A contratação de professores temporários para as unidades
socioeducativas do Estado do RN foi autorizada pela Assembleia
Legislativa, em convocação extraordinária. A aprovação do projeto do
Governo do Estado irá possibilitar a liberação de 70 vagas de internação
definitiva já recuperadas pela Fundação Estadual da Criança e do
Adolescente (FUNDAC/RN), mas que ainda carecem de educadores para que
sejam autorizadas pela Justiça. O texto que altera a Lei Estadual nº
9.353 será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de amanhã, 25.
O presidente da Fundac, Ricardo Cabral, explicou que as 70 vagas
estão distribuídas nas duas unidades do Pitimbu – 14 para a primeira e
36 para a segunda fase. As 20 unidades restantes vão para o Ceduc
Mossoró. “O Pitimbu II já está pronto para ser inaugurado. Mas só quando
tivermos os professores exclusivos para o sistema, é que vamos abrir de
fato estas vagas”, destacou ele, lembrando que o sistema socioeducativo
têm se tornado referência nacional na ressocialização de adolescentes
em conflitos com a Lei.
A proposição também contempla a contratação de temporários para as
escolas e centros de educação profissional, que terão o início das
atividades ainda neste ano letivo.
Os centros estão espalhados por todo o estado, sendo dez ao todo, mas
três só devem iniciar as atividades em 2018 (Macaíba, Assu e Parque dos
Coqueiros, em Natal). Os primeiros a funcionar serão os de Nova
Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, Alto do Rodrigues
e Mossoró, no Oeste, e do bairro Planalto, na capital potiguar.
Neste grupo ainda estão as unidades de Extremoz e Ceará-Mirim,
inauguradas em dezembro de 2014 sem nenhuma condição de funcionamento.
“A provação do projeto foi um passo relevante para suprirmos uma
necessidade e garantir que a Educação cumpra as metas previstas no Plano
Estadual da Educação”, destacou a secretária da Educação, Cláudia Santa
Rosa.
Os 10 centros juntamente com 53 escolas potiguares fazem parte do
Programa Brasil Profissionalizando, que busca o fortalecimento do Ensino
Médio integrado à educação profissional nas redes estaduais.
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