KitanaFest

KitanaFest

quarta-feira, 8 de abril de 2015

ARTISTAS DE SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE SÃO DESPEJADOS DA CASA DE CULTURA

Por: Sérgio Villar

Este post pretende muito mais enaltecer o trabalho exemplar da Casa de Cultura de São José de Campestre e do agente cultural Alexandre Feliciano, 36, do que qualquer crítica à política partidária responsável pelo lamentável despejo de artistas da Casa de Cultura.


O mundo precisa de mais pessoas como Alexandre – um batalhador pela arte campestrense há mais de duas décadas. Foi agente de cultura por um bom tempo. Talvez uns 10 anos, atravessando gestões até se esbarrar nesta administração petista.

Assisti de perto a luta de Alexandre, quando a equipe da Revista Preá esteve no município da Borborema potiguar. Um ano antes, em 2004, Alexandre fundara a Associação Artística Campestrense, com ajuda de Gutenberg Costa e Severino Vicente.

A Associação praticamente mantém a Casa de Cultura de Campestre. É ela quem se inscreve e ganha editais. É ela que foi até pouco tempo Ponto de Cultura. É ela, comandada por Alexandre, quem movimente a arte do município.

Portanto, Alexandre foi Agente de Cultura e preside a Associação fundada por ele. Com a Associação, mantinha a Casa de Cultura de Campestre via editais, convênios e ajuda da prefeitura e até de pais de alunos que reconheciam seu trabalho.
Alexandre organizou figurino (a mãe costura de graça para os alunos), som e equipamentos da Casa, a exemplo do bebedouro, computador, impressora, uma minibiblioteca conseguida junto a uma associação alemã e até a iluminação (com mão-de-obra municipal).

Quando de convites para os grupos de Campestre participar de eventos na capital, no interior ou fora do Estado, Alexandre organiza apresentações na Casa de Cultura, promove mostras de cinema e rifas para arrecadar dinheiro e pagar a viagem dos grupos.

Em junho, Alexandre pretende levar o Boi de Reis Sete Estrelas, também fundado por ele, para o Encontro de Bois, em Aliança, Pernambuco. Para tal já pensa na organização de festas, feijoadas e espetáculos para “levar o nome do RN” fora do Estado.

Mas onde? A Casa de Cultura agora é administrada pelo novo Agente de Cultura nomeado pela Fundação Zé Gugu, conhecido como Elson da Megasena. Sim, ele já foi sorteado na famigerada e está bem de vida. Mas quer o salário mínimo de Agente e já despejou os grupos da Casa.

A Casa de Cultura, até então, abria em diferentes horários, conforme a rotina de estudos e afazeres dos 30 alunos, para que ninguém perdesse os ensaios. O moço da megasena não abre sequer no horário comercial. Nem entrega a chave para ninguém, como era feito antes.

Da Casa de Cultura apenas o mobiliário foi doado pela FJA. “Tudo foi conseguido por intermédio da Associação, inclusive o recente edital RN Sustentável, para montagem da Filarmônica”, ressalta Alexandre.

Alexandre disse ainda que o moço da Megasena até pediu para os grupos ficarem. “Quer aparecer às nossas custas sem pagar nada, sem apoiar nada; quer apenas levar o nome, quando tudo foi construído e mantido pela Associação”.

O Boi de Reis Sete Estrelas, fundado por Alexandre, já saiu da Casa. Muitos outros grupos, oriundos do próprio Boi, também. Até por falta de espaço para ensaio em seus horários de costume. Alguns dias a Casa abre apenas pela manhã, segundo Alexandre.

“Ontem (terça passada) a casa abriu só pela manhã. Os grupos foram para minha casa, em vez da Casa de Cultura. Quando for amanhã não sabemos se ele abre a casa. Com a revolta dos grupos, ele mandou botar as coisas pra fora, disse que tínhamos 24 horas para sair”, contou.

Visita de Rodrigo Bico

Poucos dias antes desse episódio, o diretor geral da FJA, Rodrigo Bico, esteve em Campestre para o tal Diálogos Culturais. Alexandre disse que todos ficaram “maravilhados” com a visita. Mas logo depois veio a decepção.

“Bico saiu daqui e deixou a gente cheio de alegria. Com três dias recebemos a primeira dama de Serra de São Bento, que ficou doida dizendo que queria uma casa daquela. Temos um trabalho com municípios vizinhos de longa data”, se orgulha Alexandre.

Com a situação atual, as prefeituras de Serra de São Bento e Serra Caiada se sensibilizaram e disseram que iriam falar com o governador Robinson Faria. A população campestrense também está revoltada, segundo Alexandre.

Palavra da Fundação José Augusto

“O que temos é uma situação gerada por causa da transição de Governo. Realmente tivemos problemas na Casa de Casa de Cultura de São José de Campestre, mas a situação está sendo mediada pelo coordenador das Casas, Messias Domingos”, disse a Assessoria do órgão.

Outras transições de governo não interferiram no bom trabalho desenvolvido, é bom ressaltar. Para Alexandre, sobrou a opção de procurar novo local de ensaios, “vender nossos espetáculos e viver de arte. Mas queremos nossos equipamentos porque foi luta e conquista nossa”.


Postado por Gonzaga Filho

*Fonte: Regional Onlle

IDE DE MICHEL TEMER PARA ARTICULAÇÃO COMPLICA NOMEAÇÃO DE HENRIQUE EM BRASILIA

Vice-presidente tenta emplacar Henrique Alves no ministério, mas a presidente Dilma desconversa. Potiguar tem de esperar um bocadinho mais.
Quando eu soube ontem (7) que o vice-presidente Michel Temer foi escalado para assumir a articulação política do Planalto, comentei com os meus botões:
- Ih, Henrique Eduardo Alves subiu no telhado. O ministério vai demorar muito mais do que o esperado.
Eliseu Padilha (Aviação Civil) recusou o convite da presidente, e ela decidiu entregar a articulação política ao vice-presidente na tentativa de 'amarrar' o PMDB.
Diante da recusa de Padilha, informa hoje (8) O Globo, Michel Temer sugeriu o nome de Henrique para a Secretaria de Relações Institucionais, mas Dilma não quis.
Cobrada sobre o anúncio de Henrique para o Ministério do Turismo, a presidente desconversou mais uma vez. Não havia clima.
A dura verdade é que Henrique Eduardo Alves está jogado no limbo: o padrinho dele, Eduardo Cunha, não quer assumir a indicação para não dever a Dilma; Michel Temer já tem dois ou três nomes na Esplanada; a presidente só aceita nomear Henrique para um ministério sem grande expressão; e o Turismo, nomeação provável, está nas mãos do presidente do Senado, Renan Calheiros.
Ou seja, ainda não sobrou lugar para Henrique. Quando surge, no caso específico da Secretaria de Relações Institucionais, a presidente prefere outros nomes numa demonstração clara de desprezo em relação ao político do Rio Grande do Norte.
Se eu fosse Henrique, já tinha desistido da empreitada. Já disse e repito: a situação dele é extremamente desconfortável. Eu diria também humilhante.
O futuro de Henrique Eduardo Alves é incerto neste momento. Não há vagas.
*Fonte: NOMINITO.COM

TABATINGA: CARRO CAI DE MIRANTE DE 50 METROS, JOVEM MORRE.

a50a6ef140f7dc627ec8a3f5b74ba006

e5ee4e4845d2e64341656df49b2a8daa
Fotos: cedidas

Um carro caiu do mirante de Tabatinga, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, na noite dessa terça-feira (7). Um jovem de 29 anos que estava dentro do veículo morreu. O Corpo de Bombeiros só foi acionado na manhã desta quarta-feira (8). O Itep esteve no local e realizou o trabalho de remoção do corpo.
Segundo os bombeiros, o carro é uma EcoSport com placas de Natal. Informações dão conta que o mirante fica a uma altura de 50 metros acima da praia.

APÓS PASSAR "POUCAS E BOAS", CÉZAR CONFIRMA O FAVORITISMO E VENCE O BBB15 COM 65% DOS VOTOS

cezar bbb15
A trajetória “independente” (como define o próprio) de Cézar no “BBB15″ o levou ao prêmio de R$ 1,5 milhão do programa. Ele desbancou Amanda e se tornou o grande vencedor, com 65% dos votos, nesta terça-feira (7).
O estudante paranaense voltou de cinco paredões consecutivos no jogo – um recorde no reality show.
Filho de uma empregada doméstica e um jardineiro, Cézar tentou por 11 anos entrar no “BBB”. Ele é formado em economia e cursa direito em Guarapuava (PR).
Na casa, o “brother” sempre se definiu como “dono de seu destino, capitão de sua alma” e manteve a postura autônoma, alheia a alianças com outros confinados. Seu voto na formação dos paredões era considerado “coringa” pelos demais participantes, por ser o mais difícil de prever e, muitas vezes, definir a berlinda.
O caubói se tornou alvo de um “motim” organizado por outros participantes após o apresentador Pedro Bial insinuar que ele esconde um “segredo” – até agora, não revelado pelo rapaz.
Ele ganhou a antipatia de alguns colegas de confinamento por causa de sua estratégia, considerada demagógica e introspectiva -raramente desabafava com outros “brothers”, mas fazia longos discursos ao vivo.
A oratória do estudante foi uma de suas marcas durante o programa. Ele abusava das palavras difíceis -algumas delas inventadas pelo próprio- e quase sempre ultrapassava o limite de tempo de fala do reality show.
Cézar passou a maior parte do jogo no grupo “Tá com Tudo” – em que os integrantes só podem comer arroz, feijão, ovos e goiabada – e não ganhou provas do líder ou do anjo na atração. A única competição que venceu foi a última do reality, que o transformou no primeiro finalista.
AMANDA
Protagonista da principal trama do “BBB15″, Amanda ficou em segundo lugar na final do reality show, nesta terça-feira (7). Ela terá que se contentar com um prêmio de R$ 150 mil.
No jogo, a empresária se envolveu em um triângulo amoroso, que culminou em seu romance com Fernando na casa. Ela flertou com o produtor cultural nos primeiros dias de confinamento, mas levou um fora após a chegada de Aline no programa.
Fernando e Aline viveram um intenso namoro (com direito a pedido de casamento e planos de filhos e tatuagens juntos), enquanto Amanda liderava uma “panelinha” contrária ao “brother” – ela chegou a indicá-lo ao paredão, na terceira semana do reality.
Na semana seguinte, em uma berlinda marcada pela disputa pelo coração do produtor, eliminou sua “rival” e jurou às amigas na casa que nunca ficaria com Fernando. A promessa durou pouco.
Com Aline fora da casa, Amanda e o “brother” se reaproximaram e, depois de alguns dias de mordidas e cócegas, passou a movimentar com ele os edredons do confinamento.
Líder quatro vezes no jogo, ela levará para a casa, junto com o prêmio, R$ 40 mil que acumulou ao vencer as provas.
Folha Press

ANITTA, FESTA NA CASA NOVA DA CANTORA É ENCERRADA PELA PM

112_725-casaanitta

Anitta acaba de comprar esta casa no condomínio Santa Monica Classic Houses, na Barra.Pagou em torno de R$ 3 milhões. No fim de semana passado, fez uma festança no local. A barulheira era tanta que os vizinhos foram obrigados a chamar a polícia, que enviou três patrulhas para acabar com a farra.

Ancelmo Gois, O Globo

REVIRAVOLTA: APÓS REUNIÃO, SECRETARIA DE SEGURANÇA DIZ QUE TENETE STYVENSON SEGUE A FRENTE DA OPERAÇÃO LEI SECA

tenente styvenson valentim   lei seca
Robinson e StvUm reviravolta ocorreu nesta no caso do afastamento do tenente Styvenson da Lei Seca. De acordo com a secretaria de segurança pública do RN, o ” Xerife do Trânsito” continuará no comando da operação.
Ontem, o tenente havia feito o anúncio de sua saída em entrevista ao jornal de Hoje. A alegação para o afastamento era a falta de investimento nas blitz da lei seca em 2015.
Os detalhes que definiram a permanência do homem forte da fiscalização do trânsito não foram divulgadas.
Com acréscimo de informações e imagem do Via Certa Natal