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sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

PARNAMIRIM FIELD HOJE É UMA EMPRESA CLANDESTINA, DIZ DIRETOR DA TRNAMPOLIM

Parnamirim Field Foto Edivan Leal Busão de Natal

A empresa Trampolim da Vitória, que opera linhas de transporte urbano na Grande Natal, pretende formalizar nos próximos dias no Departamento de Estradas de Rodagens (DER) um pedido para que o órgão estadual impeça a empresa Parnamirim Field de reassumir as linhas de ônibus D (Parque Industrial) e E (Emaús), em Parnamirim.
De acordo com Almir Abuana, sócio-diretor da Trampolim, a Parnamirim Field está operando as linhas de maneira clandestina. Além disso, os carros que a empresa disponibilizou para rodar estão, segundo ele, em más condições. “Os carros estão com pneus carecas e sem vidro de porta. Não é uma questão empresarial, e sim de segurança para os passageiros”, afirma.
No dia 11, a Parnamirim Field abandonou a operação das duas linhas alegando dificuldades financeiras. Dias depois, o DER escalou a Trampolim para suprir emergencialmente a demanda.
A escolha, segundo apurou o Agora RN, não agradou a diretoria da Parnamirim Field, que preferia que o serviço fosse entregue à Santa Maria ou à Cidade das Dunas, empresas que operam em Natal. Um decreto do DER, no entanto, obriga a transferência da operação para a empresa com “área de influência” mais próxima. Após a decisão do Departamento de Estradas de Rodagens, a Parnamirim Field decidiu voltar a operar.
“Como é que o próprio empresário assina um documento, dizendo que não tem condições de operar, e depois diz que consegue voltar?”, questiona Almir, que acrescenta que a Trampolim da Vitória tem “interesse” de continuar oferecendo o serviço nas linhas D e E. “Tecnicamente, a área de influência é da Trampolim. Nós temos capacidade técnica, econômica e financeira de operar as linhas”.
Atualmente, ambas as empresas operam as linhas. De acordo com a Diretoria de Transportes do DER, a Trampolim, que recebeu a ordem para executar o serviço emergencialmente, vai continuar autorizada a prestar o serviço até que a fiscalização do órgão constate que a Parnamirim Field voltou à normalidade.
“O DER ainda não definiu. Enquanto isso, a Parnamirim Field descumpre a decisão. Hoje, ela é uma empresa clandestina. A fiscalização deveria atuar era para parar a empresa, que disse que não tinha condições de operar e não está oferecendo condições de segurança”, ressalta o diretor da Trampolim.

EMPREGADOS
Os trabalhadores da Parnamirim Field têm realizado protestos contra atrasos salariais. Quando a empresa parou de circular, o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro) solicitou ao DER que o órgão escalasse a Santa Maria ou a Cidade das Dunas para operar emergencialmente, haja vista que as duas empresas se comprometeram a absorver os funcionários.
Apesar disso, Almir Abuana disse que, uma vez concretizada a saída da Parnamirim Field da operação, a Trampolim também absorveria os funcionários, desde que não seja responsabilizada pelos direitos trabalhistas referentes a períodos passados. “Como os operadores já têm experiência nessa linha, não temos problema em contratá-los, obviamente que depois da baixa em carteira”.
Segundo o Agora RN apurou, Parnamirim Field, Santa Maria e Cidade das Dunas estão tentando realizar uma “operação conjunta”, que poderia resultar em uma sociedade. O primeiro passo consistiria no compartilhamento de veículos entre as três. O DER confirmou a intenção e as conversas, mas disse que não recebeu nenhum comunicado formal.

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