KitanaFest

KitanaFest

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

VEREADORES CRITICAM "INDÚSTRIA DA MULTA DE TRANSITO" NO MUNICÍPIO DE NATAL

O aumento no número de multas aplicadas em Natal pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) foi criticado pelos vereadores Klaus Araújo (SD) e Fernando Lucena (PT). Reportagem publicada na última segunda-feira 23 pelo Agora Jornal destacou que, em cinco anos, o número de multas registradas no município de Natal passou de aproximadamente 63 mil, em 2012, para 224.727 mil, em 2016 – aumento de 355%. No período, entre janeiro de 2012 e dezembro de 2016, a chamada “indústria da multa” recolheu um valor bruto de R$ 40 milhões.
O vereador do Solidariedade Klaus Araújo acredita que a falta de investimento na educação do trânsito tem contribuído para o aumento dos números. “As multas de trânsito viraram uma indústria de fazer dinheiro. Eu acho que é necessário ter educação no trânsito, a prefeitura deve fazer o trabalho para educar, de fiscalizar, mas hoje a STTU vem se resumindo a aplicar multas”, ressaltou.
O parlamentar também defendeu que o dinheiro que já foi arrecadado seja aplicado em projetos de educação no trânsito. “Do jeito que a prefeitura multa a tendência é aumentar a cada ano. É necessário que esse dinheiro dessas multas seja aplicado em educação no trânsito”, defendeu.
Outro político que criticou o aumento na aplicação de multas em Natal foi o vereador Fernando Lucena (PT). “A indústria da multa funciona a todo vapor em Natal. A STTU arranca o coro do cidadão, multa para valer a população”, disparou.
O petista, que relatou a CEI do Seturn, também alertou para a falta de rigor na aplicação das multas aos ônibus do transporte urbano em Natal. “Os ônibus aqui em Natal conseguem receber certidão para circular mesmo devendo multas. Aqui se fecha os olhos para o transporte urbano de passageiros, a secretaria alega que não tem pessoal para multar os ônibus”, denunciou.
Segundo informações disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Natal, em 2016 foram registrados mais de 224 mil infrações em Natal e o valor total em multas arrecadadas foi de R$ 9.098.679,9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário