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quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

SAMU NATAL RECEBE INVESTIMENTOS ESTRUTURAIS E DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Buscando um melhor atendimento para a população de Natal, o Serviço de Atendimento de Atendimento Móvel de Urgência da capital (Samu Natal) tem recebido investimentos tanto estruturais quanto na capacitação de pessoal.
 
Localizado no bairro de Dix-Sept Rosado, mais precisamente no cruzamento entre a Rua dos Potiguares com a avenida Nascimento de Castro, o prédio do Samu Natal tem passado por uma série de melhoramentos. Dentre eles se destacam as construções da Central de Regulação e da Central Telefônica, sendo a primeira realizada com recursos da Prefeitura do Natal e a segunda com dinheiro do Governo Federal.
 
"Com a Central Telefônica teremos economia com o telefone, já que hoje essa central funciona em outro local. Teremos também a possibilidade de ampliar o acesso da linha 192. Já a Central de Regulação faz toda a coordenação de ocorrências (envio de viaturas, atendimento por telefone) e chamados ao protocolo de urgência", explicou Cecília Picinin, coordenadora do Samu Natal. As duas obras têm previsão de entrega para o primeiro semestre de 2017.
 
Outro setor que recebe constantes investimentos é o Núcleo de Educação Permanente da Samu. Através dele são realizados diversos cursos de capacitação durante todo o ano. "Os nossos profissionais estão sempre sendo qualificados com o que tem de mais novo no atendimento aos pacientes", destacou Cecília. 
 
Ainda de acordo com a coordenadora, os cursos oferecidos pelo Samu Natal também recebem inscrições de profissionais da saúde que não fazem parte do quadro do serviço. "Se na porta de entrada dos hospitais, naqueles primeiros contatos com os pacientes que estamos levando, os profissionais do local estão bem qualificados e orientados, isso agiliza o nosso serviço e aumenta a qualidade de atendimento".
 
A quantidade de veículos do Samu Natal também deve aumentar nos próximos meses. Atualmente o serviço dispõe de 14 veículos circulando na capital potiguar, sendo 9 USBs, 3 USAs e 2 motolâncias. "Queremos, até outubro ou novembro, colocar mais uma equipe de motolância. Cada motolância tem dois profissionais, o que nos deixa atualmente com uma equipe de quatro profissionais para esse atendimento mais rápido que as motolâncias proporcionam", afirmou Cecília Picinin.

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