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quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

"A CASA CAIU": ACRA – COMEÇO, MEIO E POSSÍVEL FIM. ASSOCIAÇÃO DE LIXO DE ACARI, COMEÇA SER INVESTIGADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL


ASSOCIAÇÃO QUE CUIDA DO LIXO DE ACARI, TRAZ DUAS LINHAS DE PENSAMENTOS: 

ESCOLA DE FORMAÇÃO PARA SECRETÁRIOS, POLÍTICOS E CARGOS DE CONFIANÇA, COMO TAMBÉM, O FAMOSO E CONHECIDO LARANJAL.

SERÁ? 
VAMOS VER DE PERTO ESSE BALAIO DE GATOS? 


O COMEÇO

ACRA – Associação de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Acari, foi criada no dia 11 de julho de 2013, primeiro ano da gestão que aí está, no CRAS, localizado a Rua da Matriz 68, no Centro da Cidade de Acari, em uma reunião presidida por Damião Nelder de Medeiros e secretariada por Romeu Fernandes Dantas de Sales.


OBJETIVO PRINCIPAL da formação da ACRA, foi à contratação de SERVIÇOS para seus ASSOCIADOS, em condições e preços convenientes, organizados para TRABALHAREM de acordo com suas CAPACIDADES E APTIDÕES de interesse COLETIVO, onde através de convênios com sindicatos, empresas, organismos nacionais e internacionais, forneceriam serviços jurídicos e sociais de acordo com os princípios do Regimento Interno e promoveriam com recursos próprios, ou convênios, a capacitação associativa e, ou profissional do quadro social, funcional, técnico executivo e diretivo da ACRA de acordo com seu ESTATUTO SOCIAL, que também foi aprovado neste dia.

No dia oito de agosto de 2013, o Advogado Paulo Roberto Bulhões fez o registro da Associação no Cartório de Registro de Títulos e Documentos, em Acari, no Livro A Nº 2 para surtir seus efeitos legais e jurídicos, ficando assim a PRIMEIRA E EXTRAORDINÁRIA FORMAÇÃO DA ACRA! 
COMO REGI O ESTATUTO DA PRÓPRIA ASSOCIAÇÃO? 
ESSES FORAM NOSSOS PRIMEIROS CATADORES DE LIXO NA GESTÃO ATUAL?

PRESIDENTE – NARA LUIZA BEZERRA DE MEDEIROS
VICE-PRESIDENTE – JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO
1º TESOUREIRO – ELIZÂNGELA MATIAS DE OLIVEIRA
2º TESOUREIRO – MANOEL JOSÉ DOS SANTOS
SECRETÁRIA – PAULA ÉRICA BATISTA DE OLIVEIRA
DIRETOR DE PATRIMÔNIO – ERIVALDO LOPES DE SOUZA
CONSELHO FISCAL : MARCUS DANTAS NEPOMUCENO
                                        FELIPE DANTAS BEZERRA
                                        GIRLENE EDSON DE OLIVEIRA. 

No dia 11 de fevereiro de 2015, houve a primeira AGE – Assembleia Geral Extraordinária presidida pela Senhora Ejailma Pereira da Silva, sem o CONHECIMENTO da própria, que comprovadamente, consta em registro no cartório de Acari, sendo ela, a nova PRESIDENTE de uma Nova ACRA, com um simples detalhe, PRIVADA, fundada em 25 de novembro de 2014, data em que a mesma NÃO ERA CATADORA DE LIXO, e diz que apenas recebeu um convite da Srtª NARA LUIZA, hoje secretária do município, e do atual GESTOR MUNICIPAL, para trabalhar como catadora de lixo. A nova ACRAfoi registrada em Cartório no dia 23 de fevereiro de 2015, pelo Advogado Leonardo Sherma Nepomuceno, com uma nova chapa eleita e que foi empossada imediatamente. A nova ACRA, constituída POR CATADORES DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, não como anteriormente, que teve sua documentação providenciada em Cartório pelo cidadão, Consultor Ambiental, William Moura da Costacontratado da Prefeitura Municipal de Acari por R$ 42.000,00, pessoa esta que pagou as despesas do Cartório em nome da PACTUAL. Abaixo temos a atual formação da ACRA, em Cartório:

PRESIDENTE – EJAILMA PEREIRA DA SILVA
VICE-PRESIDENTE – MARIA APARECIDA DA COSTA
1º TESOUREIRO – ALEXANDRE FERNANDES DOS SANTOS
2º TESOUREIRO – ANA PAULA DE MEDEIROS
SECRETÁRIO GERAL – LUIS CLEITSON DE MEDEIROS
DIRETOR DE PATRIMÔNIO – JOSÉ MÁRIO DE MEDEIROS
CONSELHO FISCAL : LUZIMÁRIA FRANÇA DA SILVA
                                     MARCOS ANTÔNIO DE ARAÚJO 
                                     FRANCIÉLIO GUEDES DE OLIVEIRA. 

O MEIO

A Senhora Ejailma Pereira da Silva, a atual PRESIDENTE da ACRA, é uma pessoa humilde que recebia Bolsa Família e teve este benefício cortado, este ano, em virtude de presidir uma associação privada. Diante das dificuldades que a vida lhe impôs, precisou realizar um empréstimo e não foi possível o fornecimento do crédito bancário, pois havia pendências em seu nome, e a mesma foi orientada a procurar a Receita Federal, e para sua surpresa, descobriu que a pendência, era Ausência de GFIP, o que não tinha nem noção do que se tratava. Ao descobrir que GFIP era Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social, a mesma, desconfiada, procurou saber sobre a ACRA, quando se deslocou ao cartório, e ficou sabendo que se tratava de uma Empresa Privada, passando a entender, o motivo pelo qual, havia sido retirada do cadastro do programa social Bolsa Família, pertencente ao governo Federal. 
Segundo relatos de Ejailma, a mesma tinha conhecimento de ser a Presidente de uma instituição comunitária ou pública, vinculada a Prefeitura, tendo em vista o convite feito pela atual Secretária de Assistência Social, NARA LUIZA, Ex-Presidente da ACRA, e o Atual Gestor Municipal ISAÍAS DE MEDEIROS CABRAL.

Com o surgimento das recentes revelações, a Ejailma decide procurar o Ministério Público, para esclarecer todas as dúvidas. Ao tomar conhecimento que Ejailma havia procurado a Promotoria, o Consultor Ambiental, William Moura da Costa, contratado pela Prefeitura Municipal de Acari, a procurou, porém muito irritado, desrespeitando-a e afirmando diante dos demais colegas de trabalho, os Catadores de Materiais Reutilizáveis, que o Prefeito havia ficado chateado, como também, os mesmos só receberiam o pouco pago pelo trabalho árduo, este mês de dezembro de 2016, valor INSIGNIFICANTE de R$ 300,00, o qual recebem normalmente, e que pela Justiça, não era para Ela (Ejailma), estar no setor de trabalho da associação, pois o contrato da ACRA, já havia vencido e ainda por cima, NÃO teriam mais direito ao arame, a águabotijão de gás e a cesta básica. 

POSSÍVEL FIM

A senhora Ejailma Pereira da Silva, Presidente da ACRA, afirma que não sabe o que é uma "Ata, uma AGE, um Estatuto Social, um Regimento Interno, ou seja, nada a respeito da formação de uma Associação e seu funcionamento, e que a preside a convite, pois a informação que tinha, era que fazendo um documento no Cartório, todos da ACRA poderiam receber R$ 300,00 mensais e uma Cesta Básica, e quer que tudo seja esclarecido e principalmente seu nome seja retirado da Presidência, pois assinou vários documentos sem ter o direito de ler e o último que assinou e pediu uma cópia tratava-se de uma solicitação ao SEBRAE de recursos para uma fábrica de vassouras que não faz parte da ACRA, e se faz não é do seu conhecimento, no exato valor de R$ 10.600,00, para ACRA composta de 16(dezesseis) associados, quando na verdade são apenas 12(doze) e o Consultor Ambiental, William Moura da Costa, contratado pela Prefeitura Municipal de Acari disse que era para continuar recebendo o que a mesma afirma que receberia acima".
            
O Consultor Ambiental William Moura da Costa, contratado pela Prefeitura Municipal de Acari, afirmou diante da Senhora Ejailma e dos Catadores de Materiais Reutilizáveis que no próximo ano o lixo não iria mais para a ACRA e que o Senhor MARCUS DANTAS NEPOMUCENO (Marcos da Pitombeira) iria abrir uma Fábrica para mexer com lixo, que inclusive, já tinha no poder do mesmo, uma relação dos novos Catadores de Materiais Reutilizáveis.

*Fonte: Chagas Phoenix

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