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terça-feira, 20 de dezembro de 2016

OBRAS DO VIADUTO DA BR-101 ENTRAM EM FASE FINAL

Em execução desde o último dia 17 de setembro, as obras de implantação do viaduto da BR-101, no trecho compreendido entre o Supermercado Makro e o Posto Neópolis, na Zona Sul de Natal, deverão ser concluídas no início do próximo mês, segundo informou o diretor local do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Walter Fernandes.

Segundo o responsável, as obras do viaduto já estão com mais de 90% de conclusão. Quem trafega pelo local diariamente consegue perceber que o asfalto já foi implantado em toda extensão da pista e alguns blocos de grama estão sendo colocados nas laterais do viaduto (esta parte com um efeito mais visual do que prático para a conclusão das intervenções). O início de janeiro foi dado como prazo final para a entrega do equipamento.
Este viaduto, especificamente, será apenas o primeiro de um total de seis que serão construídos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura no Rio Grande do Norte. Além disso, uma trincheira e cinco passarelas ainda serão construídas na região compreendida entre Natal e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) de Parnamirim, na Grande Natal.
Trânsito
Desde que iniciadas as obras do viaduto da BR-101, o trânsito na região ficou bastante caótico, sobretudo nos horários considerados ‘de pico’. Apesar das várias orientações dadas ao longo dos quase quatro meses de intervenções, a população pouco procurou evitar o tráfego pela região, o que vem ocasionando, diariamente, engarrafamentos que chegam até a altura do viaduto de Ponta Negra.
Mesmo com a proximidade da entrega do equipamento, o DNIT e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) ainda orientam que os condutores utilizem vias alternativas para fazer o traslado Parnamirim/Natal e Natal/Parnamirim, como por exemplo a Av. Ayrton Senna. Quando for entregue, o viaduto promete desafogar o trânsito que atualmente está formado nas imediações da obra, bem como otimizar a utilização das vias de retorno.
Dividindo opiniões
Muito embora o DNIT assegure que o viaduto construído na BR-101 terá eficiência e trará facilidades aos motoristas, o especialista em mobilidade urbana e professor da UFRN, Rubens Ramos, não crê que na utilidade do equipamento. Segundo Ramos, a obra – que para ele foi iniciada sem que houvesse diálogo com a população – talvez nem tivesse começado caso os condutores tivessem sido consultados.
“O DNIT tirou uma proposta do gabinete, não expôs à sociedade, começou a fazer uma obra importante na entrada de Natal, não apresentou isso para o debate com a sociedade, não fez estudos de impacto, passou-se anos com esse projeto dentro do DNIT e, de repente, começaram a obra. Só aí se descobriu que ela é ruim para a cidade”, criticou ao Portal Agora RN numa entrevista concedida no dia 22 de setembro.
O professor ainda disse que a criação de um viaduto em outra região da cidade poderia ter uma eficiência maior do que o que está sendo construído, além de também ter criticado a falta de reforma no atual túnel de retorno da BR-101, que se fosse visto com melhores olhos poderia ter evitado a construção atual.
“Um viaduto que ligasse a Av. Prudente de Morais com a BR 101 seria muito importante, uma vez que poderia criar uma segunda entrada para Natal. O túnel da Av. das Alagoas é fundamental e precisa de reforma. Quatro em cada dez carros na BR que passam por baixo do viaduto de Ponta Negra em direção a Parnamirim saem para usar o túnel em direção à Ayrton Senna. No entanto, ele se mantém abandonado, esburacado, baixo, inviabilizando inclusive a passagem de caminhões que abastecem os supermercados da BR”, concluiu.
Quando finalizado, o viaduto deverá ser liberado para uso de maneira imediata. Ao todo, seu tempo de construção será de pouco mais de 120 dias.

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