KitanaFest

KitanaFest

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM CEARÁ-MIRIM APONTA CAMINHOS POLÍTICOS PARA PARNAMIRIM

A história política de Ceará-Mirim oferece sinais didáticos aos demais municípios do Rio Grande do Norte, inclusive (ou principalmente) para Parnamirim.
 
Rapidamente vamos neste texto focar em dois exemplos, um pretérito, e o outro, futuro.
 
No passado, mais exatamente na eleição de 2012, o então prefeito Antônio Peixoto tinha uma rejeição de quase 70%. Era certo que perderia a eleição. Mas, a oposição lhe fez um grande favor, se dividindo em diversas candidaturas. O resultado, todos conhecem, Peixoto foi reeleito com menos de 30% dos votos totais, o menos índice da história do Rio Grande do Norte.
 
No futuro, mais precisamente no dia 1 de dezembro, acontecerá mais uma eleição em Ceará-Mirim, esta suplementar, devido á cassação do prefeio Marconi Barreto e da vice. A eleição de domingo próximo é ainda mais didática porque mostra o roteiro que deve ser construído para se criar condições de candidaturas vitoriosas.
 
O candidato Ronaldo Venâncio, do PV, que como presidente da Câmara é o prefeito em exercício, criou condições de unir os grupos vencedores da última eleição estadual. No palanque de Ronaldo estão o PT da governadora Fátima Bezerra, o PC do B do vice-governador Antenor Roberto, o PSDB do presidente da ALRN Ezequiel Ferreira de Souza, além do PROS de Zenaide Maia e o PL de João Maia.
 
É claro que  cada município apresenta um contexto e uma realidade diferente, mas, há um claro roteiro na articulação do palanque de Ronaldo. No sentido de ter sido trabalhado pelos grupos que venceram a eleição de 2018 e que querem manter-se unidos em 2020. Neste caso, independente do resultado do pleito em Ceará-Mirim a união dos grupos é um farol em direção a 2020.
 
PARNAMIRIM
 
O exemplo do grupo de oposição em Ceará-Mirim aponta um caminho para a oposição de Parnamirim. Se quiser vencer a eleição, precisa fazer o contrário do que fez a oposição em 2012 e fazer o que os líderes estaduais estão fazendo agora em 2019: Se unir.
 
O exemplo está desenhado. Muitos dos líderes que estão juntos no palanque de Ronaldo podem construir um palanque uno e vencedor em 2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário