticistas e depiladores.
A lei autoriza que o salão e o profissional adotem individualmente o regime especial de tributação do Simples Nacional e possibilita a divisão de custos tributários entre essas pessoas. “Entendo que 2017 será um período de transição. Para efeito do Simples, a Lei do Salão-Parceiro só passa a valer mesmo a partir de janeiro de 2018”, diz Antônio Augusto.

INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR CAI 0,6% EM NOVEMBRO, APONTA LEVANTAMENTO

A inadimplência do consumidor obteve queda de 0,6% no acumulado em 12 meses até novembro (entre dezembro de 2015 e novembro de 2016 contra os 12 meses antecedentes), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação mensal, descontados efeitos sazonais, houve retração de 1,0% do indicador. Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, novembro caiu 14,8%.
Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, a maior elevação ocorreu no Norte (3,1%), seguida das regiões Nordeste (1,7%), Centro-Oeste (0,9%). Já nas regiões Sul e Sudeste houve quedas de 3,1% e 1,4%, respectivamente.
A fraca atividade econômica, inflação elevada, aumento do desemprego, diminuição da renda, entre outros fatores, têm gerado grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Mantendo a perspectiva de fraco crescimento da economia para 2017, espera-se que esta tendência de consumo permaneça inalterada, traduzindo-se em baixos níveis para o estoque de inadimplência.
Metodologia
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. Em virtude da Lei Estadual de São Paulo n° 15.659/2015, a partir de setembro de 2015 passou-se a usar como referência para este estado o número de cartas de notificação enviadas aos consumidores em vez dos números de débitos ativos na base do SCPC.
A série histórica do indicador está disponível aqui.

POLICIA FEDERAL APURA IRREGULARIDADES NA APLICAÇÃO DE RECURSOS DO FUNDEB NO RN

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (14) em Natal, a Operação Fonte Externa, que tem por objetivo apurar denúncias de irregularidades na contratação de serviços terceirizados envolvendo uma Secretaria de Estado do Rio Grande do Norte que teria se utilizado de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Ministério da Educação.

As irregularidades referem-se ao valor do contrato no qual teria havido sobrepreço, bem como, a dispensa indevida de licitação.

De acordo com a PF, 23 policiais estão cumprindo cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nas sedes de empresas e nos endereços residenciais dos empresários envolvidos na contratação supostamente irregular.

O nome da operação é uma alusão ao termo da língua inglesa “outsourcing”, comumente utilizado para se referir à terceirização de serviços.

MÃE DE ADOLESCENTE MORTO NO CEDUC PITIMBU RECEBERÁ R$ 100 MIL DE INDENIZAÇÃO

O juiz Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou a FUNDAC – Fundação Estadual da Criança e do Adolescente a pagar à mãe de um adolescente que foi morto em razão da negligência do ente estatal, o montante de R$ 100 mil, a título de danos morais sofridos, atualizado monetariamente e acrescido de juros de mora mensais.
O magistrado também condenou a FUNDAC a pagar a mãe da vítima pensão mensal no valor correspondente a 2/3 do salário-mínimo, desde a data do óbito do seu filho, ou seja, 12 de abril de 2011, até o dia em que a vítima completaria 25 anos (15 de abril de 2022), sendo que após tal data, deverá ser reduzida para 1/3 do salário-mínimo até a data em que a vítima completaria 65 anos (15 de abril de 2062).
Na pensão a ser paga pela Fundação estadual também está incluído o valor do 13º salário, ajustando-se automaticamente às evoluções da unidade salarial, incidindo correção monetária e juros moratórios mensais, sobre as prestações pagas com atraso, nos termos do art. 1º-F da Lei nº 9.494/97. O pagamento das pensões já vencidas se fará de uma só vez, acrescido de juros moratórios contados do momento em que as prestações deveriam ter sido pagas.
13 anos
A mãe da vítima ingressou com Ação de Indenização por Danos Morais e Materiais contra o Centro Educacional Pitimbu (CEDUC Pitimbu), alegando que seu filho foi morto quando se encontrava sob a custódia daquele órgão, pertencente à Fundação Estadual da Criança e do Adolescente, no dia 12 de abril de 2011, aos 13 anos de idade, conforme fez prova documentos pessoais e cópias das certidões de nascimento e óbito em anexo ao processo.
Segundo a autora, seu filho foi submetido a medida socioeducativa de internação, em razão da prática de atos análogos a furto, tendo o mesmo sido enviado ao CEDUC Pitimbu, a fim de que pudesse cumprir a medida determinada pelo Juízo da Vara Cível da Comarca de Nova Cruz.
Afirmou que, durante o período de internação do menor no CEDUC, foi procurada por uma assistente social do órgão que orientou a autora para que retirasse o menor do local, em razão de problemas de saúde de ordem mental, especificamente crises convulsivas.
Sustentou que o desfecho trágico do seu filho, após briga corporal interna, deu-se em razão da omissão estatal que não disponibilizou o tratamento médico adequado ao menor, bem como não cuidou da sua integridade física e mental, responsabilidade que compete ao Estado para com todos que estejam submetidos à segregação por ele determinada.
Decisão judicial
Quando julgou o caso, o magistrado considerou que não há controvérsia quanto ao fato de o adolescente custodiado pelo Estado ter sido morto enquanto cumpria medida socioeducativa, tendo tal ocorrência sido reconhecida pelo próprio Estado do RN em sua contestação.
“Pois bem, os fatos trazidos aos autos dão conta de que um adolescente submetido a medida socioeducativa foi morto por outro adolescente, no dia 12 de abril de 2011, enquanto ‘brincavam’ de luta, tendo a vítima sido posteriormente levada ao banheiro do estabelecimento e morta”, comentou.
Ele explicou que a Constituição Federal impõe um dever específico ao Estado para que este adote medidas para fins de manter a integridade física e moral dos presos. “Assim sendo, em havendo omissão no cumprimento desta obrigação, de maneira que gere danos, o Estado ficará no dever de indenizar a vítima, ainda que em decorrência de conduta omissiva de seus agentes”, concluiu.

COM FAIXA EXCLUSIVA PARA ÔNIBUS E BICICLETAS, NOVA PRUDENTE DE MOARIS SERÁ LANÇADA NESTE SÁBADO

A secretária da STTU, Elequicina Maria dos Santos reuniu técnicos do órgão na manhã desta terça-feira (13) para definir os últimos detalhes para solenidade de lançamento da nova avenida Prudente de Morais que será realizada no próximo sábado (17), às 15h, na Praça Pedro Velho, em Petrópolis e que contará com a presença do prefeito Carlos Eduardo Alves.
Durante o encontro, que contou também com a presença de representações da Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte, Cooperativa dos Proprietários de Transporte Escolar e dos Correios, foram apresentadas as peças publicitárias que serão divulgadas junto aos usuários da via, além de fechamento dos detalhes do cerimonial para o evento.
A Av. Prudente de Morais está ganhando uma nova sinalização, uma faixa exclusiva de ônibus com tráfego compartilhado com bicicleta e o transporte escolar. Além desses veículos, os motoristas de carros particulares poderão trafegar na faixa para fazer uma conversão à direita, desde que não trafeguem por mais de um quarteirão. A faixa compartilhada também faz parte do Plano Cicloviário de Natal, cuja proposta é aumentar em 72 km a rede cicloviária na cidade – incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.
Para Elequicina Santos “compartilhar o espaço é um exercício de cidadania, onde a cooperação, o conhecimento e o respeito às normas de convivência se tornam fundamentais para garantir um trânsito mais seguro”.
Ainda durante o evento, serão lançados também a nova sinalização da cidade mirim na Praça Cívica e o Selo de Mobilidade Sustentável. Também serão realizadas vivências com os agentes mirins de trânsito, transporte escolar, a inauguração dos paraciclos (estacionamentos de bicicletas) e o passeio de bicicleta Ciclo Natal, que será coordenado por representantes da ACIRN.

PREFEITA SIONE OLIVEIRA PARTICIPA DE ENCONTRO PARA COBRAR REPASSES DA REPATRIAÇÃO

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) promoveu nesta segunda-feira (12) uma reunião com representantes da bancada federal do RN e prefeitos de diversas cidades potiguares. Os gestores pediram o empenho dos parlamentares para assegurar o pagamento das multas e juros da repatriação aos municípios, garantindo o pagamento dos salários e décimo terceiro dos servidores, e a quitação de dívidas com fornecedores. Com o pagamento dos recursos, aproximadamente R$ 104 milhões seriam divididos entre os municípios.
“Os municípios do RN lutam para que a repatriação paga no dia 20 aos Estados possa se inserir também para os municípios. Pedimos o paio da bancada federal para que os municípios potiguares possam estar dentro desse partilhamento de recursos”, afirma Ivan Lopes Junior, presidente da Femurn. Do montante de R$ 4,21 bilhões que o governo federal vai ratear entre os municípios, o RN receberá R$ 104 milhões para repartir entre as cidades, levando em conta o número de habitantes de cada município.
A princípio, apenas os Estados receberiam os valores de juros e multas do Governo Federal. Segundo a Femurn, 50 municípios do RN ingressaram coma ações na Justiça para conseguir fatia no dinheiro que será arrecadado com multas e juros da repatriação e 45 ja obtiveram liminares favoráreis. “São recursos essenciais para ajudar a equacionar o pagamento do funcionalismo”, explica a senadora Fátima Bezerra.
“O que a bancada federal precisa é fazer com que o governo federal realize esse pagamento ainda este ano”, explica o deputado federal Felipe Maia. Até então, o Presidente da República Michel Temer anunciou que pagaria administrativamente as multas aos municípios, mas não anunciou datas para o pagamento.
Também foi entregue uma carta com pautas de reivindicações municipalistas aos parlamentares, cobrando ações de viés nacional encabeçadas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

AREIA BRANCA/RN: CORPO ENCONTRADO AINDA SEM IDENTIFICAÇÃO

Populares encontraram um corpo pendurado em uma árvore, aparentando um suicídio por enforcamento no Vila Paraíso. Polícia acionado e a equipe do ITEP para a remoção do corpo.

MARINHA DO RN INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DE BARCOS DURANTE VERÃO

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) começa nesta quinta-feira (15) a Operação Verão, cujo objetivo é minimizar possíveis irregularidades e infrações e evitar acidentes no mar durante a estação. Para isso, a Capitania vai aumentar a fiscalização e o número de ações de orientação durante a operação, que termina em 1º de março de 2017.
Alguns dos itens que as equipes de inspeção naval vão verificar durante as ações de fiscalização são a habilitação dos condutores; os documentos das embarcações; o material de salvamento, como coletes e boias salva-vidas; os extintores de incêndio; as luzes de navegação; a lotação e o estado das embarcações.
Segundo o Comando do 3º Distrito Naval, a Capitania dos Portos terá à disposição 84 militares e nove embarcações, incluindo lanchas, motos aquáticas e botes infláveis, para realizar a operação. A Capitania dará prioridade aos locais com maior movimento de barcos, entre os quais destaca Pirangi, Maracajaú, Pipa, Lagoa do Bonfim, Lagoa de Extremoz, Barra do Cunhaú, Tibau do SulPorto do Mangue e Tibau.
Na Operação Verão 2015/2016, foram inspecionadas 1.714 embarcações, sendo 744 de esporte e recreio e 970 de passeio e pesca. O saldo foi de 119 notificações emitidas e 25 autos de infração. A Capitania também apreendeu cinco barcos e abriu três Inquéritos de Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN).

Campanha
A partir de dados da Diretoria de Portos e Costas, a Capitania determinou que a maior parte dos acidentes de barcos de esporte e recreio é causada por falha humana. Por isso, este ano, a campanha será pela valorização da segurança da família e dos banhistas e frisa a importância do cumprimento das regras de navegação para evitar acidentes.

Naufrágio, colisões, quedas de pessoas na água e incêndios são os casos que prevalecem nas estatísticas. De dezembro de 2015 a março de 2016, segundo a Capitania, as embarcações que mais se envolveram com esses acidentes durante o lazer foram lanchas (58%), motos aquáticas (15%) e botes (14%).

NATAL TEM PROTESTO APÓS APROVAÇÃO EM 2º TURNO DA PEC DO TETO DOS GASTOS

Estudantes, trabalhadores e centrais sindicais iniciaram um protesto no fim da tarde desta terça-feira (13) em Natal contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A manifestação começou nas proximidades do shopping Via Direta.
Em uma sessão tumultuada, o Senado aprovou nesta terça em segundo turno a PEC 55. O texto foi aprovado por 53 votos a favor e 16 contra. Para a aprovação, eram necessários três quintos (49) dos votos dos 81 senadores. A sessão do Congresso Nacional destinada à promulgação está marcada para as 9h desta quinta-feira (15).
O protesto começou por volta das 16h nas proximidades do shopping Via Direta. Os manifestantes caminharam em direção ao campus central do IFRN. Em vários momentos a BR-101 foi interditada pelos manifestantes no sentido Centro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 500 manifestantes participaram do protesto. A organização não divulgou o número de participantes.

"ELE SOFRIA AMEAÇAS DE MORTE", DIZ ADVOGADO DE VIÚVA DE HOTELEIRO

A defesa da viúva do empresário Ademar Miranda, morto a tiros em junho, afirmou nesta terça-feira (13) que a prisão da estudante de Direito Marta Renatta Borsatto, de 36 anos, "não tem fundamentos". O advogado Fernandes Braga ainda afirma que existem provas de que o empresário recebia ameaças da primeira mulher dele. “Existe um BO de Ademar contra essa ex-mulher, relatando ameaças de morte. E também um termo de depoimento de um homem que diz ser contratado por ela para matar Ademar”, afirma Braga.
Renatta foi presa na última quinta-feira (8) suspeita de ser a autora intelectual do crime, mas segundo o advogado não existem provas de que ela estaria coagindo testemunhas. “Não foi dito nada, não apresentaram nenhuma prova”, diz Fernandes. Já o delegado Ernani Leite, que conduz as investigações, disse que Renatta estava se contradizendo. "Ela caiu em contradição várias vezes e ainda tentou induzir algumas testemunhas a falarem o que ela queria. E como nós tínhamos um mandado de prisão foi dada voz de prisão aqui na delegacia mesmo". Renatta está presa no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Emaús, bairro de Parnamirim, na Grande Natal.
O advogado afirma que existem três documentos com informações relevantes. “Essas três peças mostram que Ademar tinha conflitos com a primeira mulher, que queria vê-lo morto”, explica. Os documentos em questão são um Boletim de Ocorrência de Ademar contra a primeira mulher, lavrado em 2010, denunciando ameaças da mulher. O segundo documento é um Termo de Depoimento, também de 2010, de um homem que afirma ter recebido uma proposta de matar Ademar em troca de uma moto. Esse homem mantinha relacionamento com a primeira mulher de Ademar.
O terceiro documento é um Boletim de Ocorrência de Renatta contra a primeira mulher de Ademar. O G1 teve acesso ao BO, feito em agosto de 2016. No documento consta que Renatta declarou que a ex-mulher de Ademar "lhe ameaçou dizendo que iria resolver de outra forma e que iria mostrar como se resolvia". Ainda segundo a declaração, o motivo da ameaça era disputa pela herança deixada pelo empresário.
Fernandes Braga afirma que os documentos já foram oficializados e já entrou com pedido de revogação da prisão. "Minha cliente está extremamente abalada, depressiva. Essa prisão não tem cabimento", relata Braga.
O crime
Ademar Miranda tinha 58 anos e era proprietário de um hotel na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Ele foi morto na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na noite de 7 de junho. Ele estava dirigindo quando dois homens se aproximaram do carro dele e efetuaram os disparos.

*G1

HOMEM É PRESO EM APODI SUSPEITO DE PARTICIPAR DE ESQUARTEJAMENTO DE IDOSO

Uma ação conjunta entre policiais civis de Apodi e o Grupo Tático Operacional (GTO) prendeu nesta terça-feira (13), Maykon Kelly da Silva, de 30 anos. De acordo com a polícia, ele é suspeito de ter participado do esquartejamento de Augusto Fernandes de Freitas, 71 anos, que aconteceu na noite da última sexta-feira (09) em Apodi.
Segundo investigações, duas mulheres identificadas como respectivas mãe e filha, Francisca e Kassandra, que seriam prostitutas, estavam na residência do idoso, e teriam decidido subtrair os seus bens, matando a vítima, e esquartejando a mesma ao meio, colocando partes de seu corpo em grandes bacias de propriedade de Maykon
Após o crime, elas teriam ainda, com a ajuda do suspeito, levado os pedaços do corpo até uma casa abandonada localizada na zona urbana da cidade, e incendiado os mesmos.
Maykon, que convivia com uma das mulheres que participaram do homicídio. confessou o crime e revelou que a vítima foi morta por asfixia. Augusto Fernandes estava desaparecido desde a última sexta-feira, quando a família do mesmo compareceu à delegacia nesta terça-feira para denunciar um provável roubo sofrido pelo idoso, pois todos os móveis de sua residência haviam desaparecido.
As mulheres suspeitas pelo homicídio e Maykon foram vistos em imagens de câmeras de segurança, levando grandes bacias enroladas em redes até a residência onde as partes do corpo da vítima foram encontradas. O suspeito foi autuado pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver, sendo preso e encaminhado ao sistema prisional.
A Polícia Civil solicita que quem tiver maiores informações acerca de Francisca e Kassandra, informar anonimamente através do Disque-Denúncia, 181, ou através do telefone 3333-2737.

PROCURADOR CHAMA TÁTICA DE ADVOGADOS DE LULA DE "AGRESSIVAS"

Durante evento em São Paulo, o procurador José Robalinho saiu em defesa do juiz Sérgio Moro.
“Na Lava Jato não houve abuso, só os advogados do ex-presidente Lula é que têm usado como tática ser particularmente agressivos.”
Moro já teve dois embates com a defesa de Lula. No último, gritou para um dos advogados a já célebre frase: “O senhor respeite o juízo!”

VEREADORES TENTAM MANTER PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

O setor da construção civil procurou o governo federal para tentar barrar a possibilidade de liberação dos recursos do FGTS para os trabalhadores quitarem dívidas bancárias. A proposta vem sendo defendida pela ala política do governo para reativar o consumo dos brasileiros.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) alertou que o uso de dinheiro do fundo para essa finalidade retirará recursos que poderiam ser canalizados para novos investimentos do setor, que poderiam barrar o desemprego. “É tirar emprego. Será um erro histórico”, atacou o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
Atualmente, 50% dos empregos perdidos todos os meses pelos trabalhadores brasileiros são da construção civil. Segundo Martins, o FGTS é o única fonte de recursos que ainda existe no País com taxas de captação baixas, num quadro em que os bancos têm sido “insensíveis” à situação do País e praticado “agiotagem” na hora de renegociar as dívidas das empresas.
Para o presidente da CBIC, será o segundo erro consecutivo com recursos do FGTS. O primeiro, segundo ele, foi permitir usar 10% do saldo do FGTS e a totalidade da multa rescisória (de 40% sobre o total depositado pelo empregador) como garantia para empréstimo consignado. O conselho curador do FGTS regulamentou ontem a linha de empréstimos consignados com garantia do fundo, que é uma poupança forçada que todos os trabalhadores brasileiros são obrigados a fazer.
O alerta do setor da construção foi disparado em vários gabinetes da Esplanada dos Ministérios e no Palácio do Planalto depois de que ficou mais claro que a proposta de uso dos recursos do FGTS tem apoio do presidente Temer e poderá ser incluída no pacote de medidas em elaboração no governo para estimular a retomada. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, é contrário à medida.
Contraproposta. A CBIC apresentou ao governo um conjunto de medidas para serem incluídas no pacote de estímulo. A principal visa tirar do papel um mecanismo de estímulo às Parcerias Público Privadas (PPP) pelas prefeituras de obras que têm potencial para dar um dinamismo local, assim como ocorreu com o programa Minha Casa, Minha Vida.
Essas parcerias dos municípios por projetos poderiam ser apoiados pela área técnica da Caixa, instituição com grande capilaridade em todo o País. Segundo Martins, o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, apoia a iniciativa, que pode garantir recursos para novos investimentos sem uso de subsídios do Tesouro Nacional. Ele afirmou que essa medida tem efeito mais rápido do que as concessões, que na melhor das hipóteses devem começar a sair do papel em 2018.
O setor também insistiu sobre a necessidade de aumentar o valor dos imóveis financiados pelo Minha Casa Minha Vida, cujo teto é de R$ 225 mil nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio, Minas e Distrito Federal. Pela proposta, esse valor subiria para R$ 300 mil, com recursos do FGTS, o que permitiria aumentar o teto da renda dos beneficiários, hoje em R$ 6,5 mil por mês. O governo já sinalizou que quer criar uma nova faixa para o programa de habitação popular, com o intuito de agradar à classe média, que encontra dificuldades em financiar imóveis com a escassez de recursos da poupança.
A entidade defende ainda a adoção de um novo Refis para as empresas. Ele destacou que no caso da construção civil muitas empresas estão em dificuldade por conta dos atrasos de pagamentos do próprio governo.
O presidente da CBIC vê risco de o presidente Michel Temer cometer os mesmo erros da ex-presidente Dilma Rousseff ao tentar “tapar o sol da peneira” com medidas paliativas que acabam agravando o problema. “Eles não têm noção do estrago que podem fazer no FGTS”, afirmou.

CONSTRUÇÃO CIVIL QUER EVITAR USO DE FGTS PARA QUITAR DÍVIDAS

O setor da construção civil procurou o governo federal para tentar barrar a possibilidade de liberação dos recursos do FGTS para os trabalhadores quitarem dívidas bancárias. A proposta vem sendo defendida pela ala política do governo para reativar o consumo dos brasileiros.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) alertou que o uso de dinheiro do fundo para essa finalidade retirará recursos que poderiam ser canalizados para novos investimentos do setor, que poderiam barrar o desemprego. “É tirar emprego. Será um erro histórico”, atacou o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
Atualmente, 50% dos empregos perdidos todos os meses pelos trabalhadores brasileiros são da construção civil. Segundo Martins, o FGTS é o única fonte de recursos que ainda existe no País com taxas de captação baixas, num quadro em que os bancos têm sido “insensíveis” à situação do País e praticado “agiotagem” na hora de renegociar as dívidas das empresas.
Para o presidente da CBIC, será o segundo erro consecutivo com recursos do FGTS. O primeiro, segundo ele, foi permitir usar 10% do saldo do FGTS e a totalidade da multa rescisória (de 40% sobre o total depositado pelo empregador) como garantia para empréstimo consignado. O conselho curador do FGTS regulamentou ontem a linha de empréstimos consignados com garantia do fundo, que é uma poupança forçada que todos os trabalhadores brasileiros são obrigados a fazer.
O alerta do setor da construção foi disparado em vários gabinetes da Esplanada dos Ministérios e no Palácio do Planalto depois de que ficou mais claro que a proposta de uso dos recursos do FGTS tem apoio do presidente Temer e poderá ser incluída no pacote de medidas em elaboração no governo para estimular a retomada. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, é contrário à medida.
Contraproposta. A CBIC apresentou ao governo um conjunto de medidas para serem incluídas no pacote de estímulo. A principal visa tirar do papel um mecanismo de estímulo às Parcerias Público Privadas (PPP) pelas prefeituras de obras que têm potencial para dar um dinamismo local, assim como ocorreu com o programa Minha Casa, Minha Vida.
Essas parcerias dos municípios por projetos poderiam ser apoiados pela área técnica da Caixa, instituição com grande capilaridade em todo o País. Segundo Martins, o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, apoia a iniciativa, que pode garantir recursos para novos investimentos sem uso de subsídios do Tesouro Nacional. Ele afirmou que essa medida tem efeito mais rápido do que as concessões, que na melhor das hipóteses devem começar a sair do papel em 2018.
O setor também insistiu sobre a necessidade de aumentar o valor dos imóveis financiados pelo Minha Casa Minha Vida, cujo teto é de R$ 225 mil nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio, Minas e Distrito Federal. Pela proposta, esse valor subiria para R$ 300 mil, com recursos do FGTS, o que permitiria aumentar o teto da renda dos beneficiários, hoje em R$ 6,5 mil por mês. O governo já sinalizou que quer criar uma nova faixa para o programa de habitação popular, com o intuito de agradar à classe média, que encontra dificuldades em financiar imóveis com a escassez de recursos da poupança.
A entidade defende ainda a adoção de um novo Refis para as empresas. Ele destacou que no caso da construção civil muitas empresas estão em dificuldade por conta dos atrasos de pagamentos do próprio governo.
O presidente da CBIC vê risco de o presidente Michel Temer cometer os mesmo erros da ex-presidente Dilma Rousseff ao tentar “tapar o sol da peneira” com medidas paliativas que acabam agravando o problema. “Eles não têm noção do estrago que podem fazer no FGTS”, afirmou.